Galera eu nunca programei em nenhuma linguagem e tb ñ sei quase nada de lógica de programação só que eu me interessei bastante por Java e resolvi tentar aprender, só que andei lendo que quem nunca programou ñ vai obter sucesso na linguagem visto que é muito complexa para quem nunca programou em outra linguagem. Eu até tentei pegar Pascal p/ depois pegar Java, mas achei Pascal imper chato e ñ consegui me dedicar. O que eu faço? Eu ñ queria interromper meus estudos de Java, estou gostando de estudar a respeito.
Olá
Nunca programou? Excelente, você tem uma oportunidade de começar programando usando TDD.
Programadores experientes às vezes sentem dificuldades em programar orientado a testes. Você deve primeiro estudar o que vem a ser programar orientado a testes e então verá que deste modo é muito mais fácil programar de forma clara e obter um código testado que funciona.
[]s
Luca
Interessante só que ñ entendi muito bem como funciona dei uma rapida pesquisada no google sobre TDD, mas ñ foi muito esclarecedor. É diferente de se programar orientado a objetos? Teria alguma leitura interessante a respeito? Desculpe as perguntas elementares, mas realmente nunca programei ainda me perco nos termos etc.
Olá
TDD tem a ver com o modo como você escreve o código. É mais ou menos assim:
-
Escreve um código testando o algoritimo que quer programar sem se preocupar ainda como ficará depois de pronto.
-
Roda testes usando JUnit (ou similar)
-
Reescreve o código (refatora) para atender aos testes.
Procure livros sobre o assunto e leia bastante. Procure o blog do Ivan Sanches que é aqui do GUJ e escreve muito bem sobre o assunto.
[]s
Luca
Acho que estou começando a entender seria uma espécie de “tendencia” dentro da linguagem ou uma “norma” com as do W3C para os sites. Talvez uma forma mais consciente de programar, testando e retestando o programa . É por ai? :oops:
Olá
É uma forma mais consciente de programar certo de forma mais ágil. Esta técnica usada no aprendizado da linguagem melhora MUITO sua capacidade de aprender a programar.
Insista no uso de TDD no aprendizado de Java. Além de aprender de forma mais consistente, você estará preparado para programar de modo ágil e moderno. Isto será um diferencial quando comparado com um programador viciado no modo antigo de programar.
O blog do Sanches fica em http://dojofloripa.wordpress.com/
Leia tudo que conseguir sobre TDD, XP e desenvolvimento ágil para perceber as vantagens de aprender a programar sem o ranço do milênio passado.
[]s
Luca
Foi justamente este link q eu achei no google rs. Valeu eu vou ler o máximo possível a respeito.
Aé brother!!!
Aprender java sem duvida é complicado… Mas no seu caso vai ficar fácil… porque vc está interessado.
Eu recomendaria pra vc fazer um curso.
Caso a situação esteja apertada ai pra vc, na internet tem material suficiente para se aprender sozinho, bastando para isso apenas uma grande vontade de aprender, o que me pareceu q vc já tenha.
Eu fiz um curso e nunca tinha programado em linguagem alguma. Hoje tenho muita noção de aprender nesse site da guj. com a base que o curso me deu.
Vejo tb que teria aprendido tudo sozinho… só que claro com mais sacrificios.
Seguinte tente fazer os tutoriais do site… Tente achar tutoriais de alguns cursos que sempre podem ser encontrados no emule… Se vc não se importar em ler coisas em inglês ai meu amigo… entra no site da sun e tem tutoriais que são muito, mas muito bom mesmo…
Abraço
boa sorte… ah nunca deixe ninguém dizer que vc não é capaz de alguma coisa.
Existe uma diferença entre saber programar ,e saber programar com Java.
A primeira é um requisito da segunda. Vc não sabe nada de programação, então a solução não é pegar java e sair programando bobagem. A solução é aprender primeiro a programar. Aprender a programar não se faz com um computador. O computador serve para testar se vc aprendeu direito.
Conceitos que vc precisa conhecer. Codigo fonte, compilação, Controlo de fluxo: sequencia, repetição , decisão. Conceito de variável, operação, função, objecto , método , attributo e algoritmo. Algoritmo é muito importante.
Para orientação a objecto vc precisa ainda de conceito de Herança e Polimorfismo.
Depois de vc dominar, ou pelo menos achar que domina, esses conceitos, vc pode começar a usar java como uma linguagem para testar os conceitos. Nada que quere fazer um programa com telas antes disto.
Depois disso , vc pode dar o próximo passo.
Provavelmente para aprender os conceitos vc precisa fazer um curso ou falacom alguem que seja programador e lhe possa ensiar o B-A-BA
Olá Angell, a melhor forma de aprender a programar é vc ler, mas ler muito, ter uma noção muito boa de algoritmos, depois estudar orientação a objetos, aí depois vc pula pra Java, comece fazendo exercicios usando o bloco de notas, vc tem uma vantagem, tem interesse pela linguagem, então vai aprender rápido, mas lembre-se…se for preciso reler várias vezes a mesma coisa releia!!!Java é uma linguagem poderosa e muito fascinante!!!
valeu…
Cara … comeca sem medo … cai de cabeca !!
Aê Angell…
Seguinte cara… mete a cara… cai d kbça mermu… é igual a maioria das pessoas falaram aí… vc tem o diferencial… tem vontad e corre atrás ! ! !
+ assim... é como o nosso amigo sergiotaborda, flw... vc tem q ter uma base cara... eu mesmo comecei a estudar java por uma apostila da caelum a +o- 1 ano atrás, só que nunk tinha visto nada relacionado a programação, fikei doidim num tava intendendo nada(Mas confesso que por preguiça e falta de interesse não segui em frente com os estudos), logo entrei na faculdade de Ciências da computação e comecei a aprender algoritmo, Estrutura dados e etc...
Aprendi a programar em C... aí foi que realmente tomei gosto por programação, e agora to aki, aprendendo JAVA... com muito mais vontade e impolgação(o que eu não tinha na primeira tentativa).
Só pra frizar, o meu conhecimento de Algoritmo, e de regras de programação e etc... são o que me fazem entender melhor o JAVA hoje e como eu entendo melhor... agora por eu ter aprendido a programar Procedural(C), eu tenho uma certa dificuldade em POO, mais com o tempo eu driblo isso.
Te aconselho a pegar a apostila FJ-11 da Caleum(www.caelum.com.br), que ela vai te ajudar muito....
Agora é só estudar cara... Abraço... ! ! !
Olá Angell,
Só pelo fato de você dizer no seu primeiro post que está gostando de aprender Java já posso dizer que você está no caminho certo. Se divertir aprendendo algo novo é essencial!
Concordo com o Luca que você já tem uma grande vantagem sobre muito programador iniciante: não tem vícios! Na faculdade costuma-se ensinar muitas teorias e a ânsia de ver estas teorias na prática cria maus hábitos de programação que vão contra a simplicidade.
Aprender a programar com TDD deve ajudar neste processo. Você vai poder definir bem os problemas em código, ou seja, programando, e aprender a resolvê-los objetivamente, sem rodeios ou conceitos mirabolantes.
Outra prática que eu aconselho é programar em par. Se você conhece um programador mais experiente, peça para vocês programarem algo juntos. Vai ser uma ótima experiência para você, provavelmente mais valiosa que qualquer curso que você venha a fazer agora.
Gostaria de ter oportunidade de ver novos programadores aprendendo com TDD e Programação em Pares. Acredito que seria muito interessante.
Bom, se precisar de alguma ajuda é só falar ou comentar no blog, ok? Boa sorte
Bom dia…
Meu comentário não poderia ser diferente, “caia de cabeça mesmo”, tudo que falaram é verdade, eu não sou programador, sou Adm de Empresas, mas, fiquei fascinado pelo Java, não consigo largar, á linguagem é difícil? sim, é difícil, que você terpa de ter muito esforço e dedicação também é verdade, não desista.
O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário!!!
Boa sorte e continue, faça cursos, programe com algum amigo, poste no guj, sua curva de aprendizado será incrível, aproveiro o momento para agradecer tudos aqui d Guj pelo que fizeram pra mim a té o momento, você são demais!!!
Sobre sua pergunta, é possível sim, inclusive é possível aprendermos tudo que realmente quisermos e desejarmos…
Muito obrigado
Nossa obrigada pelas respostas, li cada uma delas atenciosamente. Bom este final de semana comecei a ler o livro: Java Como Programar 4° Edição e fiquei muito empolgada li até o capítulo 2 (mais de 200 páginas rs) numa boa só ñ li mais pq precisava dormir para trabalhar hj rs. Estou me apaixonando cada vez mais pela linguagem agora que descobri os applets então, nossa super interessante. Estou fazendo os exercícios e programinhas sugeridos pelo livro é um bom método?
Coisas que eu acho que aprendi rs
-
Não basta ligar o micro e sair digitando código é preciso primeiro pensar, montar um algoritmo para o programa, ou seja, uma sequencia lógica a ser seguida e ai sim passar isso para a linguagem.
-
Não é preciso sempre ficar reinventando a roda reaproveitar é permitido rs.
-
Programação orientada a objetos é a forma mais próxima de como expressariamos as coisas na vida real. É um pensamento lógico em cima de um objeto e suas caracteristicas. (Pelo menos eu acho rs)
Estou procurando ler sobre lógica de programação e continuar estudando o livro Java Como Programar.
Com o livro java como programar você aprende logica na marra.
até Matusalém ressuscitou nessa…hehe
zuera
[quote=douglaskd]até Matusalém ressuscitou nessa…hehe
zuera[/quote]
E pelo visto, ou ela desistiu, ou conseguiu se tornar uma SUPER PROGRAMADORA em semanas e mandou uma banana pra nós… heueheueheueheueheue
Um fato curioso é perceber que há 3 anos atrás já se falava em TDD… e eu ainda não botei em prática… To me achando velho agora… :roll:
[b]Pessoal, serei o mais breve possível:
Tenho 28 anos, sempre achei programar Hiper Show, mas desde os 18 trabalho no setor de qualidade de uma fabrica de lampadas e estou no 5o período de Eng. de Produção. Mas sempre fiquei angustiado por não tentar Ciencias da Computação, porém, a fabrica que eu trabalho a 9 anos vai se mudar para China e eu perderei meu emprego. A dúvida: Não sei se continuo o curso de Eng. Prod. ou entro de Cabeça em Ciencias da Computação, mas fico um frio na barriga de quebrar a cara (PS: Só conheço um básico de Visual Basic no Excel).
veja os off-topic do fórum, la vai ter algumas opiniões de como funciona a área.
mas a minha opinião é, “nunca é tarde para ser o que devia ter sido”.