Empresas interessantes para se trabalhar

Em nenhum momento dissemos que isso é o único fator relevante ou fator redutor de salário quando se está procurando emprego.
Muito menos em títulos.

Apenas estamos dizendo que não há mal algum na empresa investir nos funcionários oferecendo cursos de aprimoramento, o que trás benefícios pra ambas as partes, independente de títulos e cv. Refiro-me ao conhecimento que se obteve.

Isso também não exclui em hipótese alguma que você mesmo faça esse investimento e muito menos, como disse acima, que por conta disso sua remuneração deva ser menor.

[quote=Tchello] Em nenhum momento dissemos que isso é o único fator relevante ou fator redutor de salário quando se está procurando emprego.
Muito menos em títulos.

Apenas estamos dizendo que não há mal algum na empresa investir nos funcionários oferecendo cursos de aprimoramento, o que trás benefícios pra ambas as partes, independente de títulos e cv. Refiro-me ao conhecimento que se obteve.

Isso também não exclui em hipótese alguma que você mesmo faça esse investimento e muito menos, como disse acima, que por conta disso sua remuneração deva ser menor.
[/quote]

Mas ela está investindo em si mesma e não no funcionário. O funcionário é um Zé qualquer que calhou de estar no lugar certo na hora certa, ou seja, havia um projeto que necessitava de X e ele foi escolhido para fazer.

Não se diz que empresa X “investe no funcionário”, porque isso nunca é verdade.

[quote=Thiagosc][quote=Tchello] Em nenhum momento dissemos que isso é o único fator relevante ou fator redutor de salário quando se está procurando emprego.
Muito menos em títulos.

[/quote]

Mas ela está investindo em si mesma e não no funcionário. O funcionário é um Zé qualquer que calhou de estar no lugar certo na hora certa, ou seja, havia um projeto que necessitava de X e ele foi escolhido para fazer.

Não se diz que empresa X “investe no funcionário”, porque isso nunca é verdade.[/quote]

Thiago, é óbvio que a empresa pagou o curso pro Zé por conta de interesses próprios. Disso não tenho dúvida.

Mas você discorda que o Zé que recebeu o curso não ganhou algo?

Ou seja, a empresa fez um investimento por interesses dela mas de quebra o Zé também saiu ganhando.

A 37signals paga curso que sejam hobby dos funcionários(piloto de avião, conservatório de música, etc).

E eu pretendo fazer isso na minha empresa também, em breve.

Conversando com o felipepedrini , chegamos em alguns pontos:

Bom primeiro essa discussão sobre a empresa oferecer ou não algum tipo de benefício não vai chegar a lugar nenhum, então, seguindo o que algumas pessas disseram:

Empresas interessantes ( sugiram mais qualidades que seriam interssantes ):

[list] Primeiro que ofereçam um bom ambiente de trabalho.[/list]
[list] Salário justo (nem mais nem menos, apenas justo).[/list]
[list] Tenham um bom recrutamento de pessoas, para manter o nível de conhecimento.[/list]
[list] Incentivem o aprendizado entre funcionários, para que os mais novos cresçam também.[/list]
[list] Tenham como política incentivarem um trabalho com qualidade, observando com frequência o que é discutido no mundo tecnológico.[/list]

Seguindo essa linha, pelo que vocês disseram podemos citar a ThoughtWorks, 37Sginals, Google, Visa, Siemens, Volvo, CITS, HSBC, TWIC, Esteio, Sysmart, HLX projects, CESP - Companhia Energética de São Paulo

Seguindo a linha de raciocínio de ser um “Profissional interessante para se contratar”:

[list]Nós precisamos ser proativos [/list]
[list]Buscar por conhecimentos que elevem nossa produtividade, porém acima de tudo com qualidade (ex: TDD) [/list]
[list]Estar sempre procurando aprender novas tecnologias, e novas linguagens [/list]
[list]Pensar como um empreendedor, ou seja, ser proativo, oferecer idéias, saber vendê-las e não ficar chateadinho se não for aceita, mas pensar em algo que seja ainda melhor.[/list]

Alguém tem mais alguma empresa para colocar na lista?

Trabalhei na CESP e realmente ela se enquadra nesse perfil acima mencionado, pena que foi privatizada, na época de estatal as 3 usinas próximas da minha cidade trabalhavam aprox. 2200 pessoas entre operacional e administrativos após a privatização reduziram-se a pouco mais de 300, cenário como esse nunca mais.

Att.

A Hashrocket, empresa do Obie Fernandez, parece ser um bom lugar para trabalhar (pelo menos a julgar pelo ambiente de trabalho :slight_smile: )… http://blog.obiefernandez.com/content/2008/08/the-hashrocket-way-pair-programming.html

abs

Identifiquei muito a empresa onde eu trabalho com o post do denisdwtg.

Trabalho na HSBC Global Technology, que possui duas sedes no Brasil, ambas em Curitiba, sendo que tem outras sedes na Índia e China, e presta serviços para o banco HSBC mundialmente. 8)

Considero uma ótima empresa para se trabalhar.

[quote=denisdwtg]
[list] Incentivem o aprendizado entre funcionários, para que os mais novos cresçam também.[/list]
[list] Tenham como política incentivarem um trabalho com qualidade, observando com frequência o que é discutido no mundo tecnológico.[/list][/quote]

Discordo desses itens. A obrigação é do funcionário correr atrás e não da empresa. Geralmente em empresas onde existem “grupos de estudo” isso não passa de um palco para funcionários se exibirem para gerentes “Olha! Estou contribuindo para a empresa!”. E por causa disso o nível técnico é muito baixo, pois fazem até palestra sobre coisas que todos já sabem, assim como OO.

O segundo item não dá certo porque se a sua empresa funciona assim, então significa que não há visão para o negócio e os responsáveis são “Marias-vai-com-as-outras”.

[quote=denisdwtg]
[list]Buscar por conhecimentos que elevem nossa produtividade, porém acima de tudo com qualidade (ex: TDD) [/list][/quote]

TDD é a maior farsa da história da humanidade. Isso é ser “Maria-vai-com-as-outras”. Recentemente estava implementando uma biblioteca de números inteiros de múltipla precisão, bignum, e precisei buscar alguns livros a respeito do assunto e depois pensar em ocmo criar o software.

Isso não seria possível com TDD. Se TDD só funciona em determinadas circunstâncias, então é sinal de que não é uma solução adequada.

Incentivo da empresa não significa ela correr atrás do funcionário e dar de mão beijada o que ele precisa/quer.
O funcionário que sempre correrá atrás quando estiver interessado e só aí poderá usufruir dos incentivos/oportunidades OFERECIDOS, não enfiados pela garganta e forçados.

[Editado - Problemas pessoais trate com o usuário, por favor. Grato, Rafael Nunes]

Na minha empresa não tenho do que reclamar em termos de treinamento e capacitação pois além dos cursos do SENAI, ela forneceu uma bolsa pra minha facul e agora irá fornecer bolsa pra minha pós que se inicia em Março, portanto se ela fez isso pensando só nela acho que sai ganhando também, de qualquer forma se eu sair daqui amanha pra outra empresa ja estarei graduado e com minha pós concluida.

Att.

[Editado] Conteúdo ofensivo
Críticas dúvidas e/ou sugestões, MP para mim por favor.
Rafael Nunes

Vamos lá Pessoal, alguém tem mais alguma opnião?

Não é bem assim Tiago, isso se chama ganho mútuo. A empresa logicamente visa o lucro, ela quer produção, quer funcionários qualificados e capazes de desempenhar as tarefas destinadas.

Porém o que ela está lhe oferecendo não tem nada nem ninguém desse mudo que possa lhe tirar, que é o seu conhecimento. E esse conhecimento poderá lhe ajudar ironicamente à conseguir vagas de outras empresas. É uma troca, onde ele ganha na capacitação do seu empregado, e onde o empregado por sua vez se qualifica mais, tendo mais chances de competitividade.

No tocante da questão do querer um curso X e a empresa lhe oferecer o Y, é de acordo com a necessidade dela, correlacionado com o perfil do seu funcionário. Lógico que se você demonstrar interesse em conhecer uma nova área, fazer um curso de algo completamente novo, ela lhe dará essa oportunidade se você for de fato um profissional bom, não para qualquer um, seria isso uma ilusão.

Você está numa visão mais fantasiosa e utópica, nada contra.