Entendendo a Arquitetura MVC (Model View Controller)

Olá pessoal,

Estou querendo aprender um pouco sobre o padrão MVC!

Estou fazendo meu TCC e nele vou ter que fazer um estudo de caso;

Que seria desenvolver uma aplicação para desktop utilizando este padrão e mostrar os seus beneficios,

só que não tou conseguindo entede-lo muito bem.

Estou pedido a ajuda de vcs com algum material relevante, dicas, exemplos ou qualquer outra coisa que possa me ajudar.

Desde já agradeço.

:slight_smile:

Cara, no livro Use a Cabeça - Padrões de Projetos tem um capítulo tratando somente desse padrão. Como ele funciona e as partes envolvidas nele. O Use a Cabeça - Servlets e JSPs também fala da adaptação de padrão para a WEB. Recomendo a leitura como um pontapé inicial.

Também ressaltaria esse ótimo artigo do Phillip Calçado, que trata da diferença entre MVC e Camadas, pois até hoje existe muita confusão nesse assunto:
http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php?title=MVC_e_Camadas

Bom, é isso. Espero que sirva como porta de entrada e boa sorte com o TCC.

Obrigado pela resposta!

Tenho o livro vow dá uma olhada…

Só que achei os exemplos dele um pouco complicado…

Quero exemplos mais didaticos.

eu to testando o MVC 3 usando C#, é um modelo pré definido, que vem no visual Studio web developer express

da pra entender como ele funciona, mais relamente é um pouco parecido com camadas o que percebi é que…

em MVC realmente existe o controler, que prepara/redireciona e é ele quem realmente manda na parada…

em camadas, a primeira requisição do usuario é para a VIEW, e a view é responsavel por chamar o camada de negocios que chama a do banco, que acessa as informações, e essa informação vai retornando de camada em camada até chegar na view novamente

em MVC, a primeira requisição do usuario é para o Controller, o controler identifica qual a View que deve ser mostrada então ele acessa uma camada de ORM, ex: hibernate(java), EntityFramework(.net), ou uma camada de Banco, que realiza as consultas no BD escolhido, popula os objetos que seram usados na View, devolve para o controler, que será responsavel por “preparar a View com as informações dos objetos(modelos)”,

mais realmente é bem confuso e como sou novato na história talves tenha me confundido em alguma coisa ai em cima

Galera!

Help me!