É bom fazer faculdade ou nao é necessario?

olá sou novo no fórum e estou iniciando meus estudos a programação, estou por enquanto estudando online por mim mesmo e estou gostando… meu objetivo é programação orientada ao objeto para desenvolvimento de softwares e jogos e na minha adolescência já fiz ETEC de informatica para internet e faculdade de informatica para negócios mas cometi a burrice de largar logo no 1 modulo então não sou um completo leigo no assunto, mas tenho muito a aprender.
O que eu quero saber mesmo é se compensa em relação a aprendizagem eu fazer faculdade pra chegar ao meu objetivo ou se eu continuar fazendo meus estudos e pesquisas pela internet é melhor? e se for melhor faculdade, qual graduação seria melhor para o meu objetivo?

valeu galera e espero que futuramente possa ajudar mais pessoas neste fórum em relação a duvidas quando melhorar nessa área que eu adoro que é a programação!

Essa pergunta não tem uma resposta simples. Alguns diriam que é essencial (mais que necessário), outros que é inútil. Eu diria que, mesmo sendo possível aprender desenvolvimento de softwares por conta própria, é bom ter um diploma. Alguns dos motivos são:

• é um filtro em muitas das vagas: sem considerar outros fatores, pode ser a diferença entre conseguir ou não um emprego, pois quase todo nessa área tem diploma atualmente;
  • em um curso decente, você acaba aprendendo conceitos que pode não aprender só com cursos livres;
  • te dará um bom networking inicial: o primeiro emprego costuma ser o mais difícil de conseguir, e indicações de colegas e professores, além de estágios, podem ser uma boa porta de entrada;
  • testa sua dedicação: isso é mais subjetivo e muitos podem discordar, mas acredito que a dedicação de completar um curso longo como uma graduação é um bom “teste de estresse” para a vida no geral. É fácil fazer cursos online de 20 horas no espaço de 3 meses, mas manter dedicação diária ao longo de anos pode mudar sua mentalidade.

Digo essas coisas de cabeça, outros colegas podem ter uma visão diferente. Obviamente, se essas coisas não te interessam muito, a necessidade de um curso superior cai muito. Se seu objetivo de médio prazo é só aprender a programar numa linguagem qualquer, um diploma pode não ser necessário.

Sobre qual curso fazer, isso depende muito. Se quer algo mais rápido, para sentir como é a coisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou similares podem ser uma boa. Para uma base mais aprofundada, Ciência da Computação seria melhor. Mas, de qualquer forma, nenhum curso (curto ou longo) vai te ensinar tudo o que você precisa. Você acabará tendo de complementar seus estudos, paralelamente ou posteriormente a uma graduação. Você até pode fazer um curso de jogos diretamente, se tem total certeza que quer trabalhar só com isso, mas eles geralmente são muito focados e não ajudam muito para vagas genéricas em empresas por aí. Seria melhor estudar isso à parte, numa pós graduação ou em cursos livres.

Abraço.

1 curtida

@TerraSkilll cara valeu pelo conselho, realmente se eu me interessar em focar totalmente no mercado de trabalho a faculdade seria indispensável! Mas eu nao estou ligando muito pra isso, logico que um trabalho na area com bom salario seria ótimo, mas meu foco é pessoal, eu quero aprender pq eu curto mesmo quero evoluir muito nessa area e nao pq eu quero um trampo bom nisso, quero fazer meus projetos e tals entende?

Olha, sinceramente eu acho bom fazer uma faculdade, ela te dá um caminho e a começar por um estágio, vale a pena… dependendo do que vc quer, ser programador, analista, mexer com Redes… o que vale é vc ter em mente uma meta e seguir em frente…
Eu fiz faculdade e me ajudou bastante…

2 curtidas

@TerraSkilll,

Quais é a garantia de que o curso superior é um filtro em muitas das vagas de emprego de informática?

1 curtida

Se eu não tivesse feito faculdade, não sei o que seria de mim hoje.

4 curtidas

Bom, você parece já decidido em não fazer um curso superior. Não tenho como te dizer que isso é certo ou errado, pois cada caso é diferente. Comentei o que acredito com base na minha experiência.

Só acho meio vago você dizer que seu foco é pessoal, e que quer fazer seus próprios projetos. Isso não implica que um curso superior é desnecessário. Acredito que qualquer conhecimento é bem vindo. De qualquer forma, você deve buscar o que acredita ser melhor para si.

Infelizmente, eu não tenho nenhuma garantia que você irá acreditar e aceitar, então não vou tentar te dar nenhuma. Você vai ter de decidir, por conta própria, se acredita ou não no que eu disse. Boa sorte.

Abraço.

2 curtidas

Todas as vagas de emprego exigem Faculdade (Superior). Esse é o filtro na real.

3 curtidas

Concordo Faculdade faz uma diferença significativa, não é a tudo, mas, é a base para tudo.

1 curtida

Pensamento errado, pensamento de quem nem fez faculdade, @Paulo_Cesar1 Faculdade é a base, não vai te ensinar tudo, não tem esse proposito, e também as tecnologias mudam, linguagens são criadas e você sempre tem que estar atualizando, mas, o filtro geral para contratação é sim um Nível Superior Completo, não tem, é um quesito a menos para entrar no mercado.

Não é regra geral, mas, vamos dizer que 99% pedem nível superior, é só começar olhar as vagas de emprego.

1 curtida

@TerraSkilll pelo contrario, estou decidido a fazer faculdade, depois da sua resposta eu pensei bastante e entendi que faculdade não é tudo(como eu tinha falado a minha resposta) mas é o alicerce, a base…de qualquer jeito pra uso pessoal ou profissional vou precisar de um ensino superior mesmo… o problema é a condição, moro em contagem MG, e pesquisando aqui não tem muitas faculdades com os cursos que preciso e as que tem são mensalidades de 700 ou até de 800, não tem como sustentar isso fora passagem para todos os dias (20 reais por dia,pois é o sistema de transporte publico de minas é horrível)… estou inclinado a aderir o ensino EAD que esse sim tem mais opções aqui e mais pratico economicamente, claro que sejam reconhecidos pelo MEC…o que acha?

@Dragoon verdade, concordo plenamente! Faculdade pode não ser tudo o que precisa ainda mais nessa área que vem sempre se atualizando, mas é a base! pra mim o que resta agora é ver uma que seja viável tanto em tempo quanto economicamente… estou pensando em fazer uma EAD…

É legal pensar isso. EAD tem o mesmo peso de diploma, enquanto a faculdade presencial é ótima para se fazer network.

1 curtida

@FearX realmente,EAD tem mais possibilidades

Se EAD é o que você consegue, e você realmente quer, então vá em frente. Também não adianta se comprometer e endividar para fazer um curso. Trabalhe com o que você tem.

Você vai perder no networking e no “clima” de curso superior, que considero bastante importante para concluir um curso, mas de certa forma consegue compensar isso entrando em grupos como o GUJ e participando de eventos.

Embora você já tenha essa noção, vou frisar que a faculdade realmente não é lugar de aprender tudo. Você vai ter de estudar muito por conta própria. Muita gente entra num curso superior achando que vai aprender tudo de uma linguagem X, e se decepciona quando tem que passar 2 semestres (por exemplo) só com estruturas de dados, e estudar mais de 1 linguagem (num curso decente, ao menos).

Abraço.

1 curtida

@TerraSkilll valeu mano, eu adoraria entrar em uma faculdade presencial pra ter a experiencia completa entende? mas parece que o EAD vai ser melhor devido as minhas necessidades, e o que eu perder no presencial eu compenso em foruns e eventos como voce disse! valeu mano! Achei uma de analise e desenvolvimento de sistemas e to interessado em fazer embora a vontade mesmo é de ciencia da computação!

Se for trabalhar de empregado é melhor ter curso superior, o mercado é bem seletivo quanto a isso. Se for autônomo ou ter uma empresa realmente não precisa.

@TerraSkilll,

Eu irei aceitar a garantia que você tem de que o curso superior é um filtro em muitas das vagas de emprego de informática.

@TerraSkilll,

Quais é a garantia que você tem de que o curso superior é um filtro em muitas das vagas de emprego de informática?

A garantia é a instituicionalidade do ensino superior na sociedade.

É senso comum e até ditado popular que “você precisa de faculdade para ser alguém na vida”. Fora isso, se você olhar, toda vaga de emprego tem como requisito um nível de estudo - se não informado, fica pelo contexto da vaga. Não acredito que exista uma vaga de emprego para pediatra que não necessite das qualificações necessárias para ser… bem, um pediatra.

1 curtida