Primeiramente, onde compro o voucher ? pela oracle ou pela responsável pelo exame ? alguém tem o link e os passos ?
Depois que eu comprar o voucher quanto tempo ele dura ? posso por exemplo marcar a prova pra julho ?
Quanto tempo dura a certificação ? Para renová-la temos que fazer o exame novamente?
Pessoal quanto tempo de estudos vocês levaram em média? e quais sãs os tópicos mais ferrados da prova ?
Pela prometric $125.00 dolares ou pela oracle durante este mês você pode comprar o voucher por lá e ter direito a segunda chanc se não passar mais o preço sobe para cerca de R$307,00
alguém tem o link e os passos ?
No link da primeira resposta e totalmente intuitivo
Depois que eu comprar o voucher quanto tempo ele dura ?
12 meses
Quanto tempo dura a certificação ?
tempo indeterminado
Para renová-la temos que fazer o exame novamente?
Para atualizar a versão da certificação tem que pagar e fazer o exame de atualização
Pessoal quanto tempo de estudos vocês levaram em média?
O preço, pela oracle, está 272 reais mais 45.20 de impostos… o que totaliza em 317.20…
A validade do voucher, segundo a ultima informação que recebi há uns 30 dias, pela própria oracle, é entre 10 e 12 meses.
Não achei threads a parte mais difícil da prova.
Quando fiz, tive mais dificuldades com Generics.
Conheço pessoas que passam mais de 6 meses estudando.
Eu passei 20 dias e acertei 85%.
O tempo de estudo é muito relativo… depende do que você já sabe e do que ainda vai aprender.
Concordo com o que o mjohnatha falou, também achei a parte de Generics mais chatinha.
Eu passei muuuuitos meses estudando, mas não mantive uma rotina de estudos (infelizmente) porque estava trabalhando e fazendo uma pós nesse período… Eu estudava de 1 a 2 hrs por dia e passei com 87%.
Acredito que se você mantiver uma rotina de estudos e estudar mais horas por dia, você faz em menos tempo.
No meu blog tem passo a passo de como comprar. A Oracle está com promoção de retake para quem comprar até o dia 31/01/11, mas o processo está bem lento, se quiser aproveitar, corra.
O voucher tem validade de 1 ano, ao receber o voucher pode sim marcar pra julho ou a data que preferir no decorrer de 1 ano. Depois de adquirir o seu e-voucher é só marcar em um centro oficial Prometric a realização da prova através do site da prometric.
A duração da prova é de 180 minutos contendo 60 questões. Para ser aprovado você precisa acertar 58.33% da prova. Estão disponíveis a versão do Java 5 (310-055) em português e inglês e versão 6 (310-065) apenas em inglês.
A média que o pessoal fala é de 3 meses de estudo, eu tenho apenas um mês para estudar para a minha e espero que seja o suficiente, como já disseram o tempo é relativo, depende do quanto você sabe. Tópicos mais difíceis que ouço falar são threads.
Recomendo ler o guia para SCJP da Kathy Sierra, e fazer muitos simulados, a prova tem muitos pegas e sempre tenta te confundir.
Valeu galera você ajudaram muito, O SCJP da Katy meu chegou quarta e você acaba aprendendo tanta coisa no primeiro capítulo que se chega a assustar. Pretendo estudar umas 2:30 e meio no minimo por dia, creio que em maio estarei mega preparado pra prova(não quero arriscar)
Cuidado, ter um certificado em mãos não te faz um bom programador. Estude e pratique muito, se faz faculdade procure um estágio ou emprego na área, é a melhor forma de se tornar um bom programador.
Boa sorte.
Essa é a primeira certificação?
Não tem pré-requisitos?
Eu gostaria de fazer, essa certificação é pra versão 6 ?
O livro da Katty tem pra versão 6?
Em Português?
Valeu mesmo amigão! :>
Trabalho com Java EE mas não sou “fera”…
Quero muito tirar essa certificação…
Vou pesquisar em relação ao conteúdo, e o pessoal ajuda muito aqui
Obrigado
Livro da Katy SCJP6 tem em português, no caso tenho ele, mas a prova do exame para a versão 6 é em inglês, enquanto que a versão 5 do exame é português.