Dúvidas sobre Heranças e Polimorfismo

Olá a todos, sou iniciante em Java e estou estudando pela apostila do Caelum que está me ajudando muito.

Observem o código abaixo:

[code]class Conta {
private double saldo;

void deposita(double valor) {
    this.saldo += valor;
}
void saca(double valor) {
    this.saldo -= valor;
}
double getSaldo() {
    return this.saldo;   
}
void atualiza(double taxa) {
    this.saldo += this.saldo * taxa;
}

}
class ContaCorrente extends Conta {
@Override
this.saldo += this.saldo * taxa * 2;
}
}
class ContaPoupanca extends Conta {
@Override
this.saldo += this.saldo * taxa * 3;
}
}[/code]
Dúvidas:

• porque neste caso eu tenho que usar protected para acessar o atributo herdado de Conta? não posso utilizar o getSaldo no ContaGerente e no ContaPoupança?
  • sempre será necessário utilizar protected para acessar as subclasses? uma super não iria andiantar né?
  • quando eu uso private e quando eu uso protected? qual a diferença dos 2?
  • qual a básica diferente entre Herança e Polimorfismo? Herança até deu pra entender que é onde você tem uma classe (mãe/pai) e tem as subclasses (filho) que herdam tudo o que tem da superclasse, mas Polimorfismo realmente ficou complicado de entender. :slight_smile:

Obrigado a todos desde já.

Você poderia usar o getSaldo para recuperar o valor do saldo, mas não para atualizá-lo. Seria possível o uso dos métodos se houvesse um setSaldo.

Não, private é private para a classe e para as classes internas. Qualquer outra classe, mesmo sendo filha ou estando no mesmo pacote não consegue ver os métodos privates (a não ser via reflection).

Como disse, private é somente para a classe em questão. Você quer encapsular o comportamento mesmo para os descendentes. Use protected quando vc quer permitir o acesso a atributos herdados.