Engenharia de Software X Gestão de Projetos

Olá Pessoal!

Qual a maior diferença entre este 2 cursos: Engenharia de Software e Gestão de Projetos?

Obrigada!!

Esses cursos são de graduação ou pós-graduação (especialização)? Em que instituição de ensino?

Seria bom você consultar a grade curricular…

São curso de pós-graduação. Eu digo em relação ao aprendizado geral, o que um Engenheiro de Software faz que um cara que estudou Gestão de Projetos não faria ou vice-versa?

Obrigada!

A gestão de projetos tende a buscar uma visão ampla e geral a respeito de quaisquer tipos de projetos. O profissional de gestão de projetos é capacitado para gerenciar projetos das mais variadas naturezas, tendo como foco o planejamento, adequação e tratativa de situações problema, envolvendo recursos variados, como o orçamento, prazos e capital humano.
A engenharia de software trata, em geral, das estratégias diversas que o desenvolvimento de aplicações poderá utilizar, padrões, técnicas, modelos e tendências.
A principal diferença está no fato de que, como gerente de projetos, você provavelmente irá lidar mais com pessoas que com aplicações, análise e desenvolvimento. Embora as duas áreas sofram com pouca mão de obra qualificada, um gerente de projetos, em geral, ganha mais que um engenheiro de software.

[quote=karinacomk.lima]São curso de pós-graduação. Eu digo em relação ao aprendizado geral, o que um Engenheiro de Software faz que um cara que estudou Gestão de Projetos não faria ou vice-versa?

Obrigada![/quote]
O engenheiro de software poderá:

• Definir o modelo de desenvolvimento (cascata, espiral, misto, etc).
  • Definir a abordagem (scrum, pair programming, XP, metodologias clássicas).
  • Definir os modelos de teste (caixa preta, caixa branca, etc).
  • Estimar o tempo de desenvolvimento, utilizando algum método científico (COCOMO, pontos por função, pontos por caso de uso, etc).

O gerente de projetos poderá:

• Definir o plano do projeto (com base em estimativas).
  • Planificar o cronograma (com base nas estimativas).
  • Convocar reuniões de início, evolução e término do projeto.
  • Gerir o orçamento do projeto.
  • Tratar conflitos da equipe.
  • Tratar a satisfação, ansiedade/insatisfação/desespero dos envolvidos no projeto.
  • Motivar a equipe.

Percebe a diferença? Em nenhum momento o gerente de projetos está envolvido diretamente com sistemas, pois, ele pode gerir um desfile, uma apresentação, um evento, a construção de um estádio, etc.

1 curtida

Eu pessoalmente sou formado em SI e pós-graduado em Engenharia de Software , fiz alguns cursos de Gerenciamento de projetos e vou tentar tirar a certificação de PMP em breve, acredito que ESW é legal porque eu curto o ciclo de criação de um software , e a pós no meu caso foi legal para aprofundar os assuntos que tinha aprendido na graduação também …enfim tem que ver o que vai agregar valor para você e para a sua carreira … ambos são legais …

1 curtida

Vlw galera! Obrigada por responderem! :slight_smile:

Aproveitando esse tópico, pensando e ja quase certo, farei uma MBA em Gestão de Projeto, ajudaria mais na parte de levantar e conhecimento de como criar um projeto …
Uma pergunta somente… tema para TCC nessa pós seria bom criar um software usando a nuvem… aceito sugestões?