Dúvidas quanto a armazenamento de informações em servidores web

Pessoal, eu uso um provedor para testar minhas aplicações na web. Agora pergunto aos senhores. Eu vou desenvolver um aplicativo para um cliente, por exemplo. Esse aplicativo é muito grande, envolvendo uma série de informações, segredos, patentes e etc… Eu ainda não consegui absorver algumas idéias quanto a armazenagem. O que eu digo para o cliente. Que ele deveria contratar um provedor ou é possível que ele crie um em suas instalações e disponibilizar isso via web, para manter informações dentro de suas próprias instalações? Como seria isso possível? Não sei se vocês me entenderam. Eu fiz um pequeno aplicativo em C# e publiquei isso na Internet. Acontece que só foi possível om aplicativo funcionar, após eu ter uploadar os arquivos .cs, mas esses arquivos são os meus fontes, logo não gostei da idéia de subir fontes. Não se se há outra forma de fazer isso. Agora imagine ter de hospedar um site de uma grande empresa ou de um grande banco. Se é possível com as grandes, porque não as médias, pequenas e micro empresas? Só gostaria de abrir essa discussão para saber qual melhor caminho, confiar em servidores públicos(provedores) ou criar o nosso e como fazer isso?

Já trabalhei em uma empresa em que ela alugava um servidor e colocava o aplicativo lá. Caso sua empresa queira levantar a aplicação em um servidor próprio, também é possível, MAS dá um trabalho bom viu. Vcs vão precisar de alguem que entenda de servidores (Tomcat/JBoss/…) sem falar no servidor físico. Precisará de uma estrutura legal para banco de dados e de backup.

Com java vc não precisa subir o código fonte em si, vc terá que subir os .class de sua aplicação que são os códigos fontes compilados. Nesse caso, já fiquei sabendo de programas que conseguem “descompilar” esses arquivos.

Se o site é apenas para suo interno da empresa e realmente a questão é segurança, compensa muito investir em um servidor interno.

Bom dia pjava.
Em C# nao sei como funciona, mas em Java existem diversas tecnicas para esconder os fontes e lugares sem acesso pelo browser.
Não intendi o que tu quis dizer com servidor publico :S
ou tu paga um servidor (que deveria ser de confiança) para hospedar tua aplicação web, ou monta teu próprio servidor.
Em relação ao aplicativo ser grande… Em Java, por exemplo, o aplicativo estará no servidor, o qual nao irá ser baixado pelo cliente.
O cliente por sua vez terá acesso a um JSP (pagina web) que fara requisições ao servidor.

Não sei se era bem isso suas duvidas… []'s

o que voce está dizendo eh o mesmo que dizer que eh mais seguro guardar dinheiro debaixo do colchao que em um banco. sinceramente, pra mim a sua preocupacao nao faz o menor sentido

A quebra não me referi ao cliente, mas sim a fguncionários do próprio provedor que podem interceptar isso, como dados em banco de dados e etc. Hoje mesmo há uma informação no Yahoo, de venda de informações pessoais de pessoas no pais. Servidor Público que eu quiz dizer, são os provedores de acesso, que existem por aí. Quanto ao cliente estou tranquilo dos limites de acesso que el possui. O que me preocupa são mos funcionários dos provedores, eles sim são uma preocupação.

Ai tem que ter um servidor de confiança :slight_smile:

Pois é. Se realmente precisa de tamanha proteção aos dados, vai ter que montar um servidor de dados.

Mas esse povo de servidor estão debaixo de fortes contratos. Se houver quebra de dados, eles tão lascados. Mas pense também que essa quebra poderia vir a acontecer de dentro da sua empresa. =/

Analise o contrato que essas empresas oferecem.

Eu sei de tudo isso. Essa discussão foi aberta apenas para esclarecer a postura que nós desenvolvedores temos diante de nossos clientes. Não temos pra onde fugir. Eu estou trabalhando em sistema de informações sigilosas, mas nada top secret, apenas informações de contratos de clientes e outros documentos. O sistema é simples, mas a informação é que é complexa. De momento vou de provedor público mesmo, até a empresa se posicionar se ela coloca ou não um servidor proprietário.

Sei que o tópico já está meio batido mas, digo que na maioria dos casos de venda ou vazamento de informações estão ex funcionários ou funcionários da empresa que tem acesso a informação privilegiada. Basta ver o caso do wikileaks que um analista de inteligencia repassava as informações confidenciais.

O provedores de hospedagem tem uma preocupação grande com isso pois, sabem que eles podem ser responsabilizados criminalmente se deixarem a informação vazar.

Em todo o caso você pode pesquisar sobre protocolos de segurança, criptografia e tudo mais para garantir que o seu sistema seja seguro.