[quote=sergiotaborda][quote=java-lee]Olá a todos!
Acredito que minha dúvida deva ser a de muitos, programa em java a mais de 6 anos e por decorrencia disso começo a chegar à senioridade, claro que existem N níveis de seniors e é na senioridade que você enxerga o quanto não sabe nada ainda de java nem de qualquer outra coisa. Porém percebi que ao chegar neste nível o crescimento profissional tende a não ser tão intenso quanto foi nos últimos anos, e começo a repensar minha vida e sobre o que fazer dela para que eu cresça profissionalmente e tenha um aumento expressivo no valor hora, visto que o guj possui bastante desenvolvedores experientes, não só no tempo mas também na idade gostaria de saber que caminhos vocês indicam, sejam tecnologias em ascensão ou whatever e compartilhar um pouco dos rumos que tomaram na vida.
[/quote]
O que vem depois de senior é “ainda mais senior”. Para ser sênior vc precisa ter alguns skills especiais (primeiro vc tem que ser se os tem antes de achar que já é “o máximo do sênior” ).
Não é correto pensar que depois de sênior irá ser gerente. Isso é uma visão errada da estrutura das empresas de software que é comum no Brasil, mas ser comum, não a torna certa.
Lá fora “senior” significa que vc domina profundamente uma plataforma e sabe mexer em pelo menos mais uma. Tem capacidade de treinar outras pessoas, de fazer bons design e arquiteturas. Sênior não é algo que se alcança com o tempo e sim com a experiencia. Se vc não trabalhou em mais de 5 projetos com arquiteturas diferentes, vc não é sênior.
Então, se vc conluir que ainda não é sênior, o caminho é tornar-se um trabalhando em mais projetos e em diferentes plataformas e arquiteturas.
Se vc concluir que já fez isso, então o passo seguinte é se especializar. Dominar muito bem uma certa tecnologia, ferramenta, plataforma,etc…
quando um sênior passa a gerente ele passa a junior de novo. Fazendo um monte de bobagem e erros de principiante. É por isso que tantos projetos falham.
Um caminho alternativo neste momento é se tornar um scrum master. Esta pessoa precisa ter noções das tecnologias como um desenvolvedor e de gerencia como um gerente, pois ele exerce um papel de tradução entre dois mundos. No mundo agil esta posição é muito importante e hoje conta com poucas pessoas realmente qualificadas.
Finalmente, vc pode se filiar a um projeto open source onde vc possa brilhar e deixar que os olheiros das apache e google da vida o convidem a trabalhar com eles.
[/quote]
Como sempre seus textos são muito bons Sergio!
Mas a grande questão é… em quais áreas se especializar? ou pelo menos quais são as opções que prometem mais?
Quanto a projetos opensource, acredito que a chance só é grande se vc entrar em projetos estrelinhas…