Em relação a arquitetura e regra de negócio é uma boa prática fazer um mapeamento bidirecional

Estou estudando Hibernate e vi que há mapeamentos unidirecional: um modelo tendo acesso a outro modelo. e bidirecional ambos tendo acesso aos dados dos modelos.

Mas isso é uma boa prática de arquitetura e regra de negócio? (bidirecional)
Não é delegar responsabilidades demais? uma classe alterar valores de outra e vice versa?
Não haverá inconsistência na base de dados que condenará toda a aplicação que irá gerar dados incorretos.
ou o desenvolvedor deve amarrar essas “vulnerabilidades” na regra de negócio?
ou vai de caso a caso dependendo do modelo de negócio que o projeto está realizando?
Sabendo que a maioria das aplicações são desenvolvidas no modo “botton-up” iniciando com o projeto de banco de dados.

Qual o conhecimento e opinião de vocês a respeito?

[quote=Alexsandro Lopes]Estou estudando Hibernate e vi que há mapeamentos unidirecional: um modelo tendo acesso a outro modelo. e bidirecional ambos tendo acesso aos dados dos modelos.

1. Mas isso é uma boa prática de arquitetura e regra de negócio? (bidirecional)
  2. Não é delegar responsabilidades demais? uma classe alterar valores de outra e vice versa?
  3. Não haverá inconsistência na base de dados que condenará toda a aplicação que irá gerar dados incorretos. ou o desenvolvedor deve amarrar essas “vulnerabilidades” na regra de negócio?
    ou vai de caso a caso dependendo do modelo de negócio que o projeto está realizando?
  4. Sabendo que a maioria das aplicações são desenvolvidas no modo “botton-up” iniciando com o projeto de banco de dados.

Qual o conhecimento e opnião de vocês a respeito?[/quote]1) Pq não seria?
2) Não. Altera se quiser, não é obrigado.
3) Não. Se o desenvolvedo
4) Hibernate/JPA se adapta a aplicações legadas sem problema.

[quote=Alexsandro Lopes]
Não é delegar responsabilidades demais? uma classe alterar valores de outra e vice versa?[/quote]