Duvidas de Api

Estou começando com Android. e estou gostando muito, mas tenho minhas duvidas como qualquer iniciante.

Por exemplo:

• O que são APIs?
  • Pra que servem?
  • Como Usa-las em um app?
  • Uma API é feita por nós? Se não…
  • Onde se pega uma API?

Valeu qualquer ajuda.

vamos la

no começo dos tempos, como vc reusava codigo?

todo o codigo ficava na memoria, e vc controlava cada posição, etc. vc precisava calcular, por exemplo, um cosseno em varias partes, não ia ficar enfiando o codigo pra calcular cosseno sempre.

criava-se uma porção de memoria para o cosseno e vc fazia uma “chamada de função”.

que basicamente é “agora vamos saltar para a posição de memoria que sabe fazer isso, pegar o resultado e voltar pra cá e continuar o programa”. e ai criava-se o protocolo de chamada de função ( como entra parametros? como sai? como retorna ao endereço original? e para uma função chamar outra e outra e outra? )

isso em assembler é coisa de fazer crescer cabelo no peito. mas hoje os tempos são outros.

imagine que vc quer imprimir uma mensagem na saida “padrão”, o famoso print.

cada hardware vai fazer isso talvez de forma diferente. alguns usam tecnologia x outros y. alguns tem terminal cristal liquido, outros monitor de tubo, outros uma impressora fisica, outros um led que fica piscando, e ai comofas?

a API é uma forma de normalizar isso. define-se a INTERFACE entre um componente e outro.

assim se um componente respeitar a API, vai funcionar.

basicamente o conjunto de tipos, funções, classes, etc, é o que se chama API.

em java: a classe String vc não precisa saber como é, vc usa a API dela, que diz “tenho estes metodos, pode chamar sem medo”.

a classe String esta localizada na biblioteca core da linguagem e é propriedade da SUN/ORACLE. vc pode criar a sua propria classe String por exemplo ( dá trabalho ) basta que respeite a API.