Ola pessoal, gostaria de ler a opinião de vocês, principalmente dos mais experientes a respeito do que estou passando. Bem, sou um profissional da área de telecom, engenheiro eletronico de formação (turma de 1990), ou seja estou com quase 20 anos de experiência (tenho 40 anos). Desde o comeco de minha carreira, apesar de ser engenheiro, sempre tive queda por programar, comecei com assembler de microcontroladores, depois trabalhei cerca de 2 anos com C++ (Visual C Studio). Apesar disso, nunca tive nenhuma educação formal em computação, sempre fui aprendendendo e fazendo quando a empresa disponibilizava, cursos.
Mas a medida que caminhava na carreira fui assumindo funções de liderança e supervisão, e fui perdendo contato com a programação. Nos ultimos anos estava lidando com gerenciamento de projetos, inclusive me certifiquei como PMP (Project Management Professional) ano passado. Algum tempo atrás pedi demissão da ultima empresa que trabalhava, o motivo é aquele que acabei lendo inúmeras vezes neste fórum, excesso de trabalho, desorganização, indefinição das prioridades. Vcs podem achar que foi precipitado a minha saida (antes mesmo de ter um novo emprego), mas sou solteiro, e fiz neste meio tempo um bom pé de meia, e no fim das contas precisava mesmo de um tempo de molho.
Desde então procuro novas oportunidades no mercado, porém, ao contrário do que alguns tem escrito aqui, não vejo o mercado tão aquecido assim, talvez pela minha senioridade as coisas sejam um pouco mais complicadas. O fato é que como estou parado, gostaria de “reativar” meu perfil técnico, e estou vendo alguns cursos (www.caelum.com.br, www.globalcode.com.br e www.ibta.com.br) para Programação e Desenvolvimento em Java, e perseguir uma certificação SUN na sequência, provavelemente SCPJ e depois SCWCD (Web Component Developer ). Apesar de ter me distanciado da área tecnica, ainda gosto muito de desenvolver.
Como não estou trabalhando, acredito que posso ter uma produtividade bastante alta, aprender mais em menos tempo, meu target seria em 6 meses tirar estas dua certificações.
Bem, depois desta historinha, vem o meu questionamento.
a) Dada as condições supracitadas : profissional certificado (Java), com experiência em desenvolvimento de SW PORÉM SEM EXP. EM DESENVOLVIMENTO COM JAVA, teria condições de entrar no mercado ?
b) E lá fora, ouvi falar também que a procura é grande, meu inglês é muito bom (morei no exterior 2 anos). Com o perfil que descrevi em a), teria alguma chance ?
Obrigado pela contribuição!