Olá, sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistema e estava pensando em iniciar uma pós graduação em engenharia de software, com essa pós poderei ou terei os requisitos para atuar como engenheiro de software? estava vendo que agora a profissão de Engenharia de Software é regulamentada pelo CREA, com essa graduação que tenho junto da pós em engenharia poderei tirar a carteira do CREA ? ou irei precisar efetivamente do bacharelado.
Desde já agradeço, mesmo tendo só o tecnólogo venho me especializando na área e tirando certificações de empresas como Oracle, Microsoft, cursos na área de Inteligencia artificial, Machine Learning, Deep Learning, Data Science e Big Data.
Pelo que eu sei pós graduação nada mais é do que uma especialização, ela não te dá o título de engenheiro, logo, não precisa regulamentar nada!
Se quer ter o direito ao título tem que fazer a graduação de engenharia de software.
Capacidade para atuar como um independe de títulos de graduação, e sim de trabalho, esforço e dedicação.
Pelo que sei, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia só é necessário para profissionais engenheiros e técnicos que quiserem atuar na área. O valor da anuidade do CREA em 2019 para engenheiros está no valor de R$ 558,76. E para técnicos o valor está RS279,38. Agora, no seu caso, não sei se tendo a pós em Engenharia de Software você já é considerado um engenheiro. Caso seja, e se você for contratado como Engenheiro, aí é obrigatório ter o cadastro no Conselho.
As profissões abrangidas pelo Sistema Confea/ Crea são:
engenheiro;
engenheiro agrônomo;
geólogo;
geógrafo;
meteorologista;
tecnólogo; e.
técnico industrial e agrícola.
E a engenharia que o CREA fiscaliza, referente à nossa área é Engenharia de Computação; sobre Engenharia de Software, não achei nada falando que o CREA fiscaliza os profissionais cursados nesta área.