Estudo programação há algum tempo e não tenho muitas dificuldades em aprender as linguagens. Mas tenho muitas dúvidas quando o assunto é lógica.
Gostaria de saber por quais etapas de ação a maioria dos programadores costumam passar para resolver resolver seus problemas.
Todo mundo usa diagramação, pseudocódigo, etc??? Ou partem direto para o código?
Sobre a diagramação: Existe algum bom software para elaboração de diagramas de bloco? Ou o melhor mesmo é resolver com papel e caneta?
Quando se está iniciando com lógica, a melhor maneira de aprender é escrever e reescrever algoritmos, diagramas, pseudocódigo etc, tudo em um papel, até fixar bem.
Fixando bem, isso tudo voce vai fazer um diagrama na cabeça apenas ao ver um problemas para resolver.
Carah pra gente começa a programar vc tem que fazer a documentação principalmente se vc for fazer com banco de dados SQL, deve fazer o modelo conceitual, e o modelo logico pra vc nao ficar perdido na hora de desenvolver primeiro o BD e depois sicroniza com o aplicativo da linguagem.A logica vc desenvolve resolvendo problemas pode ser ate matematicos mais para programar deve conhecer o API da linguagem se for JAVA usa o “DEITEL Java como programar”.
eu sempre tento organizar meu pensamento desta forma …
1 - saber o que quer fazer
2 - listar o que vc tem que fazer na rotina a ser desenvolvida
3 - executar as tarefas listadas ate concluir
4 - testar …
exemplo :
1 - quero registrar uma venda
2 -
verificar se o cliente esta com o cadastro completo
verificar estoque dos produtos antes de lancar na venda
calcular o total do pedido ao incluir um item
etc
3 - desenvolver o que foi listado
4 - testar / um teste aqui outro ali sempre eh bom
eu sei que nao é exatamente o que vc perguntou… mas tente pegar o espirito da coisa… o segredo eh organizar as suas ideias… a partir dai vc resolve pequenos problemas … e quando vc ve… esta td pronto… bombando xD