Em um site jsp quais linguagesn posso utilizar?

Galera o site aqui do meu trampo e em jsp ,mas a pessoa que cuida dele falou que usa javascript ,afinal de contas em um site complexo eu não trabalho somente com uma linguagem ?

Quais linguagens um site de jsp pode trabalhar ?

PHP ? JAVA SCRIPT ASP ?

Como funciona isso ,alguem poderia me explicar ,não sei direito o que estudar ?

Usualmente:

• Parte servidora: Java, JSP, talvez você tenha de aprender as tag libraries (JSF, Struts etc.)
  • Parte cliente: Javascript. (O Internet Explorer aceita VBScript também mas seu uso não é recomendado).

Note que em uma página JSP há uma mistura de coisas que são executadas no servidor e coisas que são executadas no cliente (browser). É por isso que se fala em duas ou mais linguagens.

Nunca é tarde para lembrar que todo JSP é um servlet transformado pelo Page Compiler na primeira requisição feita a essa página.Se não necessita de interações com um servidor, ignore o seu uso, use htm mesmo.

OBS.: EU já vi gente usando jsp só para exibir texto puro, sem uso de interação alguma com um servidor. :roll:

[quote=allanfox]Galera o site aqui do meu trampo e em jsp ,mas a pessoa que cuida dele falou que usa javascript ,afinal de contas em um site complexo eu não trabalho somente com uma linguagem ?

Quais linguagens um site de jsp pode trabalhar ?

PHP ? JAVA SCRIPT ASP ?

Como funciona isso ,alguem poderia me explicar ,não sei direito o que estudar ?[/quote]
Em uma pagina JSP você pode usar Java (com scriplets), JSTL (Não é bem uma linguagem, mas serve para fazer If, for, formatação de dados, etc) e voce pode colocar Java Script nas suas JSP mas isso irá rodar no browser.

Para estudar, voce pode começar com Java, depois JSTL, depois JavaScript, depois CSS.

Estuda Servlets, depois JSP e JSTL, nessa ordem mesmo…