É tudo muito 'lindo' mas e onde tá o negócio?

Em muitos lugares a area de TI é uma das mais caras e das mais criticadas porque? Simples, gerentes abrem as pernas pra funcionalidades ridiculas, telas imensamente complexas que ninguem irá usar e o requisito de negócio qusae sempre é posto de lado em troca de framewokrs e design patterns… não que isso não seja importante mas o que devia ser o centro da TI é o negócio e não uma tela bonita que um webdesigner que não entende nada de desenvolvimento web inventou.

Existem ferramentas muito produtivas que atendem praticamente a qualquer requisito de negócio que voce pensar e porque não sao tão utilizadas? simplesmente porque sempre há um imbecil que quer uma tela complexa demais que a ferramenta não se adequa.

Devemos pensar nisso e começar a pensar mais top down, o que importa é o negocio e TI deve começar a mudar pra este lado!

Isso é motivo para um belo artigo!.

:wink:

[quote=pvrsouza]Isso é motivo para um belo artigo!.

;)[/quote]

Concordo.

Mais o povo gosta de beleza e não de velocidade e qualidade.

Muitos softwares tem muita “maquiagem” que pesa e aumenta a complexidade tanto para desenvolve-lo quanto para usa-lo.

Hoje em dia o povo no geral gosta de cachorinho pulando para um lado, tela de boas vindas, e outras coisas inúteis.

Lógico que apesar de isto ser chato, é melhor fazer o que o cliente gosta.

O problema é que se vende o que ainda não existe, quem vende não é quem desenvolver e papo de vendedor é vender milagre, seja um produto ou serviço.

Esse dias estava com uma e na hora de fechar o negocio era acesso total mas, na hora veio os “ai ñ”.

Venda é venda e para sair na frente da concorrencia vale tudo, até ferrar o produto.

Sem os lucros voce nao recebe salario seu salario, deixe a qualidade de lado e pense em comprar um esportivo de luxo, pense como um presidente, o importante é faturar…

:wink:

mais um tópico de defensores do Maker e cia?

Isso me fez lembrar de um amigo engenheiro que disse que se dependesse dos engenheiros, as casas eram todas hexaedros com divisões internas, mas aí chegam os arquitetos pra “florear” a coisa e dar um monte de trabalho. :slight_smile:

acho q isso é um reflexo de querer mostrar pro cliente o trabalho.

Por que enquanto se modela o negócio, não da pra mostrar o serviço e pro cliente o que conta é ver as coisas funcionando.

Assim o cliente pressiona o “manda-chuva”, que por sua vez pressiona os pobres desenvolvedores (nem todos, alguns não usam padrão nenhum por que não querem), que são obrigados a fazer “nas coxas” para mostrar algo que funcione.

Digo q nem todos, pois existem alguns que parecem q tem raiva da vida e programa totalmente desorientado a qualquer coisa existente no universo.

Até entendo o lado do bonitinho, afinal, o que o usuário nao vê nao tem valor… o duro é abrir mao de algumas coisas por isso, mas ja tem JSF e JavaFX pra todo mundo ficar feliz

Quanto a tela bonita é simples…

Pelo mesmo motivo que uma pessoa compra o Iphone ao invés de pegar um G1, milestone ou n95/n97, pq o IPhone é “mais bonitinho” tem uma interface com umas frescurinhas e etc, os usuários em geral não querem saber da velocidade de processamento ou coisas do tipo, pq ele simplesmente não entende o quanto aquilo é bom ou ruim.

O mais engraçado é ver a reclamação de que “se investe demais em imagem” justamente no momento que a Apple se arrebenta de ganhar dinheiro com produtos tecnicamente questionáveis mas de indiscutível apelo visual. Todos (ou quase) iProducts tem concorrentes MUITO superiores tecnicamente mas ganha de todos no design.

Pra mim isso é tudo uma questão de cultura. O problema não é a telinha mas “a área de TI” sim. Quando TI resolve se isolar em uma área, é o princípio do fim.

O cliente tem sim que pedir a tela “complexa”, se ela torna o trabalho dele produtivo. Eu estou trabalhando com um cara que pediu um relatório com umas 100 colunas. Eu não acreditei e pedi para ele me explicar o motivo das 100 colunas - ele explicou e provavelmente o modelo será mantido.

A questão é essa, garantir que haja um entendimento comum entre áreas e que se trabalhe dentro das mesmas bases.

[quote=Sparcx86]
Devemos pensar nisso e começar a pensar mais top down, o que importa é o negocio e TI deve começar a mudar pra este lado![/quote]

Normalmente o que importa é o que o cliente quer, mesmo que isso vá em desacordo com a regra do negocio, dizer que a regra é fixa e deve ser seguida a risca, e por que ou vc é funcionario publico, ou vc nunca trabalhou com um cliente que tem que usar seu software para lhe pagar.

Pra mim, programar tem que ser como alguma coisa que você gosta, que te seja prazeroso, e que depois vc não fique desesperado para mecher, o negocio é a base do seu software mas não é ele quem vai rege-lo a vida toda, pois a regra pode mudar, e seu sistema tem que ser flexivel (usar patters, estar pronto para essa mudança), acreditar que a regra sera sempre a mesma é bobera.

Esse “devemos” depende da empresa, enquanto os problemas que você descreve tem uma solução simples: aprender a dizer NÃO.

A maioria dos programadores reclamam do resto da empresa, mas são incapazes de se impor quando é necessário. Na minha opinião isso é que precisa mudar. Tem tanto emprego por aí e ainda assim muita gente continua acomodada, jogando a culpa nos gerentes. Pô, se o gerente abriu as pernas, não significa que você precisa abrir também :wink:

[quote=Sparcx86]Em muitos lugares a area de TI é uma das mais caras e das mais criticadas porque? Simples, gerentes abrem as pernas pra funcionalidades ridiculas, telas imensamente complexas que ninguem irá usar e o requisito de negócio qusae sempre é posto de lado em troca de framewokrs e design patterns… não que isso não seja importante mas o que devia ser o centro da TI é o negócio e não uma tela bonita que um webdesigner que não entende nada de desenvolvimento web inventou.

Existem ferramentas muito produtivas que atendem praticamente a qualquer requisito de negócio que voce pensar e porque não sao tão utilizadas? simplesmente porque sempre há um imbecil que quer uma tela complexa demais que a ferramenta não se adequa.

Devemos pensar nisso e começar a pensar mais top down, o que importa é o negocio e TI deve começar a mudar pra este lado![/quote]

[quote=zoren]
acho q isso é um reflexo de querer mostrar pro cliente o trabalho.

Por que enquanto se modela o negócio, não da pra mostrar o serviço e pro cliente o que conta é ver as coisas funcionando.

Assim o cliente pressiona o “manda-chuva”, que por sua vez pressiona os pobres desenvolvedores (nem todos, alguns não usam padrão nenhum por que não querem), que são obrigados a fazer “nas coxas” para mostrar algo que funcione.

Digo q nem todos, pois existem alguns que parecem q tem raiva da vida e programa totalmente desorientado a qualquer coisa existente no universo.[/quote]

ok, mas para resolver isso poderíamos muito bem dividirmos o software melhor em partes que sejam “visiveis” para o cliente, dedicarmos um período menor, do que aqueles meses para entregar o software pronto para cada uma dessas partes, conforme vai tendo essas partes para mostrar para o cliente ir negociando com ele, como o s4nchez disse as vezes falarmos não… o que me parece ser o básico de scrum resolve muitos desses problemas… e infelizmente ainda é pouco praticado.

Me fêz lembrar dos sistemas nos quais o acesso era através de um terminal “burro” com tela texto, acho que ainda tem alguns rodando por aí; o “treco” todo era apenas um monitor monocromático, um teclado e uma plaquinha de comunicação. Tem noção de como éra / é baixo o custo disto?

Realmente…infelizmente parece que a qualidade da informação foi “trocada” pela “beleza” das telas.

Quando a comunicação era mais dificil a galera pensava muito bem nos dados que iriam ser apresentados, qualquer 10 bytes a menos já era motivo de comemoração.

Outro dia vi um programa na tv que apresentava o trabalho de um grupo de designers decidindo como seria o próximo celular (acho que era da LG), as idéias eram cada uma mais maluca que a outra rsrsrs.

flws

Cara,

 Desculpe, mas discordo de você. Não consigo ver nenhuma utilidade num relatório com cem colunas por um motivo bem simples: nenhum ser humano consegue lidar, ao mesmo tempo, com cem "pedaços" de informação diferentes.

[quote=Sparcx86]Em muitos lugares a area de TI é uma das mais caras e das mais criticadas porque? Simples, gerentes abrem as pernas pra funcionalidades ridiculas, telas imensamente complexas que ninguem irá usar e o requisito de negócio qusae sempre é posto de lado em troca de framewokrs e design patterns… não que isso não seja importante mas o que devia ser o centro da TI é o negócio e não uma tela bonita que um webdesigner que não entende nada de desenvolvimento web inventou.

Existem ferramentas muito produtivas que atendem praticamente a qualquer requisito de negócio que voce pensar e porque não sao tão utilizadas? simplesmente porque sempre há um imbecil que quer uma tela complexa demais que a ferramenta não se adequa.

Devemos pensar nisso e começar a pensar mais top down, o que importa é o negocio e TI deve começar a mudar pra este lado![/quote]

É engraçado que a área de T.I. é a área mais “obscura” e cheia de folclores que existe. É engraçado a maneira como as pessoas de outras áreas pensam a respeito do pessoal de T.I.

Eu concordo que a gente tem que fazer o que o cliente quer, mas então não reclamem do preço dos softwares e das manutenções, hehe!

Abraço!

Ja houvio falar que o cliente diz se o seu sistema e bom ou ruim pela vizão que ele tem e não pelo codigo bem elaborado.

[quote=labavel]Ja houvio falar que o cliente diz se o seu sistema e bom ou ruim pela vizão que ele tem e não pelo codigo bem elaborado.

[/quote]

É bem isto.

É que o cliente só enxerga o visual

[quote=Sparcx86]Em muitos lugares a area de TI é uma das mais caras e das mais criticadas porque? Simples, gerentes abrem as pernas pra funcionalidades ridiculas, telas imensamente complexas que ninguem irá usar e o requisito de negócio qusae sempre é posto de lado em troca de framewokrs e design patterns… não que isso não seja importante mas o que devia ser o centro da TI é o negócio e não uma tela bonita que um webdesigner que não entende nada de desenvolvimento web inventou.

Existem ferramentas muito produtivas que atendem praticamente a qualquer requisito de negócio que voce pensar e porque não sao tão utilizadas? simplesmente porque sempre há um imbecil que quer uma tela complexa demais que a ferramenta não se adequa.

Devemos pensar nisso e começar a pensar mais top down, o que importa é o negocio e TI deve começar a mudar pra este lado![/quote]

Esse é exatamente o tema da minha monografia para minha pós. Embora eu só inicie ela daqui algusn meses já comecei a rabiscar algumas coisas.

[quote=labavel]Ja houvio falar que o cliente diz se o seu sistema e bom ou ruim pela vizão que ele tem e não pelo codigo bem elaborado.

[/quote]

Sim para o cliente a interface é o mais importante, mas pra quem vai dar manutenção oq é melhor? uma tela bonita ou um codigo bem escrito?

Pra mim as telas devem ser praticas para o cliente e o codigo facil de ser entendido, simples assim.