Dúvidas OCJP [RESOLVIDO]

Boa Noite a Todos.

Galera tenho algumas dúvidas da OCJP.

Primeiramente, onde compro o voucher ? pela oracle ou pela responsável pelo exame ? alguém tem o link e os passos ?
Depois que eu comprar o voucher quanto tempo ele dura ? posso por exemplo marcar a prova pra julho ?
Quanto tempo dura a certificação ? Para renová-la temos que fazer o exame novamente?
Pessoal quanto tempo de estudos vocês levaram em média? e quais sãs os tópicos mais ferrados da prova ?

Valewww!

Seguem as respostas

Primeiramente, onde compro o voucher ?

www.prometric.com

pela oracle ou pela responsável pelo exame ?

Pela prometric $125.00 dolares ou pela oracle durante este mês você pode comprar o voucher por lá e ter direito a segunda chanc se não passar mais o preço sobe para cerca de R$307,00

alguém tem o link e os passos ?

No link da primeira resposta e totalmente intuitivo

Depois que eu comprar o voucher quanto tempo ele dura ?

12 meses

Quanto tempo dura a certificação ?

tempo indeterminado

Para renová-la temos que fazer o exame novamente?

Para atualizar a versão da certificação tem que pagar e fazer o exame de atualização

Pessoal quanto tempo de estudos vocês levaram em média?

3 meses em média estudando diariamente

quais sãs os tópicos mais ferrados da prova ?

Threads.

Abçs,

Wilton.

O preço, pela oracle, está 272 reais mais 45.20 de impostos… o que totaliza em 317.20…
A validade do voucher, segundo a ultima informação que recebi há uns 30 dias, pela própria oracle, é entre 10 e 12 meses.
Não achei threads a parte mais difícil da prova.
Quando fiz, tive mais dificuldades com Generics.

Conheço pessoas que passam mais de 6 meses estudando.
Eu passei 20 dias e acertei 85%.
O tempo de estudo é muito relativo… depende do que você já sabe e do que ainda vai aprender.

Concordo com o que o mjohnatha falou, também achei a parte de Generics mais chatinha.
Eu passei muuuuitos meses estudando, mas não mantive uma rotina de estudos (infelizmente) porque estava trabalhando e fazendo uma pós nesse período… Eu estudava de 1 a 2 hrs por dia e passei com 87%.
Acredito que se você mantiver uma rotina de estudos e estudar mais horas por dia, você faz em menos tempo.

No meu blog tem passo a passo de como comprar. A Oracle está com promoção de retake para quem comprar até o dia 31/01/11, mas o processo está bem lento, se quiser aproveitar, corra.

O voucher tem validade de 1 ano, ao receber o voucher pode sim marcar pra julho ou a data que preferir no decorrer de 1 ano. Depois de adquirir o seu e-voucher é só marcar em um centro oficial Prometric a realização da prova através do site da prometric.

A duração da prova é de 180 minutos contendo 60 questões. Para ser aprovado você precisa acertar 58.33% da prova. Estão disponíveis a versão do Java 5 (310-055) em português e inglês e versão 6 (310-065) apenas em inglês.

Para renovar você precisa fazer uma certificação de upgrade a 310-066 com 150 minutos de duração, 48 questões e você precisa acertar 66% da prova. Da versão 5 pra 6 parece que é outra, aqui você econtra tudo http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=320.

A média que o pessoal fala é de 3 meses de estudo, eu tenho apenas um mês para estudar para a minha e espero que seja o suficiente, como já disseram o tempo é relativo, depende do quanto você sabe. Tópicos mais difíceis que ouço falar são threads.

Recomendo ler o guia para SCJP da Kathy Sierra, e fazer muitos simulados, a prova tem muitos pegas e sempre tenta te confundir.

Valeu galera você ajudaram muito, O SCJP da Katy meu chegou quarta e você acaba aprendendo tanta coisa no primeiro capítulo que se chega a assustar. Pretendo estudar umas 2:30 e meio no minimo por dia, creio que em maio estarei mega preparado pra prova(não quero arriscar)

Até mais!

Cuidado, ter um certificado em mãos não te faz um bom programador. Estude e pratique muito, se faz faculdade procure um estágio ou emprego na área, é a melhor forma de se tornar um bom programador.
Boa sorte.

Perguntas:

Essa é a primeira certificação?
Não tem pré-requisitos?
Eu gostaria de fazer, essa certificação é pra versão 6 ?
O livro da Katty tem pra versão 6?
Em Português?

Essa é a primeira certificação?
Não, existe uma antes dessa que é a OCJA (Associate), que é opcional.

Não tem pré-requisitos?
Não tem pré-requisitos, você ir direto para a OCJP, não precisa fazer a OCJA antes.

Eu gostaria de fazer, essa certificação é pra versão 6 ?
Existe para versão 5 e versão 6.

O livro da Katty tem pra versão 6?
Sim.

Em Português?
Não, apenas a versão 5 tem em português, a 6 apenas em inglês.

Valeu mesmo amigão! :>
Trabalho com Java EE mas não sou “fera”…
Quero muito tirar essa certificação…
Vou pesquisar em relação ao conteúdo, e o pessoal ajuda muito aqui :smiley:
Obrigado

Depois que tirar a OCJP pode tirar a OCWCD que é pra web ^^

Livro da Katy SCJP6 tem em português, no caso tenho ele, mas a prova do exame para a versão 6 é em inglês, enquanto que a versão 5 do exame é português.

2, também quero muito a certificação :-o

dar uma olhada neste post. Certificação: Entendendo como funciona a SCJP

flw, boa sorte nessa maratona.