Empregabilidade na área

Buenas!

Não tenho certeza de estar postando no lugar certo, mas acho que é o lugar mais adequado.

Minha dúvida é simples e gostaria da opinião de quem trabalha na área. Moro no interior do RS e estou tentando encontrar trabalho em outras cidades, Porto Alegre e região.

Pra dar um panorama da situação:
Tenho 5 anos de experiência na área de TI como desenvolvedor Progress, mas quero mudar o rumo pra Java ou PHP. Sou formado em computação, tenho 1 publicação de artigo apresentada. Vários cursos livres que fiz no Coursera e outros centros de treinamento. Conheço tenho alguma experiência com Cloud (Pagodabox), Git, Scrum, mas tenho a experiência que adquiri com cursos e estudo, não com trabalho.
Não sou novato, já tenho alguma experiência de governança e processos de TI.

O que estou achando estranho é que não estou sendo chamado para nenhuma entrevista, e já mandei uns 15 currículos para empresas diferentes, a maioria delas empresas grandes de fábrica de software, com processos e métodos modernos e a maioria usa Scrum, algo que eu gostaria de trabalhar, pois estudei muito o assunto e gostei.

A entrevista não é um compromisso, é uma forma de conhecer o candidato apenas, e nem sequer isso eu consegui! Tenho 26 anos, na última empresa meu chefe disse que me recomendaria se fosse necessário. Saí da última empresa porque quero seguir com desenvolvimento, é isso que me dá tesão. Antes trabalhava como analista de sistemas, ficava o dia todo clicando em botões, digitando e atendendo usuários.

Enfim, tudo me leva a crer que ou meu currículo é muito ruim se comparado ao resto do mercado, mas eu já vi gente com menos experiência que eu sendo contratada por boas empresas, então não acho que seja isso. Ou essas empresas não contratam gente de fora. Por isso estou pensando em me mudar pra capital (Porto Alegre) e ver se consigo arranjar algo depois de me mudar. Estou certo no meu pensamento? Como foi pra vocês? Como as empresas de vocês recrutam?

Abraço e desculpe se postei no lugar errado.

Cara é q funciona assim, as empresas só querem contratar um programador java se esse ja tiver experiência com java comprovada trabalhando em alguma empresa(não é 100%). Por isso que pra entrar é dificil, melhor jeito é fazendo estágio em java q nao precisa de experiência ou tendo QI.
Pq?
Pq muito neguinho não sabe porra nenhuma, diz q faz até macumba com o java e quando chega na hora de fazer não sabe fazer. Então as empresas precisam dessa comprovação.

Não é um problema de pretensão? Talvez você ganhe bem como programador Progress experiente, mas peça muito como programador Java inexperiente.

Isso é algo que pode estar atrapalhando. Não conheço ninguém em POA, pelo menos nada de família ou amigos que eu possa pedir pra morar um tempo de “favor”. Os aluguéis de kit-net nas imediações das empresas ficam em torno de 800 e 900 reais. Minha pedida fica em R$2000,00. Dependendo dos benefícios, vale-refeição por exemplo, eu aceito menos.
É muito? (não sei bem a faixa salarial adequada pra uma cidade como Porto Alegre)
Eu também quero continuar estudando, fazer alguma especialização ou então cursos na área.

Eu coloco claramente no currículo o que eu apenas conheço e no que tenho experiência. Java eu conheço como linguagem, já fiz apps Android, o bicho pega se começar e botar os frameworks Spring, Hibernate, JPA etc… Estudei os frameworks, mexi pouco, mas sentar na frente do PC e codar do zero de forma fluente realmente não rola :confused:

Mas eu já tenho boa experiência com PHP em trampos que fiz por fora, WordPress e pequenas aplicações. Mas é experiência de freelancer, não comprovada na carteira de trabalho, mas coloquei como projetos separados no currículo.

Obrigado pelas respostas!

Se é muito ou pouco não sei dizer, pois não conheço o salário na região. Aqui em Curitiba, esse é o salário de um recém formado. No seu caso, estaria até um pouco abaixo.

Podem ser diversos motivos, acho que o principal é que empresas grandes tem tempo certo de contratar que é fim/começo do ano quando acabam os contratos e começam os novos.

O fato de você morar em outra cidade também atrapalha. Querendo ou não, pro recrutador, isso é um risco.

Outro ponto é o fato de você já ser formado e não ter experiência ainda. Pelo menos aqui em Brasília isso também atrapalharia. É bem mais fácil alguém sem experiência (com programação especificamente) entrar como estágio.

[quote]Isso é algo que pode estar atrapalhando. Não conheço ninguém em POA, pelo menos nada de família ou amigos que eu possa pedir pra morar um tempo de “favor”. Os aluguéis de kit-net nas imediações das empresas ficam em torno de 800 e 900 reais. Minha pedida fica em R$2000,00. Dependendo dos benefícios, vale-refeição por exemplo, eu aceito menos.
[/quote]

Sem querer menosprezar, mas você não acha que tá pedindo muito pouco ? Ou talvez, vc não acha que tá fazendo a escolha errada pra sua carreira ? Eu tenho menos de 2 anos de mercado, moro no interior e to ganhando mais do que o dobro do que vc tem como pretensão salarial em uma capital. Não se venda por tão pouco e não foque tanto em tecnologia, é besteira isso. No seu lugar eu tiraria do CV o local de origem e também a pretensão salarial. Mandaria o currículo para diversas empresas, inclusive fora do seu estado. Procure empresas sérias e não essas de esquina por aí, fuja ao máximo de vagas de CRUDs. Se vc arranjar alguma vaga legal, em algum lugar muito distante, veja se sua família não pode te ajudar por uns tempos, até vc conhecer a cidade ou outras pessoas para montar uma república. Antes de mais nada, verifique se é sensato buscar vagas que sejam focadas em Java apenas, normalmente essas vagas tratam o funcionário como um macaco gerador de código.

Pra você não estar sendo chamado nem pra entrevista pode haver uma série de motivos.

Você não está chamando a atenção dos contratantes, ou pior, está chamando de forma negativa.

Primeiro, como você está querendo entrar na área e não se importa com valor de salário por enquanto, deixe isso aberto para empresa. Deixe eles avaliarem e oferecerem.

Depois tome cuidado em como você monta seu currículo. Ele tem que ser organizado, claro e sem nhenhenhê. Não queira contar a história da sua vida nele, nem seja pedante. Um currículo mal feito é deixado de lado sempre.

Na sua carta ou email de apresentação, ou quaisquer emails que trocar com algum possível contratante tome muito cuidado com erros gramaticais e de digitação. Isso é outra coisa que elimina na hora.

Não conheço o mercado de Porto Alegre, mas é bem incomum alguém que sabe programar, já é profissional na área, mesmo mudando de linguagem, não conseguir sequer uma entrevista. Dá uma olhada aí que talvez não seja algo ligado a parte técnica ou a experiência.

[quote=vinsor][quote]Isso é algo que pode estar atrapalhando. Não conheço ninguém em POA, pelo menos nada de família ou amigos que eu possa pedir pra morar um tempo de “favor”. Os aluguéis de kit-net nas imediações das empresas ficam em torno de 800 e 900 reais. Minha pedida fica em R$2000,00. Dependendo dos benefícios, vale-refeição por exemplo, eu aceito menos.
[/quote]
Sem querer menosprezar, mas você não acha que tá pedindo muito pouco ? Ou talvez, vc não acha que tá fazendo a escolha errada pra sua carreira ? Eu tenho menos de 2 anos de mercado, moro no interior e to ganhando mais do que o dobro do que vc tem como pretensão salarial em uma capital. Não se venda por tão pouco e não foque tanto em tecnologia, é besteira isso. No seu lugar eu tiraria do CV o local de origem e também a pretensão salarial. Mandaria o currículo para diversas empresas, inclusive fora do seu estado. Procure empresas sérias e não essas de esquina por aí, fuja ao máximo de vagas de CRUDs. Se vc arranjar alguma vaga legal, em algum lugar muito distante, veja se sua família não pode te ajudar por uns tempos, até vc conhecer a cidade ou outras pessoas para montar uma república. Antes de mais nada, verifique se é sensato buscar vagas que sejam focadas em Java apenas, normalmente essas vagas tratam o funcionário como um macaco gerador de código.[/quote]

Acredito que no início terei que pagar o preço por ter que “recomeçar”. Perdi muito tempo como analista num trabalho que eu detestava. Ganhava bem, mas detestava.

[quote=“YvGa”]
Pra você não estar sendo chamado nem pra entrevista pode haver uma série de motivos.

Você não está chamando a atenção dos contratantes, ou pior, está chamando de forma negativa.

Primeiro, como você está querendo entrar na área e não se importa com valor de salário por enquanto, deixe isso aberto para empresa. Deixe eles avaliarem e oferecerem.

Depois tome cuidado em como você monta seu currículo. Ele tem que ser organizado, claro e sem nhenhenhê. Não queira contar a história da sua vida nele, nem seja pedante. Um currículo mal feito é deixado de lado sempre.

Na sua carta ou email de apresentação, ou quaisquer emails que trocar com algum possível contratante tome muito cuidado com erros gramaticais e de digitação. Isso é outra coisa que elimina na hora.

Não conheço o mercado de Porto Alegre, mas é bem incomum alguém que sabe programar, já é profissional na área, mesmo mudando de linguagem, não conseguir sequer uma entrevista. Dá uma olhada aí que talvez não seja algo ligado a parte técnica ou a experiência.[/quote]

Então meu currículo tem 2 páginas. Eu não coloquei pretensão salarial, mas coloquei a minha cidade.
Basicamente:

• Resumo, o que eu sei, como eu trabalho e meus objetivos, ocupa 6 linhas , mas o currículo tem 2 colunas
  • Objetivo da vaga: Desenvolver…
  • Experiência, tem apenas um time com 4 itens das funções que eu desempenhava
  • Formação: Bacharel em C. Computação
  • Habilidades, listo o que eu tenho experiência em trabalhar e as coisas que apenas conheço
  • Interesses: Desenvolvimento de software, engenharia de software, métodos ágeis, gerenciamento de projetos, aplicações em cloud
  • Trabalho voluntario: Colaboro na tradução das legendas dos cursos da área de Computação do Coursera. Meu nome consta na lista de tradutores http://www.coursera.org/about/meet-our-translators
  • Publicações: Titulo da publicação e onde apresentei
  • Outras infos: disponibilidade pra residir em outra cidade e disponibilidade de referências.
  • Projetos, essa parte ficou meio grande, eu detalho os projetos que participei, dizendo o que eu fiz e quais foram os resultados pra companhia. Dá em torno de meia página.

Se tiver um exemplo melhor de como montar o currículo me passe, pois pesquisei na internet este mesmo modelo/formatação, já pra tentar fazer certo.

Outro detalhe, que eu acho que deve ter prejudicado nesse processo, desses 15 currículos, uns 8 devem ter ido pra sites de RH, infojobs e outros de empresas de RH que fazem intermediação. O resto foi enviado para os sistemas de RH das empresas em si, você entra lá e cadastra seu CV. E acho que apenas uma das empresas eu enviei um email pra uma pessoa com o CV anexado.

Eu tenho a impressão de que quando “entra no sistema” vai pra uma espécie de limbo que ninguém nunca consulta.

Se tiver interesse, segue o link para o currículo com algumas informações ocultadas: https://dl.dropboxusercontent.com/u/29283810/cv.png

Agradeço pelas sugestões!

Tá explicado. Sabe como esses sites ganham dinheiro?
Quando eu abri uma vaga para desenvolvedor Java a alguns anos atrás, recebi uma enxurrada de ligações destas empresinhas perguntando se podia expor a vaga no site deles. Aceitei sem saber como funcionavam as coisas. Estes caras são bem malandros… Eles anunciam a vaga, só que eles só falam da vaga e da cidade. Não expõem os telefones e e-mails de contato enquanto não pagar o que eles querem. As empresas de RH estão explodindo porque os empresários se acomodaram. Acham que tão fazendo um excelente negócio terceirizando os testes de capacitações. Como alguém que nem é da sua área pode avaliar a sua capacidade?
Quantos aqui foram atrás de um anuncio de vaga para Programador Java e chegou lá e descobriu que a vaga é para JavaScript ou vice-versa? Bom, isso já ocorreu comigo e agradeço muito por isso à uma agencia de RH.

Aqui em Goiânia existe o What’s Jobs. Deve existir algo semelhante na sua região. Vai por mim… Esquece esses sites de empregos. Fala com algum amigo da área.

As vezes acho que “faltam” profissionais porque tem atravessador de mais nas contratações.