olá pessoal,
coloquei estes códigos para uma textfield ficou legal…
mas tenho q fazer isso em todas as minhas textfields do frame ou tem uma forma de ulizar para todas???
Você pode trocar todas as JTextFields que você deseja ver esse efeito por instâncias de uma classe que derive de JTextField e que tenha esses tratamentos já efetuados.
Outra forma é criar uma classe separada, que implemente FocusListener e MouseListener, e que processe os eventos (checando o parâmetro evt, cujo método getSource() pode lhe retornar o JTextField que pode ser processado), e fazer as suas JTextFields adicionarem os listeners para uma instância dessa classe.
[quote=thingol]Você pode trocar todas as JTextFields que você deseja ver esse efeito por instâncias de uma classe que derive de JTextField e que tenha esses tratamentos já efetuados.
Outra forma é criar uma classe separada, que implemente FocusListener e MouseListener, e que processe os eventos (checando o parâmetro evt, cujo método getSource() pode lhe retornar o JTextField que pode ser processado), e fazer as suas JTextFields adicionarem os listeners para uma instância dessa classe. [/quote]
Cara tem como vc fazer um exemplo de uma classe que faça isso :?:
Como pode ver estou começando no java, e pra mim tudo é mais complicado :oops:
tendo um exemplo basico, eu ja me viro!!!
Oi homisinho ,
não sei se foi isso que o thingol quis dizer quando disse:
Você pode trocar todas as JTextFields que você deseja ver esse efeito por instâncias de uma classe que derive de JTextField e que tenha esses tratamentos já efetuados.
Então, abaixo segue a classe do meu JTextField:
[code]public
class MeuTextField
extends JTextField
{
public MeuTextField()
{
//
// Chama o método responsavel por mudar a cor.
//
MudaCor();
}
/**
* Método responsavel por mudar a cor do TextField.
*
*/
public
void MudaCor()
{
setBackground(Color.YELLOW);
}
}[/code]
Nesta classe, eu chamei um método que define a cor amarela para meu JTextField…
sendo assim, na minha classe principal… ao invez de usar a variavel JTextField vou passar a usar o MeuTextField com a cor amarela.
segue o teste:
[code]public class Teste extends JFrame
{
public MeuTextField
io_tf_teste;
public Teste()
{
setSize(500,500);
Window();
}
public
void Window()
{
getContentPane().setLayout(null);
io_tf_teste = new MeuTextField();
io_tf_teste.setBounds(5,10,100,100);
getContentPane().add(io_tf_teste);
}
public static void main(String args[])
{
new Teste().setVisible(true);
}
}[/code]
Você também já pode definir tamanho, digitos e tals… não necessariamente a cor…