É bom fazer faculdade ou nao é necessario?

olá sou novo no fórum e estou iniciando meus estudos a programação, estou por enquanto estudando online por mim mesmo e estou gostando… meu objetivo é programação orientada ao objeto para desenvolvimento de softwares e jogos e na minha adolescência já fiz ETEC de informatica para internet e faculdade de informatica para negócios mas cometi a burrice de largar logo no 1 modulo então não sou um completo leigo no assunto, mas tenho muito a aprender.
O que eu quero saber mesmo é se compensa em relação a aprendizagem eu fazer faculdade pra chegar ao meu objetivo ou se eu continuar fazendo meus estudos e pesquisas pela internet é melhor? e se for melhor faculdade, qual graduação seria melhor para o meu objetivo?

valeu galera e espero que futuramente possa ajudar mais pessoas neste fórum em relação a duvidas quando melhorar nessa área que eu adoro que é a programação!

Essa pergunta não tem uma resposta simples. Alguns diriam que é essencial (mais que necessário), outros que é inútil. Eu diria que, mesmo sendo possível aprender desenvolvimento de softwares por conta própria, é bom ter um diploma. Alguns dos motivos são:

• é um filtro em muitas das vagas: sem considerar outros fatores, pode ser a diferença entre conseguir ou não um emprego, pois quase todo nessa área tem diploma atualmente;
  • em um curso decente, você acaba aprendendo conceitos que pode não aprender só com cursos livres;
  • te dará um bom networking inicial: o primeiro emprego costuma ser o mais difícil de conseguir, e indicações de colegas e professores, além de estágios, podem ser uma boa porta de entrada;
  • testa sua dedicação: isso é mais subjetivo e muitos podem discordar, mas acredito que a dedicação de completar um curso longo como uma graduação é um bom “teste de estresse” para a vida no geral. É fácil fazer cursos online de 20 horas no espaço de 3 meses, mas manter dedicação diária ao longo de anos pode mudar sua mentalidade.