Então cara,
Quando comecei a aprender Java, apanhei muito, e quase desisti. Gosto muito de estudar por livros, então comprei um livro que vi e parecia interessante, não consegui, pois, apesar de saber programar um pouco, não era o suficiente.
Comprei outro livro, um pouco mais didático, mas ainda sim não me adequei a ele. Ainda era muito técnico. Procurei saber mais sobre os livros de Java, e recebi a recomendação do Think Java. Ele é extremamente didático, mas ainda não foi com ele que realmente comecei a aprender. Ele é muito interessante pra quem quer aprender a linguagem Java, e por isso muitos aqui adoram este livro (inclusive eu). Mas como eu não sabia muito de programar no começo, o livro que realmente me fez entender a programação, e aprender o básico do Java foi um do Cay Horstmann, chamado Conceitos de Computação com Java.
Ele te introduz à programação, já Orientada a Objetos, e a linguagem Java, de uma tacada só. Mas tudo em um ritmo tranquilo e muito didático. Com esse livro aprendi o básico do Java. Para reforçar, vou fazer o curso FJ-11 da Caelum agora em dezembro, grande parte do conteúdo do livro está no curso, mas acho que o curso vai me dar oportunidade de discutir assuntos, e por em prática o desenvolvimento, e não simplesmente fazer exercícios de livro, que a gente não consegue nem ver se está correto.
No mais, boa sorte!
Com garra e vontade, a gente consegue superar os obstáculos! Mas tem que ter persistência. Nessa luta pra achar um bom livro quase desisti várias vezes, e hoje vejo o quanto é importante insistir!
Abraços!