Olá, sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistema e estava pensando em iniciar uma pós graduação em engenharia de software, com essa pós poderei ou terei os requisitos para atuar como engenheiro de software? estava vendo que agora a profissão de Engenharia de Software é regulamentada pelo CREA, com essa graduação que tenho junto da pós em engenharia poderei tirar a carteira do CREA ? ou irei precisar efetivamente do bacharelado.
Desde já agradeço, mesmo tendo só o tecnólogo venho me especializando na área e tirando certificações de empresas como Oracle, Microsoft, cursos na área de Inteligencia artificial, Machine Learning, Deep Learning, Data Science e Big Data.
Pelo que eu sei pós graduação nada mais é do que uma especialização, ela não te dá o título de engenheiro, logo, não precisa regulamentar nada!
Se quer ter o direito ao título tem que fazer a graduação de engenharia de software.
Capacidade para atuar como um independe de títulos de graduação, e sim de trabalho, esforço e dedicação.
Pelo que sei, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia só é necessário para profissionais engenheiros e técnicos que quiserem atuar na área. O valor da anuidade do CREA em 2019 para engenheiros está no valor de R$ 558,76. E para técnicos o valor está RS279,38. Agora, no seu caso, não sei se tendo a pós em Engenharia de Software você já é considerado um engenheiro. Caso seja, e se você for contratado como Engenheiro, aí é obrigatório ter o cadastro no Conselho.
As profissões abrangidas pelo Sistema Confea/ Crea são:
engenheiro;
engenheiro agrônomo;
geólogo;
geógrafo;
meteorologista;
tecnólogo; e.
técnico industrial e agrícola.
E a engenharia que o CREA fiscaliza, referente à nossa área é Engenharia de Computação; sobre Engenharia de Software, não achei nada falando que o CREA fiscaliza os profissionais cursados nesta área.
Aí fala do CREA-SP, mas o CREA é federal. Logo, se em SP não tem listado, nos outros estados também não. Porém, pode ser que esta implementação seja recente e ainda o site não foi atualizado. Mas não creio nessa hipótese, visto que o primeiro lugar que deveria conter esta informação é o site oficial.
" Ementa: Aprova o projeto de Resolução em anexo que “discrimina as atividades e competências profissionais do engenheiro de software e insere o respectivo título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea” e dá outras providências"
" Considerando o Parecer CNE/CES nº 136, de 8 de março de 2012, e a Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, abrangendo os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação;"
Creio que basicamente este seja o fundamento para qualquer area que exija ter cadastro em algum Conselho (CREA, COREM, CRM etc). Se não for com o objetivo de trabalhar como engenheiro (que ai por força maior vc tem q ter o CREA), não compensa pagar anuidade à toa. Nao te ajuda em nada ter, se não for para trabalhar. Eu mesmo, sou tecnico em mecatrônica, mas trabalho com TI, então nem tirei meu CREA, porque não trabalho na área mesmo.
Obrigado a todos pelas resposta, é que vejo vários cargos na área de T.I como Engenheiro de Software como no Brasil tudo é uma burocracia achei que era exigido.
Software engineer virou modinha no mundo todo. Todos somos “engenheiros” de Software dependendo de onde você for trabalhar. Me parece ser o novo Analista de Sistemas.
No final man, é apenas um nome. Acho que vou começar a colocar no meu currículo: “Solucionador de problemas”
Mas você é apenas programador? Se sim faz todo sentido. Mas se na sua rotina de trabalho Programação for apenas mais uma coisa que você faz, pode ficar subvalorizado…