Boa tarde a todos…gostaria da opniao de vcs nesse assunto
Eu e algum amigos de trabalho estamos vivendo um dilema com um dos diretores da emprea onde trabalhamos, e uma empresa de automaçao, onde fazemos controle (programas) para equipamentos de ar condicionado…a empresa esta criando um novo produto (projeto) e fomos alocado para isso, so que esse novo projeto teve um começo um pouco estranho, tendo como base as experiencias do proprio diretor q um grande conhecedor e leitor de metodologias (ageis, XP, lin, etc), numa das primeiras reunioes tentamos rancar requisitos desse novo produto, mas a unica coisa q conseguimos foi a definiçao em uma unica frase de 5 palavras, ele nao arredou o pe disso, falou q nao precisava perder tempo para especificaçao, o q se viu depois em reunioes futuras foi que aquela frase foi aumentando no que a equipe comercial precisava para que fosse vendida o produto, indagamos isso novamente com ele (diretor) sobre as especificaçoes, ele veio com a ideia de que estava levando a ser feito um prototipo e nao um sistema ainda, falamos tb que o projeto precisa de um gerenciamento, tipo metodos de Gerenciamento de Projetos, veio dizendo que o Gerenciamento de Projetos esta se mostrando muito falho no mundo, ele anda lendo muitas coisas que dizem isso, isso e verdade?
e outra coisas, eu e esses amigos estamos se formando em Eng Computaçao, durante o curso vimos falar muito de Engenharia de Software, suas etapas (levantamentos de requisitos, implementaçao, teste, etc…) nos apredemos dessa maneira, nunca fizemos um projeto seguindo essas etapas para dizer se funciona ou nao, todo conhecimento que temos esta nas aulas da faculdade, seria legal brigar por isso para ser implantado? ou metodologias RUP, SCRUM, e outras?
teriam como vcs relatarem como e a metodologia de trabalho de vcs na empresa onde trabalham?
Um absurdo que as escolas ainda ensinem assim. Ainda bem que você tem a Internet para ajudar a esquecer estas cascatas. Não bloqueie a onda de agilidade que há mais de 6 anos vem modificando o modo como se desenvolve sistemas no mundo. procure let sobre desenvolvimento ágil, XP, Scrum, Lean e tudo o mais. Pode começar pelo blog da ImproveIt. Na biblioteca da sua escola deve ter livros sobe isto (que seus professores infelizmente não leram).
[quote=rodrigoma]Boa tarde a todos…gostaria da opniao de vcs nesse assunto
Eu e algum amigos de trabalho estamos vivendo um dilema com um dos diretores da emprea onde trabalhamos, e uma empresa de automaçao, onde fazemos controle (programas) para equipamentos de ar condicionado…a empresa esta criando um novo produto (projeto) e fomos alocado para isso,
[/quote]
Quem manda na ideia é seu cliente, entretanto decisão técnica não cabe ao cliente mas quem lida com isso.Imagine você querer ser dentista de uma hora pra outra quantas pessoas vc não iriam contrariar… :lol:
Vocês conhecem e sabem o que vão fazer tecnicamente, então façam quanto ao cliente dizer ser conhecedor e leitor, manda ele assinar a playboy que ele ganham mais. :lol: :lol:
Essa pergunta me leva a pensar que vocês não tem dominio, sobre o que é adoções e entender suas apetidões técnicas, todos são responsáveis por tudo.
[quote]
teriam como vcs relatarem como e a metodologia de trabalho de vcs na empresa onde trabalham?
obrigado![/quote]
Seja atualizado e tenha networking já é a melhor metodologia.
Não sei o que vc quer dizer com “Gerenciamento de Projetos”, seja a definição que for, digo que a equipe deve ser auto-gerenciável, se seu diretor conhece de desenvolvimento ágil ele deve lhe falar isso.
Tu não precisas levantas todos os requisitos, peça a ele uma listinha simples com alguns itens que ele julga serem o mais importantes, ai conversem sobre esses itens para saber o detalhes deles, o que ele espera que cada item faça (teste de aceitação?) e partindo isso vcs podem começar a desenvolver. Ele precisa colocar alguém (se não for ele mesmo) que saiba exatamente disso tudo também, disponível para trabalhar junto com vcs, tirar as dúvidas e ser o ponto de referência para vcs se guiarem quando as dúvidas começarem a surgir.
Claro que to falando a grosso modo, mas de base é mais ou menos isso.
Um absurdo que as escolas ainda ensinem assim. Ainda bem que você tem a Internet para ajudar a esquecer estas cascatas. Não bloqueie a onda de agilidade que há mais de 6 anos vem modificando o modo como se desenvolve sistemas no mundo. procure let sobre desenvolvimento ágil, XP, Scrum, Lean e tudo o mais. Pode começar pelo blog da ImproveIt. Na biblioteca da sua escola deve ter livros sobe isto (que seus professores infelizmente não leram).
[]s
Luca[/quote]
Mestre Luca !!!
Concordo com Ti… Mas iniciar um projeto com uma frase de 5 palavras é dureza rssssss… Na verdade o diretor que diz conhecer metodologias agéis deveria pelo menos seguir os passos basicos de criação das historias, etc, etc, etc…
Não existe metodologia melhor e metodologia pior. Todas comprovadamente funcionam em grandes empresas pelo mundo. Logo, todas tem seus pontos positivos e negativos. RUP enfatiza muito a documentação do projeto, tudo que é implementado é documentado. O que existe hoje é uma tendência à adoção de metodologias ágeis que move todos os esforços da equipe para a implementação e entrega de partes incrementais de um projeto. E isso funciona, mas quando a equipe muda e o sistema fica legado, aí vem a dificuldade, pois não existem documentos! Cabe a cada empresa analisar e adotar o que convém. Grandes empresas (UOL, Globo.com) utilizam Scrum e os resultados têm sido positivos. Outras grandes empresas (TATA Brasil) utilizam RUP e também têm resultados positivos… Cabe analisar o custo x benefíco de cada uma dentro de cada empresa, ou ainda dentro de cada projeto da empresa.
Nenhuma metologia diz que não se deve documentar, apenas as pessoas não saem documentando tudo igual loco porque sabem que 95% disso é lixo, se uma empresa que trabalha desenvolvimento ágil não produz os documentos necessários e não faz testes decentes (e suficientes) para o projeto ter um ambiente saudável para manutenção/evolução de um projeto finalizado (ou não) isso não tem nada a ver com metodologias ágeis.
A grande maioria dos projetos feitos em RUP tem documentos até pelos cotovelos e a dificuldade é a mesma, os cases de sucesso dessas empresas se devem a fatos como demorar 3 anos pra entregar um projeto (o tempo já estava em contrato), quando se vê o produto final, ninguém consegue acreditar como aquilo não poderia ter sido feito em 6 meses, dúvido qualquer um que tenha alguns anos de experiência no mercado e passado por essas “grandes” não ter vivenciado essa situação, e nem vou falar dos méritos de atender espectativas do cliente e etc.
Então…esta realidade que vc relatou na verdade eu considero bastante comum no mercado, infelizmente; não espere que o “diretor” vá lhes entregar um especificação porque isso não irá acontecer (espero estar errado). Provavelmente ele nem saiba como fazer isso, ele leu e construiu algumas idéias sobre metodologias e algumas outras feitiçarias mas isto está bem longe da realidade que é partir pra cima do problema e construir uma solução.
Ele está errado? Muito provavelmente não, pois vc disse que ele entende muito do negócio da empresa logo o papel dele seja apenas diferente daquele que vcs esperam além do que ele pode estar tão perdido quanto vcs, ele só não comenta isso.
Minhas dicas são as seguinte:
Encare o diretor como o seu cliente, ele irá dizer se o que vcs fizeram está bom ou ruim; se a direção das “coisas” está certa.
Traga ele “para o lado de vcs”, tente faze-lo se sentir parte da coisa toda; tente não transforma-lo em inimigo.
Estude coisas sobre metologias àgeis pois elas possuiem algumas “ferramentas” para implementar o passo 1 e 2.
JAMAIS ache que as metologias àgeis são o “remédio” para o problemas de vcs pois NÃO SÃO acredite em mim.
Mantenha a equipe o mais unida e motivada possível reconhecendo que o desafio é gigante mas possível de ser vencido.
O bom senso de vocês (EU DISSE VOCÊS) será provavelmente a melhor metodologia que irão conseguir ao longo da jornada.
Prestem muita atenção nas informações que circulam na empresa sobre o projeto para obter/certificar informações passadas pelo seu aliado diretor, pois ele pode se enganar e deixar escapar informações importantes.
Valorize os acertos da equipe, erros acontecem e fazem parte do jogo apenas concerte e sigam em frente.
REÚNIÕES DA EQUIPE (sem o diretor) são extremamente importantes mesmo que sejam para desabafar (principalmente para desabafar); monte uma agenda para estas reúniões.
Desenvolvimento é como todo o resto só apredemos fazendo, não se engane com os livros por melhor que possam parecer.
De acordo Luiz, já ví / participei de alguns assim; o maior problema é a burocracia, os caras marcam uma reúnião pra decidir alguma coisa em um espaço de 10 dias por exemplo e por conta disto a equipe inteira fica praticamente parada por falta de decisão e por ai vai ladeira abaixo chega a ser engraçado (mas na hora dá uma raiva rsrsrs).
[quote=marcosalex] Pra escolher a metodologia que mais se adequa você tem que ter o plano de gerenciamento traçado. Onde eu mais vejo gente errar é escolher uma metodologia que bate de frente à estrutura organizacional e cultural da empresa. Não existe um algoritmo que transforma o gerenciamento de projetos em um processo mecânico. RUP não é melhor se o risco das regras de negócios mudarem muito durante o desenvolvimento (você vai ter muito trabalho atualizando as documentações e se não tomar cuidado, vai se perder). Scrum é legal se a equipe for enxuta e conseguir mobilizar os principais stakeholders. XP só é legal se o andamento do projeto não tiver muitos imprevistos, a impresão que tenho é como se ele partisse do princípio que tudo dá certo. O entrosamento da equipe também interfere muito no andamento.
Empresas de software sofrem do dilema de cada projeto de empresa ser melhor adequado uma metodologia, mas pelo lado deles, formar gente em todas as metodologias sai muito caro.[/quote]
Isto sem falar na rotatividade dos componentes da equipe.
Acho que as dicas do fantomas são essencias, talvez com uma ressalva para a última dica.
A minha dica é, aproveite que o seu diretor quer implementar metodologia ágil, pois está é uma oportunidade rara, conheço muito gente que luta por isso e não consegue. E para você ter conhecimento sobre o que está falando, recomendo o livro do Vinicius Teles, leitura rápida e agradável.
[quote=Roger–]Acho que as dicas do fantomas são essencias, talvez com uma ressalva para a última dica.
A minha dica é, aproveite que o seu diretor quer implementar metodologia ágil, pois está é uma oportunidade rara, conheço muito gente que luta por isso e não consegue. E para você ter conhecimento sobre o que está falando, recomendo o livro do Vinicius Teles, leitura rápida e agradável. [/quote]
Bem observado Roger, acho que mandei muito mal naquele item. Deixa eu tentar consertar isso, observei que tem muitos profissionais que dá uma lida em alguns livros e começa seguindo a coisa como se fosse uma receita de bolo sem parar para pensar no que de fato está acontecendo com isso quando acontece algum imprevisto (fora da receita) se perdem. Aliás tentem seguir uma receita de bolo a risca, vcs vão ter algumas surpresas.
Pegue seu livro de engenharia de software favorito e leia a parte que fala sobre fases. A maioria das vezes o que ensinam é diferente do próprio livro. Não existem estas fases que você citou em qualquer trabalho razoável na área nas últimas duas décadas.
De qualquer modo, me parece que vocês estão apenas fingindo que fazem um processo ágil. Procure um coach imediatamente.
Então…esta realidade que vc relatou na verdade eu considero bastante comum no mercado, infelizmente; não espere que o “diretor” vá lhes entregar um especificação porque isso não irá acontecer (espero estar errado). Provavelmente ele nem saiba como fazer isso, ele leu e construiu algumas idéias sobre metodologias e algumas outras feitiçarias mas isto está bem longe da realidade que é partir pra cima do problema e construir uma solução.
Ele está errado? Muito provavelmente não, pois vc disse que ele entende muito do negócio da empresa logo o papel dele seja apenas diferente daquele que vcs esperam além do que ele pode estar tão perdido quanto vcs, ele só não comenta isso.
Minhas dicas são as seguinte:
Encare o diretor como o seu cliente, ele irá dizer se o que vcs fizeram está bom ou ruim; se a direção das “coisas” está certa.
Traga ele “para o lado de vcs”, tente faze-lo se sentir parte da coisa toda; tente não transforma-lo em inimigo.
Estude coisas sobre metologias àgeis pois elas possuiem algumas “ferramentas” para implementar o passo 1 e 2.
JAMAIS ache que as metologias àgeis são o “remédio” para o problemas de vcs pois NÃO SÃO acredite em mim.
Mantenha a equipe o mais unida e motivada possível reconhecendo que o desafio é gigante mas possível de ser vencido.
O bom senso de vocês (EU DISSE VOCÊS) será provavelmente a melhor metodologia que irão conseguir ao longo da jornada.
Prestem muita atenção nas informações que circulam na empresa sobre o projeto para obter/certificar informações passadas pelo seu aliado diretor, pois ele pode se enganar e deixar escapar informações importantes.
Valorize os acertos da equipe, erros acontecem e fazem parte do jogo apenas concerte e sigam em frente.
REÚNIÕES DA EQUIPE (sem o diretor) são extremamente importantes mesmo que sejam para desabafar (principalmente para desabafar); monte uma agenda para estas reúniões.
Desenvolvimento é como todo o resto só apredemos fazendo, não se engane com os livros por melhor que possam parecer.
Um Java abraço[/quote]
é… ele foi muito feliz ensses comentarios mesmo… apenas sobre o ultimo comentario, que falaram estar errado, eu acredito que esteja parcialmente errado (temos bons livros sobre o assunto sim, mais vc SEMPRE vai precisar aplicar a 6 º afirmação juntamente com o que esta no livro… em qualquer projeto)