ae pessoal, fiz um post sobre a certificação Scrum Master, que é bem polêmica e critica por alguns. Acompanho sempre as discussoes e opinioes adversas sobre as certificações da ScrumAlliance, nunca opinei, pq não conhecia o suficiente para opinar e não queria comenter o erro de sair falando sem entender(como já fiz no passado em outros cases e em algumas vezes tive que avaliar o que falei e aprender) o pq. eu sempre questionei, pq eles faziam a certificação deles diferente do que estamos acostumados em modelos do tipo OCJP, por exemplo. e isso nunca saiu da minha cabeça. como nao tinha resposta, dei a pergunta no modo stand by pois eu saberia que ainda ia encontrar a resposta.
Ela veio quando eu parei de pensar: “como eu vou usar essa certificação para uma promoção ou proximo emprego” e começei a pensar: “com a certificação eu passo a ter um cartão de visita com clientes incertos e que preciso vender meu serviço para eles”.
E daí começei a entender o motivo que elas existiam e pq eram feita daquela forma, sem falar quem criou as certificações os co-fundadores, se pegarmos o cv deles, a maioria é consultor independente e certamente eles nao pensaram em certificacao para agradar o pessoal do RH. E o que poucos sabem a resposta é: Pq as certificações vieram primeira a ScrumAlliance? Simples, os co-fundadores precisam vender o framework pra um cliente, mas este cliente, disse tá preciso de algo mais “sólido” que certifique meu projeto ou pessoas, nao posso comprar, so pq vc ta falando e como vou identificar outros consultores?
Pois, eh tb nao sabia, descobrir isso no curso com os dos caras que participou no desenvolvimento da certificação da CSM Michel GoldenBerg, ele trabalhava junto com o Mike Cohn nos projetos Agile.
Segue o post: http://blog.camilolopes.com.br/entendendo-certified-scrum-master-csm/ segue o post para quem quer conhecer mais o exame.
hehe flw!!