Hellow.
Ainda estou começando no mundo Java, porém o pouco conhecimento que tenho está voltado mais para Web.
Estou querendo criar um sistema para Desktop em Java, algo como um controle financeiro pessoal,apenas para ir aprendendo mesmo.
Minhas dúvidas são as seguinte:
1 ) Como o software vai ser um controle financeiro,vou precisar guardar as informações em algum lugar, e para isto vou precisar de um banco de dados.
Eu estava pensando em usar o postgreSQL, mas para isto, em cada máquina que for rodar o sistema,vou precisar ter uma instância client do postgreSQL rodando.
Esta é minha dúvida, em cada máquina que eu for rodar o sistema vou ter que instalar o postgreSQL certo ? Teria como eu startar (iniciar) o serviço do banco apenas quando o software for executado afim de ganho de desempenho no computador ? Eu não queria que o serviço de um banco de dados esteja rodando mesmo quando o meu software não esteja em execução.Deu para entender ? Há como eu rodar o sistema sem por exemplo rodar uma instancia client do banco ?
2 )Para a GUI pensei em usar o Swing.Mas pelo pouco que mechi ele é muito enjoado néh ? Mecho em algo simples e quebra todo o layout,kkk.Vocês recomendam algo semelhante ao Swing ? ( Programei algum tempo em Delphi e acho que me acostumei com a facilidade dele,rsrs ).
3 )Aplicações Desktop eu devo seguir o MVC também néh ?
4 ) Após o término do Sistema, como posso fazer um “Setup” de instalação ? Algum link referência de como executar o aplicativo em outras máquinas ?
Estas são as dúvidas iniciantes.
Obrigado pela atenção
Abraços