Ed Burns falará sobre o Demoiselle no JSF Summit 2009

Ed Burns, líder da especificação JSF e autor de ‘JSF 2.0: The Complete Reference’, abrirá as sessões técnicas do JSF Summit 2009 com a palestra JSF Around the World. Nessa palestra, ele falará sobre como o JSF está sendo utilizado em diversas soluções de software no mundo.

O Demoiselle fará parte das soluções apresentadas, graças a um contato realizado pelo analista do Serpro Rodrigo Hjort, da equipe Demoiselle, durante o The Developers Conference 2009, conversou com Burns. Rodrigo presenteou o engenheiro sênior da Sun Microsystems com um exemplar da edição 36 da revista Mundo Java, que publicou um artigo sobre o Demoiselle.

Ed Burns interessou-se muito pelo framework, e até solicitou mais informações ao autor do artigo, o analista Flávio Lisboa, do time do Demoiselle. Nesse contato, ele informou a Flávio que iria falar sobre o framework em sua palestra.

O JSF Summit será realizado em Orlando, na Flórida (USA), de 1º a 4 de dezembro de 2009. É o único evento focado exclusivamente no ecossistema JSF.

O depoimento de Burns é extremamente importante para a divulgação do projeto Demoiselle para o público internacional. Isso mostra os resultados do plano de divulgação do Demoiselle, que incluíram além da participação de membros da equipe no TDC, a divulgação gratuita do Demoiselle no auditório da Globalcode, organizadora do TDC, em São Paulo.

A palestra ocorrerá no dia 1º de dezembro de 2009, das 8h00min às 9h00min.

É impressão minha, ou o Demoiselle tá bombando?

É impressão minha ou tem muita gente com a lingua queimando.

PS. não estou falando de voce josenaldo estou apenas acrescentando.

Isso sim é networking.

Show me the apps.

eh se o o framework receber apoio internacional pode ter uma boa participacao no mercado, se desenvolvedores do mundo todo se interessar, senao sera mais um framework nacional com suas restricoes.

Por aqui estamos portando nossos sistemas Java pra arquitetura do Demoiselle.

Vocês sinceramente fizeram uma análise técnica séria e chegaram a conclusão que vale a pena usar o framework?

Vocês sinceramente fizeram uma análise técnica séria e chegaram a conclusão que vale a pena usar o framework?[/quote]

Se vale a pena?

Por um bom tempo, sendo ele ruim ou não, é o que vai ter de ser usado se você quiser trabalhar pro governo!

[quote=josenaldo][quote=Rubem Azenha]
Vocês sinceramente fizeram uma análise técnica séria e chegaram a conclusão que vale a pena usar o framework?[/quote]

Se vale a pena?

Por um bom tempo, sendo ele ruim ou não, é o que vai ter de ser usado se você quiser trabalhar pro governo![/quote]

O nosso motivo é justamente esse, por estar desenvolvendo para um hospital público.
Mas estamos utilizando apenas a arquitetura, não estamos fazendo em nada da View ou de implementação. Acho justo o governo ter um arquitetura padronizada e exigir dos clientes desenvolver em cima dela, tem muita empresa privada que faz isso.

Quanto ao resto do framework nós não vamos utilizar por enquanto, eu não participei do grupo que estudou pra dizer o motivo da decisão. Mas a arquitetura em si não achei ruim.

Segundo a contagem do sourceforge

http://sourceforge.net/projects/demoiselle/files/

este framework possui apenas 583 downloads (não contando os downloads do código-fonte) de 17/08/2009 até hoje (30/11/2009). Isso dá uma média de pouco mais de 5 downloads por dia.

Só a versão mais recente possui uma média de pouco mais de 3 downloads/dia (86 e 27 dias). Ou seja, a média de downloads vem caindo.

O V-Raptor possui uma média de downloads muuuuito superior (mais de 17/dia):
http://code.google.com/p/vraptor3/downloads/list?can=1&q=&colspec=Filename+Summary+Uploaded+Size+DownloadCount
(lógico que a contagem de downloads pode ser “manipulada” fazendo-se downlods a toa, mas vamos confiar)