A verdade mesmo é que vai sair sabendo de ferramenta mesmo quase nada que seja relevante. Hoje o que era pop a 1 anos atrás já saiu de moda, imagina no material que foi criado uns 5 ou mais anos atrás como é bem comum.
Então o que é importante é o cara saber absorver e abstrair a parte conceitual. Que é um problema nesses cursos mais voltados pro mercado: no fim das contas não ensina nem teoria, nem o que o mercado pede de fato.
Moral da história, a habilidades principais que o cara precisa são 2:
- resolver problemas,
- saber apreender.
Dai tu tem que ver se o teu curso vai ou não ajudar nisso.
Claro que pode, tudo acontece nesse mundo, e tem ainda empresas que amam um checklist e burocracia e que preferem contratar gente meia boca mas que fala as palavrinhas magicas tanto da boca pra fora quanto no currículo. Empresa assim sinceramente é ruim de trabalhar, já vi acontecer alguns problemas com isso mesmo já estando faz tempo na empresa e não sofrendo eu diretamente com isso.
Causo: precisávamos de gente pra um projeto, conseguimos um cara de confiança mas os camaradas do RH emperraram e não queriam pagar o salário que pedia esse cara bom, mas que só tinha curso técnico, o cara partiu pra outra e pegamos um cara ruim mas que batia no checklist e só atrasou o projeto. Mais uma vitória burocrática, pro bem da empresa obviamente, gastou tempo de uns 2 ou 3 pra consertar o que o cara fez, baita economia.
A tendência por outro lado é que quem é bom acaba conseguindo trabalho mesmo sem ser formado, ou coisa do tipo, e ganhando um salário razoável. O que é algo que faz sentido. Hoje em dia não é tão complicado ser acima da média, tem muita gente no mercado mas a grande maioria é fraca mesmo no nicho em que trabalha.
Não lembro direito como é mas acho que varia de universidade pra universidade isso. Mas uma coisa é certa se tu fizer análise de sistemas tu vai se ferrar pra aprender o básico do básico da parte teórica de ciências da computação ou de engenharia da computação pra poder estar no mesmo patamar dos caras que fazem pós nessas áreas.
Tem o POSCOMP que algumas pós exigem se tu quiser ter uma ideia do currículo básico. Tem gente que faz computação e pena pra passar, mas teoricamente era pra saber tudo, eu sinceramente nunca fiz não me interesso na área de pequisa.