Ensino Superior: Qual iniciar?

Bom dia, pessoal! Estou querendo ingressar na faculdade, mas estou com dúvidas entre Ciência da Computação ou Sistemas da Informação, que são cursos com duração de 4 anos, e tambem Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que já é um tecnólogo com duração de 2 anos e meio.

Eu quero ingressar no mercado como desenvolvedor, sei que não precisa necessariamente de Faculdade para isso, mas quero iniciar já que por enquanto estou com dinheiro e tempo para focar nisso.
Mas com um curso tecnologo eu terei as mesmas oportunidades com um curso de bacharel?

me ajudemm

Faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Vale ressaltar que a graduação é generalista, mesmo sendo um tecnologo, não vai atender 100% do conhecimento que o mercado exige, dessa maneira compensa sempre ficar buscando conhecimento por fora. Desse jeito você fica apto atender as necessidades do mercado e mais fácil para esse o obsorver.

2 curtidas

Pode rolar no futuro, eu perder chances de cargo ou salário melhor por ter formação apenas em tecnólogo?

as pós graduações na área de ti é a mesma pra tds cursos superiores de tecnologia?

A verdade mesmo é que vai sair sabendo de ferramenta mesmo quase nada que seja relevante. Hoje o que era pop a 1 anos atrás já saiu de moda, imagina no material que foi criado uns 5 ou mais anos atrás como é bem comum.

Então o que é importante é o cara saber absorver e abstrair a parte conceitual. Que é um problema nesses cursos mais voltados pro mercado: no fim das contas não ensina nem teoria, nem o que o mercado pede de fato.

Moral da história, a habilidades principais que o cara precisa são 2:

1. resolver problemas,
  2. saber apreender.

Dai tu tem que ver se o teu curso vai ou não ajudar nisso.

Claro que pode, tudo acontece nesse mundo, e tem ainda empresas que amam um checklist e burocracia e que preferem contratar gente meia boca mas que fala as palavrinhas magicas tanto da boca pra fora quanto no currículo. Empresa assim sinceramente é ruim de trabalhar, já vi acontecer alguns problemas com isso mesmo já estando faz tempo na empresa e não sofrendo eu diretamente com isso.

Causo: precisávamos de gente pra um projeto, conseguimos um cara de confiança mas os camaradas do RH emperraram e não queriam pagar o salário que pedia esse cara bom, mas que só tinha curso técnico, o cara partiu pra outra e pegamos um cara ruim mas que batia no checklist e só atrasou o projeto. Mais uma vitória burocrática, pro bem da empresa obviamente, gastou tempo de uns 2 ou 3 pra consertar o que o cara fez, baita economia.

A tendência por outro lado é que quem é bom acaba conseguindo trabalho mesmo sem ser formado, ou coisa do tipo, e ganhando um salário razoável. O que é algo que faz sentido. Hoje em dia não é tão complicado ser acima da média, tem muita gente no mercado mas a grande maioria é fraca mesmo no nicho em que trabalha.

Não lembro direito como é mas acho que varia de universidade pra universidade isso. Mas uma coisa é certa se tu fizer análise de sistemas tu vai se ferrar pra aprender o básico do básico da parte teórica de ciências da computação ou de engenharia da computação pra poder estar no mesmo patamar dos caras que fazem pós nessas áreas.

Tem o POSCOMP que algumas pós exigem se tu quiser ter uma ideia do currículo básico. Tem gente que faz computação e pena pra passar, mas teoricamente era pra saber tudo, eu sinceramente nunca fiz não me interesso na área de pequisa.

1 curtida

Não faz diferença, no mercado privado só cobram 3° grau, ambos são 3° grau. Antigamente muitos concursos públicos cobravam bacharel, depois passaram a aceitar tecnólogo.

Sim, é pós graduação, ambas são graduação.

1 curtida

Esse assunto dá pano pra manga rsrs

Já vi pessoas com tecnólogo indo para outros países e tals, mas creio eu que isso dependa da sorte e do perfil da pessoa.

Tive professores que faziam mestrado na área e falavam que tinham colegas vindos dos cursos de matemática e afins, esses passaram aperto mas estavam fazendo a pós…

Aproveitando o tema pós-graduação, que desconheço muito, no caso para conseguir uma
especialização já ouvi falar que é bem mais fácil do que mestrado isso confere @javaflex ?

É que dai é aqueles negocio cruzado, eles pegam mais leve também e tu provavelmente vai aplicar computação na matemática (e fazer aqueles codigo espaguetão que só quem já viu código de matematico sabe haha) então é diferente de tu fazer uma pós na área da computação mesmo. O cara que faz tanto tecnólogo como sistemas de informação não vai ter fundamento teorico pra entender o básico de algumas das cadeiras obrigatórias.

Especialização é fácil sim de fazer, menor carga horária e faz em trocentos lugares. É quase que um curso livre onde tu aprende um nicho bem especifico e no geral orientado pro mercado, so que oficial. Minha opinião sobre: faz udemy ou semelhante.

Mestrado é mais importante pra quem segue carreira acadêmica. É um título acadêmico muito mais importante do que pós e especialização.

@Kronal então eu sei que se você não tiver um pouco de experiência a especialização não será tão bem aproveitada.
Minha atenção é tirar o título vou ter uma pós né rsrs aí dá pra tentar entrar em alguns países que exigem que seus imigrantes tenham certas skills.

Sim, mas digamos para conseguir entrar em uma especialização deve ser bem mais fácil do que um mestrado, não é ?

Eu quero seguir carreira no mercado de trabalho carreira acadêmica não é pra mim rsrrs

Cara eu não to dizendo que nada “não agrega”, um udemy ajuda bastante, mas pra mim é questão de custo-beneficio, no geral é bem “leve” o material apresentado, mesmo nivel de um udemy pelo que já vi e colegas que fizeram comentam.

Mas realmente tem certas questões legais e tal, tipo pode ser que dependendo onde você queira trabalhar seja melhor fazer eng. da computação, pelo simples fato de ser uma engenharia.

Como empresa é como falei tem empresa que pede certo tipo de graduação, mas eu quando via mestrado até achava interessante, via especialização só achava bom se fosse algo que envolvesse o trabalho em questão. Eu não nego que tenha valor coisas assim, mas tem muitas pessoas que fazem e não aprendem quase nada, mas tem gente que sim, o que importa mesmo é o interesse do cara no trabalho dele. Mas como avaliação de conhecimento / capacidade pra mim é algo que não faz sentido ver titulos e um cara fresquinho da universidade na minha opinião é tabula rasa praticamente, exceto se o cara demostrar o contrário.

No geral mesmo empresa boa sempre vai fazer uma prova pro cara pra ver quanto ele manja do que diz que manja.

Sim, mestrado tem uma série de exigências.

1 curtida

A sim claro qualquer tipo de estudo tem seu valor, seja uma faculdade, um curso on-line, conhecimento é muito importante. É que eu conheço pessoas que fizeram cursos de outras áreas e foram para um curso que exigia conhecimentos mais específicos, que elas não possuiam no momento, aí não conseguiram se desenvolver muito bem.
Acho q me expressei mal me desculpa acabou passando outra ideia.

@Kronal Obrigado pelo seu comentário depois que li percebi que falei bobagem, essa pandêmia não tá me fazendo bem rsrs Valeu eu até editei para que as pessoas não tirem conclusões precipitadas.
Agora que eu tô percebendo saímos da linha proposta pelo rapaz que postou a pergunta peço a desculpas para o pessoal

1 curtida