Empregos Java

Pessoal… estou há alguns dias procurando emprego como programador Java…
Não tenho experiência alguma mas acredito que tenho um razoável conhecimento da API e o básico de alguns Frameworks…
Já desenvolvi vários sisteminhas como cadastro de usuario, chat via socket, joguinhos Graphics2d etc… todos como maneira de aplicar meus conhecimentos…
Estudo muito todo santo dia, agora que pedi demissão de meu antigo emprego para me dedicar.

Porém notei que aqui no interior de SP… vagas de ESTAGIO para programador Java são muito escassas… já para Junior, etc… tem muitas…

Gostaria de saber como vocês entraram no mercado… estagio ?? Java Jr ??
Pela experiência de vocês como funciona o mercado neste ponto, para quem está tentando o primeiro emprego

Abraços !!

Boa Tarde Josué, você falou que tem muitas vagas para programador JR no interior de SP, em que região?
Nesta semana pensei na possibilidade de ir para São Paulo pois tenho uma tia que mora em Ibitinga e gostaria de saber mais sobre o mercado de Java nesta região(interior de São paulo).

Tenho a mesma duvida que o amigo Josue Eduardo, Atualmente faço estagio em PHP e gostaria de mudar para java e talz. Também gostaria de saber se o pessoal aí tem algumas dicas e como foi o ingresso de vocês no mercado.

[quote=Alexsandro Lopes]Boa Tarde Josué, você falou que tem muitas vagas para programador JR no interior de SP, em que região?
Nesta semana pensei na possibilidade de ir para São Paulo pois tenho uma tia que mora em Ibitinga e gostaria de saber mais sobre o mercado de Java nesta região(interior de São paulo).[/quote]

Cara… sou de Campinas… porém para pesquisar vagas de emprego, sempre pesquiso pela região metropolitana de Campinas… que abrange bastantes cidades
E no contexto não é somente Java não… isso se aplica a .Net ao estagio de PHP que nosso amigo elizeldepaula ae ja esta fazendo…

Em alguns casos de poucas vagas de estágio que encontrei… os caras pedem Hibernate, JSF… PHP, todos os BDs do mundo e se você sabe chupar cana e assoviar “será um diferencial”.
Outros pedem experiencia… pra vaga de ESTAGIO… absurdo…

Mas vamos ver quem já esta na área e tem experiência vai comentar…

Vc ja tem um pequeno portifolio de projetos, e isso já é interessante. Use isso nas entrevistas…

Já que vc nao acha vaga de estágio, tente direto como Junior

[quote=igor_ks]Vc ja tem um pequeno portifolio de projetos, e isso já é interessante. Use isso nas entrevistas…

Já que vc nao acha vaga de estágio, tente direto como Junior[/quote]
Portifólio de projetos é algo que pode ter dois resultados, se for bom, com certeza é uma ajuda, se for ruim, o maior empecilho.

[quote=igor_ks]Vc ja tem um pequeno portifolio de projetos, e isso já é interessante. Use isso nas entrevistas…

Já que vc nao acha vaga de estágio, tente direto como Junior[/quote]

O problema é a questão de experiencia… eu até estou mandando CV pra todo lado… inclusive Jr…

Já fiz uma entrevista para Jr, mas não rolou justamente porque não havia experiência, pelo que vejo até mesmo em nossa área, onde é fundamental conhecimentos sólidos na linguagem que você ultiliza… as empresas acabam valorizando muito mais a experiência, mesmo que o cara não saiba muito… mas ele já trabalhou !!

Vou te contar como consegui um emprego CLT na área.

Conheci programação na matéria de Programação para Microcontraladores no curso técnico (a unica matéria no curso que tirei 100 eu era péssimo em Elétrica ou Eletrônica Analogia por exemplo). Fui na biblioteca do Senai na época e peguei o livro do Deitel, li ele e fiz alguns dos exercicios propostos.

Após isso fiz um curso de Programador Java onde o professor me indicou para um programa de estagio na empresa que ele era Analista. No programa fiz um curso de 3 meses com Java e tive a oportunidade de desenvolver alguns projetos.

Tirei a certificação de programador Java e começei procurar emprego em vagas de Jr. Fiz 2 entrevistas e também tive problemas com a exp, porém os entrevistadores ficavam bem pensativos quando perguntavam meu score na prova e escutavam 93% (:
Na 3º empresa consegui uma vaga como Analista Desenvolvedor Júnior, o que mais peso na minha contratação comparando os outros profissionais foi a certificação e o periodo que fui estagiário.

Trabalhar em projetos open source e projetos pessoais também é muito valorizado.