Enquete programação

Olá

O Richard interpretou corretamente minhas palavras. Quiz chamar a atenção que muita gente sem perfil de programador está empregada como programador porque não há vagas de engenheiros de software, arquitetos de sistema, analistas e gerentes para todos que se formam. É claro que há gente inteligente que é capaz de qualquer coisa e que há muita gente incapaz de qualquer coisa.

Daniel, na nossa área trabalhar 10 horas por dia é muito comum. Conheço muitos caras fazendo mais de 220 horas por mês.

[]s
Luca

Sei disso e, graças a Deus (e à minha teimosia) eu não me submeto a isso.

[quote=“Luca”]Olá

O Richard interpretou corretamente minhas palavras. Quiz chamar a atenção que muita gente sem perfil de programador está empregada como programador porque não há vagas de engenheiros de software, arquitetos de sistema, analistas e gerentes para todos que se formam. É claro que há gente inteligente que é capaz de qualquer coisa e que há muita gente incapaz de qualquer coisa.

Daniel, na nossa área trabalhar 10 horas por dia é muito comum. Conheço muitos caras fazendo mais de 220 horas por mês.

[]s
Luca[/quote]

Sim…é necessário trabalhar muito…o mercado pede isso hj…tem dia que chego a trabalhar 12, 13 horas por dia…é nossa profissão, fazer o que!

ate mais…

Nao acho que seja assim!

Com comodismo nao tem nada a fazer mesmo!
Tem que querer e nao precisar se submeter a isso.

Nao acho que seja assim!

Com comodismo nao tem nada a fazer mesmo!
Tem que querer e nao precisar se submeter a isso.[/quote]

o que vc espera? trabalhar pouco e ganhar muito?!

ate mais…

[quote=“richardpeder”]o que vc espera? trabalhar pouco e ganhar muito?!
ate mais…[/quote]

Trabalho 7 x 8 e estou muito satisfeito, felizmente!
Se tiver que fazer mais que isso espero ser pago.

[quote=“danieldestro”]
Se tiver que fazer mais que isso espero ser pago.[/quote]

Vixiii, e alguem por aí trabalha de graça?? Eu tb não, Daniel. :mrgreen:

Olha, já tive que trabalhar muito, coisa 320, 340 hora por mês :shock: durante uns 6 meses, mas era necessário, muita coisa pra fazer e pouca gente. Mas era gratificante tb, receber quase 2 salários por mês durante 6 meses, nossa que maravilha!!! :mrgreen:

[quote=“jc_oz”][quote=“danieldestro”]
Se tiver que fazer mais que isso espero ser pago.[/quote]

Vixiii, e alguem por aí trabalha de graça?? Eu tb não, Daniel. :mrgreen:

Olha, já tive que trabalhar muito, coisa 320, 340 hora por mês :shock: durante uns 6 meses, mas era necessário, muita coisa pra fazer e pouca gente. Mas era gratificante tb, receber quase 2 salários por mês durante 6 meses, nossa que maravilha!!! :mrgreen:[/quote]

Quem não gosta de ganhar no final do mes um extra!

Acho que ninguem aqui trabalha a mais e ganha a mesma coisa…!

ate mais…

[quote=Luca]Olá

O bom programador sabe muito ganha pouco mas senta e faz acontecer durante 10 horas por dia. Os outros viram analista, arquitetos e gerentes de projeto. Algumas empresas tem mais cacique do que indio.

[]s
Luca[/quote]

Excelente resposta!!!

Já vi programadores que sabem sentar e “fazer acontecer”. Mas o código final deles ficam tão lixo que ninguém dá manutenção depois. Aliás, eles também dão manutenção em códigos, fazendo “workarounds”, que dão resultado rápido, mas podem estragar outras partes do programa, ou esconder erros.

É da boca deles que se houve falando:
“Não sei, mas quando setei esse parâmetro para 10 melhorou. Vou deixar assim.”
Se você pergunta como ele descobriu isso a resposta geralmente é:
“Fui tentando e deu.”

Ou então:
“A função estava dando um valor grande demais, aí resolvi subtrair 100” (outra variação comum é dividir por 10).

Ou ainda:
“Põe um if se se essa condição acontecer, aí vc corrige o resultado.”

Nota-se em todos os casos que o cara, apesar de obter resultados visíveis e as vezes até impressionar a chefia, não tem absolutamente a mínima idéia do que está fazendo. É por isso que não gosto de filosofias orientadas exclusivamente a resultado. Elas geralmente se baseiam em curto prazo, quando o correto é se basear em longo.

Agora, acho que um bom programador é um cara que senta e faz acontecer por 10 horas por dia, com conhecimento do que está fazendo e de maneira consistente. Ele codifica pelo que é melhor para o cliente e para e equipe, no longo prazo.

E concordo, analistas e projetistas, quando assumem o papel de caciques ou chefes de programadores, mais atrapalham do que ajudam.