Olá pessoa, tudo bem? Sou o Nicolas e tenho algumas dúvidas sobre carreira. Antes de mais nada, se meu tópico não se encaixar na categoria certa ou estiver com o titulo de dúvida “errado” eu peço desculpas e gostaria que me dissessem (já que quero ser um membro desse fórum).
Então, estou fazendo curso técnico em Informática em uma ETEC, no final desse próximo semestre terminarei o curso e gostaria de tirar algumas dúvidas.
As empresas pegam um recém formando de curso técnico pra trabalhar como Programador Junior (ou algum outro tipo de especificação envolvendo programação)? Quanto ganharia um recém formando nessas condições? Estou pensando em, logo depois de terminar o técnico já ir estudando pra OCJA, vocês recomendam ou acham melhor ter uma pequena experiência profissional antes? E quanto em média um recém formado técnico de Informática + OCJA ganharia? Vocês recomendam algum curso em especifico? Qual?
Geralmente os anúncios que vejo o critério essencial deles é ter ou estar cursando um Curso Superior. Mas nada impede que com curso técnico você também consiga uma vaga.
Você tem experiencia? Já fez estágio na área durante o curso ou já trabalha com desenvolvimento em alguma empresa? Se sim, será mais fácil achar uma vaga.
Seria interessante você terminar o técnico e tentar entrar em uma faculdade. E se possível, já no 1° semestre corra em busca de um estágio ou mesmo de uma vaga efetiva.
Nem tenho experiência cara, por isso estou fazendo essas perguntas. Eu gostaria de ter um emprego na área antes de entrar na faculdade (aproveitando o técnico que já faço), mas se for o caso, entrarei na faculdade antes.
Como eu disse antes, na impede que você consiga uma vaga sem a faculdade, mas talvez seja mais difícil. Inscreva-se em sites de vagas, coloque seu currículo nos sites das empresas de TI.
A tentativa é livre. Você pode tentar fazer alguns cursos de java ou outras linguagens que você goste para incrementar seu currículo.