[size=9]
Pessoal,
eu instalei o tomcat , iniciei-o (aparece no rodape direito do windows) e fiz aquele teste de digitar no browser http://localhost:8080/
então cliquei em TomcatManager e apareceu a pagina de gerenciamento com a mensagem : If you’re seeing this page via a web browser, it means you’ve setup Tomcat successfully. Congratulations!
Ocorre q comecei a estudar JSP e criei meu primeiro exemplo:
- No eclipse eu fiz File > new > Dynamic web Project >
- criei a classe ExWeb01
- o eclipse montou a estrutura
- dentro da pasta web-inf criei olamundo.jsp com o codigo abaixo :
<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1”
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>
<%= request.getParameter("text") %>
-----------------------------------------Não mexi no [color=red]web.xml[/color], que foi criado assim por default :
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
ExWeb01
index.html
index.htm
index.jsp
default.html
default.htm
default.jsp
salvei o projeto e cliquei em RUN.
No canto inferior direito eu vejo que o eclipse tá acho q iniciando o tomcat (que já está ativo).
Então vem a seguinte mensagem :
[color=red]Several ports (8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).[/color]
Parece que tem algum programa usando a porta 8080, o estranho é que eu fechei tudo o que podia na maquina, só deixei o antivirus ativo.
se a msg do gerenciador do tomcat diz q ele tá instalado com sucesso, se eu consigo startá-lo, por q nao consigo rodar minha aplicação ?
Pensei ate que deu um conflito por iniciar o tomcat pelo monitor dele e o eclipse tambem tava tentando inicia-lo. Então eu PAREI o tomcat pelo windows, e no eclipse mandei STARTar o projeto. Entao ele ligou o Tomcat, mas ai deu o erro :
[color=blue]HTTP Status 404 -
type Status report
description The requested resource () is not available.
Apache Tomcat/6.0.18[/color]
Eu não criei nenhuma estrutura no diretorio do tomcat. Tenho uma pasta “Workspace” no meu c:/ q criei ao iniciar o Eclipse.
Alguem pode me ajudar ?
[color=blue]O meu windows é vista, eu criei a variavel JAVA_HOME mas nao mexi na catalina, achei q nao era preciso.
Eclipse IDE for Java EE Developers (163 MB) eclipse-jee-ganymede-SR1-win32.zip
jdk1.6.0_10
apache-tomcat-6.0.18.exe[/color]
Obrigada, Andrea
[/size]