O engraçado é como o pessoal resolve as limitações de usar CMP.
Para obter performance nas consultas, vai precisar de um fast lane reader, que o pessoal implementa usando JDBC puro ou Hibernate/iBatis.
Ou você espera que invocar um finder, pegar 1 kilo de entity beans, transformar em 1 toneladas de DTOs e mandar pro próximo tier, ufa, fique rápido? Vai levar 1 ano para codificar e outro ano para executar.
Moral da historia, de 99 em 100 projetos que usam entity beans, na fase de tunning toda parte de consulta é trocada por algo escalavel.
Com BMP a situação é pior ainda, porque é bem comum ter problema de N+1.
Quanto aos gerentes terem medo de um produto open source sumir de um dia para outro, bom, eles são completamente cegos a realidade. Software open source com grande base de usuarios sobrevive MUITO mais que proprietarios.
Quer um exemplo? UNIX. Durante as duas últimas décadas surgiram e desapareceram muitos vendedores de unix e hoje a grande maioria dos sobreviventes está decretanto EOL nos seus produtos. Quem poderia imaginar que o DEC-UNIX iria pro saco em 88? Ou que Irix, Tru64, HP-UX e tantos outros virariam sombras de um sucessor open source.
Linux não existia na década de 80, mas existia o BSD. que ate hoje é um sistema sólido usado em muitos servidores de missão crítica que mantem a internet funcionando.
Eu acho um absurdo pensar que se explodir uma bomba no HQ do jboss e matar todos core commiters do Hibernate o projeto morra. Pode ser que o desenvolvimento desacelere muito, mas o fonte é aberto, é seu.
Mas se usar qualquer coisa que esteja fora do JCP é proibido ai, sugiro usar JDO…