Duvidas quanto ao Presente e Futuro

Pessoas,

Resolvi deixar de preguica e procurar por uma nova Tecnologia para estudar… Devo confessar que depois de pensar em .NET e Python, muito me agradou a leitura da sintaxe de Ruby e a comunidade tambem me atraiu pra caramba… Porem to vendo que tem alguns RubyLover`s que sairam do Java e simplesmenta abandonaram Java porque comecaram a AMAR o Ruby, etc…

Porem eu estou curioso por saber… Nao sei, eu ainda nao vejo linguagem com a mesma Abrangencia e robustez que Java tem… Agora perdoem-me de coracao se eu estiver enganado, mas a impressao que me passa eh que Ruby eh mais voltado para Aplicacoes WEB, deixando um pouco de lado o foco Enterprise (apesar do REE), se bem que eu posso estar sendo influenciado pelo JEE, que foi o que eu mais me dediquei a aprender na vida… mas sei la… sao duvidas mesmo viu pessoal ??? To vindo como curioso ao Ruby… quem sabe eu nao fico… So gostaria de saber como eh a questao (Ruby - Mobile) (Ruby - Enterprise) (Ruby - Local(Desktop, Sistemas de tempo critico, etc…))

Pergunto, porque nao pretendo trabalhar com WEB por muito tempo, e olhando ao futuro da linguagem me preocupo com a Questao de Ruby na TV Digital, Ruby para Jogos, Ruby na Autmocao industrial, etc…

Pelo menos o ponto positivo que vejo eh justamente a Comunidade que parece apaixonada e bem disposta a melhorar…

O que voces veem na Bola de Cristal de voces em relacao ao Ruby ???

Valew Galera… :wink:

Bem cara eu ja participei de uma palestra de ruby e fiquei impressionado com a facilidade de criar um CRUD ja com acesso a BD, porém fico com medo que essa facilidade em coisas simples fique extremamente complicada em coisas complexas, mas também ja ouvi de donos de empresas que desenvolvem em java que tem vontade de parar de desenvolver em java e colocar tudo ruby so não acham profissionais no mercado e essa é a unica dificuldade que encontram.

[quote=adriano_si]Pessoas,

Resolvi deixar de preguica e procurar por uma nova Tecnologia para estudar… Devo confessar que depois de pensar em .NET e Python, muito me agradou a leitura da sintaxe de Ruby e a comunidade tambem me atraiu pra caramba… Porem to vendo que tem alguns RubyLover`s que sairam do Java e simplesmenta abandonaram Java porque comecaram a AMAR o Ruby, etc…

Valew Galera… ;)[/quote]

O que tenho observado é que muitos desses Lover’s já abandonaram Ruby para começar a amar Clojure. Só dizendo…

Pois eh… aqui mora o meu medo… falo sem conhecimento de causa… mas muito se ouve falar em Facilidades de criar CRUD, etc… tudo isso me parece muito WEB… entendeu ?? e quanto aos demais rumos da Tecnologia ?? Mobile, Enterprise, Dispositivos embarcados, etc…

[quote=mochuara][quote=adriano_si]Pessoas,

Valew Galera… ;)[/quote]

O que tenho observado é que muitos desses Lover’s já abandonaram Ruby para começar a amar Clojure. Só dizendo…[/quote]

Isso eu acho ateh que normal… tendo em vista que se os mesmos enxergaram vantagem nisso, que pulem de cabeca… Porem procuro algo de Longo prazo, nao quero pular de cabeca em uma Tecnologia que vai ficar no tempo (se bem que acho que nao eh o caso da Tecnologia em questao)… sei la, to pensando bastante…

Outra coisa que ja ouvi falar, ruby = web e só, mas é muito complicado isso de nunca ter trabalhado e so ouvir falar da tecnologia.

Outra coisa que ja ouvi falar, ruby = web e só, mas é muito complicado isso de nunca ter trabalhado e so ouvir falar da tecnologia.[/quote]

Poutz… :frowning: Se isso for realmente verdade eu me desanimarei com a linguagem…

To comecando a pegar abuso de Sisteminhas de Cadastro CRUD em telinhas de Browser…

Ineterssante pra quem quiser…

http://ruby-br.org/?p=703