Eclipse diz que porta 8080 já esta em uso

[size=9]

Pessoal,
eu instalei o tomcat , iniciei-o (aparece no rodape direito do windows) e fiz aquele teste de digitar no browser http://localhost:8080/

então cliquei em TomcatManager e apareceu a pagina de gerenciamento com a mensagem : If you’re seeing this page via a web browser, it means you’ve setup Tomcat successfully. Congratulations!

Ocorre q comecei a estudar JSP e criei meu primeiro exemplo:

1. No eclipse eu fiz File > new > Dynamic web Project >
  2. criei a classe ExWeb01
  3. o eclipse montou a estrutura
  4. dentro da pasta web-inf criei olamundo.jsp com o codigo abaixo :

<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1”
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>

Insert title here

<%= request.getParameter("text") %>

-----------------------------------------

Não mexi no [color=red]web.xml[/color], que foi criado assim por default :

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

ExWeb01

index.html
index.htm
index.jsp
default.html
default.htm
default.jsp

salvei o projeto e cliquei em RUN.
No canto inferior direito eu vejo que o eclipse tá acho q iniciando o tomcat (que já está ativo).
Então vem a seguinte mensagem :

[color=red]Several ports (8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).[/color]

Parece que tem algum programa usando a porta 8080, o estranho é que eu fechei tudo o que podia na maquina, só deixei o antivirus ativo.

se a msg do gerenciador do tomcat diz q ele tá instalado com sucesso, se eu consigo startá-lo, por q nao consigo rodar minha aplicação ?

Pensei ate que deu um conflito por iniciar o tomcat pelo monitor dele e o eclipse tambem tava tentando inicia-lo. Então eu PAREI o tomcat pelo windows, e no eclipse mandei STARTar o projeto. Entao ele ligou o Tomcat, mas ai deu o erro :

[color=blue]HTTP Status 404 -
type Status report
description The requested resource () is not available.
Apache Tomcat/6.0.18[/color]

Eu não criei nenhuma estrutura no diretorio do tomcat. Tenho uma pasta “Workspace” no meu c:/ q criei ao iniciar o Eclipse.

Alguem pode me ajudar ?
[color=blue]O meu windows é vista, eu criei a variavel JAVA_HOME mas nao mexi na catalina, achei q nao era preciso.
Eclipse IDE for Java EE Developers (163 MB) eclipse-jee-ganymede-SR1-win32.zip
jdk1.6.0_10
apache-tomcat-6.0.18.exe[/color]

Obrigada, Andrea

[/size]

Execute Monitor TomCat (“C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\bin\tomcat6w.exe”)

Vai aparecer o icone na barra de tarefa. Se for apareceu um icone seta verde, isso significa que a porta 8080 já esta em uso. Então você tem que desabilitar clicando o botao direito neste icone -> stop service.

quando eu executo o tomcat6w.exe aparece uma caixa Apache Tomcat Properties, escrito Service status=Stopped. Então isso significa q a porta não está em uso certo ?

fico pensando se há algum erro no codigo … ou se tem q criar uma estrutura dos meus arquivos dentro de Programas>Tomcat , etc …

o q acha?

Uns toques pra vc…
Baixa o plugin de tomcat pra eclipse:
http://www.eclipsetotale.com/tomcatPlugin.html
Fica mais rápido de iniciar uma conexao, parar a atual, reiniciar…
A porta 8080 está ocupada pq o tomcat está rodando e quando vc tenta rodar o jsp direto no eclipse (q não recomendo já que não eh browser) o tomcat vai estar ocupando já a 8080.

[quote=andreamussap]quando eu executo o tomcat6w.exe aparece uma caixa Apache Tomcat Properties, escrito Service status=Stopped. Então isso significa q a porta não está em uso certo ?

fico pensando se há algum erro no codigo … ou se tem q criar uma estrutura dos meus arquivos dentro de Programas>Tomcat , etc …

o q acha?[/quote]

Não eh erro no código n…
Vc usa algum BD?

nao uso BD.

comecei a estudar java, fiz uns exemplos que nao sao web e tudo funcionou.

baixei o tomcat, baixei o eclipse para desenvolvedor de web, peguei esse primeiro exemplo numa apostila, copiei pra dentro do codigo e dei RUN

e tudo isso aconteceu.

ExWeb01
tem uma pasta src vazia
dentro do WebInf eu criei esse arq jsp

é assim mesmo? nao precisa ter uma classe para rodar ? Nao preciso mesmo criar a mesma estrutura dentro de programas>tomcat ?

[quote=raffccc]Uns toques pra vc…
A porta 8080 está ocupada pq o tomcat está rodando e quando vc tenta rodar o jsp direto no eclipse (q não recomendo já que não eh browser) o tomcat vai estar ocupando já a 8080.

[/quote]
raffcc eu to achando q é isso mesmo, por incrivel q isso me pareca.

Mas entao se eu NAO iniciar o tomcat por dentro do eclipse, como eu chamo meu projeto pelo browse ? http://localhost ???

Faz assim oh… eu acho q quando vc instalou o tomcat ele criou no menu iniciar um Apache Tomcat 6.0(mais recente) ai vc clica em Monitor Tomcat
vai abrir um ícone na barra do relógio, se vc clicar com o botão direito e o Stop Service estiver habilitado eh pq o tomcat tá rodando, eh so vc clicar la e rodar o projeto no eclipse q ele vai rodar sem bronca…

Pra vc rodar o projeto no browser vc faz assim:

Dentro da pasta: …\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost

Vc cria um arquivo xml com essa estrutura

O nome do arquivo xml é o nome q vc vai digitar no endereço…

Vc deve renomear no web.xml a tag e ao invés daquele monte de index.xxx e default.xxx vc apaga tudo e deixa só o
ExWeb01.jsp

isso significa que quando o tomcat for rodar esse projeto ai a primeira pagina q ele vai abrir eh essa…

OLha um exemplo:

Dentro da pasta C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost
eu tenho um arquivo chamado sad-tr.xml

ele é assim:

ai pra rodar esse projeto… eu inicio o tomcat vou num browser e digito:

http://localhost:8080/sad-tr

aí ele roda… =D

Se você puder instalar o plugin pro tomcat fica melhor pra startar e restartar o server (procure por sisdeo ou sysdeo, acho que é assim) mas
faz assim que vai funcionar:

Quando você instalou o tomcat, dentro da estrutura de diretorios existe uma pasta chamada webapps.
Mude o workspace no eclipse para essa pasta dentro do diretorio do tomcat.
Cria o seu projeto faça tudo como você fez.
Quando tiver terminado, não vá na seta run.
Simplesmente starte o seu tomcat usando o exe dele, abra o seu browser e digite

http://localhost:8080/nomedoseuprojeto/suapagina.jsp

O que acontece é que o tomcat vai buscar as paginas dentro desta pasta “webapps”, tem como mudar isso, mas acho mais facil fazer assim.

Os projetos web não funcionam como os desktop, por isso não é necessário clicar em run, apenas inicie o servidor e digite o endereço no browser, assim a porta 8080 ficará disponível.

Assim vai funcionar tudo.

abraços

[size=9]
olá pessoal.

raffccc :
no meu diretorio nao tem uma pasta catalina ( \Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost ), mas sim ( \Tomcat 6.0\conf\ e aqui tem varios arquivos inclusive catalina.properties, etc)

Hildebrando:
eu fiz o q vc indicou e parece q andou um pouco.

1. eu criei uma pasta dentro de webapps ( Apache\Tomcat 6.0\webapps\ex_jsp)

2. abri o eclipse apontando o workspace pra cá

3. no eclipse criei um projeto web chamado ExWeb01

4. criei OlaMundo.jsp dentro da pasta WEB-INF

5. startei o tomcat ( vou baixar o plug in ainda)

6. http://localhost:8080/

7. na pag q abriu cliquei em TomcatManager
    8 ) apareceu meu diretorio /ex_jsp , cliquei nele

8. e ai deu isso:

HTTP Status 404 - /ex_jsp/

type Status report

message /ex_jsp/

description The requested resource (/ex_jsp/) is not available.

Apache Tomcat/6.0.18

O que faço agora ?
Eu lembro de que no eclipse teria q ir na aba Server, e o tomcat aparecendo lá vc Adicionava o projeto a ele. Nao tem q fazer isso?
De qq forma o Tomcat nao esta aparecendo na aba Server.

Abraços.
[/size]

Bom, resolvido o problema da porta 8080, vamos ao outro problema.

O erro 404 significa que o servidor não achou seu jsp.

Como esta configurado o seu web.xml?

tenta digitar na url isso: http://localhost:8080/ex_jsp/olaMundo.jsp

Talvez de o mesmo problema.
Temos estão que dizer onde esta a pagina para o tomcat.

Vc está usando struts ou algum outro framework?

Em 02/12/2008 editei essa msg para colocar RESOLVIDO no problema da porta 8080 ja esta em uso, conforme me ajudou o Hildebrando … era um problema entre o Tomcat com o eclipse . Agradeço e ele e a todos os outros amigos dessa lista q ajudaram com suas sugestões.

[size=9]
[color=red]A estrutura no tomcat ficou assim:[/color]

C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\ex_jsp\ExWeb01\WebContent\WEB-INF

[color=darkblue]Dentro do eclipse ta assim:[/color]

ExWeb01

• tem umas coisas
  • WebContent
  • Web-INF

OlaMundo.jsp

[color=red]Como esta configurado o seu web.xml?[/color]

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> ExWeb01 OlaMundo.jsp

[color=darkblue]tenta digitar na url isso: http://localhost:8080/ex_jsp/olaMundo.jsp , Talvez de o mesmo problema. Temos estão que dizer onde esta a pagina para o tomcat. [/color]

Fiz o indicado acima e tb Tentei assim http://localhost:8080/ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp e dá o mesmo erro.

HTTP Status 404 - /ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp
type Status report
message /ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp
description The requested resource (/ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp) is not available.

Mais alguma sugestao ? :frowning:

Nao uso nem struts ou algum outro framework.

[/size]

muda a porta para 8088 ou 8081, ou verifica se você já não tem outro server como o apache ou firewall que utilize esta porta, de uma varredura nas portas

[size=9]
após o problema do conflito da porta 8080, o outro problema q surgiu, do erro 404, eu consegui resolver … infelizmente não sei como ! só sei q mexi em tantas coisas, que ao meu ver não fiz nada de diferente do que já estava fazendo, mas agora tá funcionando .

Baixei todo o meu material agora em Nov/2008.
Meu tomcat é o 6.
Estou há uns 10 dias procurando pela net apostilas, artigos, video aulas etc q me ajudassem a descobrir o que é, infelizmente a maioria do material é antigo, e não fala exatamente o q eu estava precisando, mas fui fazendo por comparaçao, induçao e logica :slight_smile: e agora meu primeiro exercicio ( ola mundo :)) funcionou :slight_smile:

A dica do raffcc : Pra vc rodar o projeto no browser vc faz assim: Dentro da pasta: …\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost , Vc cria um arquivo xml com essa estrutura … nao foi necessaria, estou colocando isso para que alguem q tenha o mesmo probl q eu nao se preocupe por nao possui essa estrutura, pode ser pq na versao 6 do Tomcat ela nao seja + necessaria.

bem, acho q é isso.
Agradeço + uma vez a todos q deixaram msgs no meu topico tentanto ajudar, e akeles q me escrevem MP tb .

Estou começando agora mas espero um dia poder estar ak ajudando as outras pessoas tb ! Abraços e até o proximo problema :slight_smile:
Andrea
[/size]

ola caros companheiros…

depois de muito penas com este problema hj consegui encontrar um solução para este problema de implantação.

isso ocorre por que a maquina virtual java vai acumulando processo e acaba travando.

se vc estiver no windows de um ctrl+alt+del de um finalizar arvore de processo no Java.exe

isso resolveu no meu caso.

flw