Dúvidas sobre Load-Balancing, Clusters

Bom dia pessoal,

Estou fazendo uma pós em arquitetura de software e tanto na pós quanto na bibliografia que tenho estudado sempre se fala em prós e contras de adotar estratégias como load-balancing, clusters e etc para conseguir atingir requisitos como escalabilidade ou disponibilidade.

O problema é que embora eu esteja vendo teoricamente situações onde tais técnicas poderiam ser utilizadas eu não sei fazer a configuração necessária na prática, visto que também foge do foco do curso essa parte prática.

Minha pergunta é: O que vocês recomendam estudar para aprender essa parte mais prática que envolve atingir esses requisitos não-funcionais que muitas vezes são bastante cobrados?

Abraços,

Hugo

Minha curiosidade era mais saber como ele é configurado, sem ter um AWS da vida me facilitando isso. Ou será que na verdade sempre existe um facilitador para implementar a solução, a configuração é similar e eu que não sei disso? :oops:

Eu acho que é mais interessante vc saber os conceitos do negócio, como realmente funciona. Pq independente se vc configurar na AWS ou no ABC123, os passos vão ser os mesmos, o que vai mudar é como fazer.

[quote=HugoMarques]Bom dia pessoal,

Estou fazendo uma pós em arquitetura de software e tanto na pós quanto na bibliografia que tenho estudado sempre se fala em prós e contras de adotar estratégias como load-balancing, clusters e etc para conseguir atingir requisitos como escalabilidade ou disponibilidade.

O problema é que embora eu esteja vendo teoricamente situações onde tais técnicas poderiam ser utilizadas eu não sei fazer a configuração necessária na prática, visto que também foge do foco do curso essa parte prática.
[/quote]

Pós em arquitetura de software que não quer ir para a prática? 0.o
Sinceramente, o que vocês estudam lá?
PMBOK? PMI? ITIL?

[quote=clone_zealot][quote=HugoMarques]Bom dia pessoal,

[/quote]

PMBOK? PMI? ITIL?[/quote]

Curiosidade, qual faculdade vocês faz? É difícil encontrar pós-graduação em Arquitetura de Software.

[quote=clone_zealot][quote=HugoMarques]Bom dia pessoal,

[/quote]

PMBOK? PMI? ITIL?[/quote]

A prática ao que me referi é configurar servidores ou esse tipo de coisa clone_zealot. A prática que temos tido esta muito focada na parte de documentação arquitetural, identificação requisitos não funcionais, discutir prós e contras em tomar determinadas decisões arquiteturais, identificação de riscos para a arquitetura, estudo de padrões e estilos arquiteturais.
Realmente não acho que deve ser o foco do curso se prender a COMO configurar um load-balancing mas sim QUANDO devemos utilizar a técnica e cada um que pode correr atrás para aprender a configurar quando for necessário utilizar a mesma.

Quem quiser saber um pouco mais sobre a pós pode entrar no site www.institutogti.com.br, as aulas tem sido muito boas e as discussões bem proveitosas.

Eu acho que é mais interessante vc saber os conceitos do negócio, como realmente funciona. Pq independente se vc configurar na AWS ou no ABC123, os passos vão ser os mesmos, o que vai mudar é como fazer.[/quote]

Citando porque esse post complementa meu anterior com relação a questão do clone_zealot