Dúvida XML

Bom dia a todos!

Estou desenvolvendo parte de um sistema de cadastro de produtos, o detalhe é que as informações gerais desses produtos variam de categoria para categoria. Devido a isso pensei em armazenar essas informações em um arquivo XML.

No entanto como são muitos produtos acredito que esse arquivo vai ficar muito, mais muito grande mesmo, na casa de GBs? Talvez.

Dessa forma qual opinião de vocês? É viável utilizar arquivo XML para armazenar esses detalhes?

Obrigado,
André.

Utilize um SGBD!

2 curtidas

Mas pq vc acha isso amigo? Como os atributos dos produtos variam minha ideia era usar xml para poder cadastrar esses diferentes atributos, por exemplo:

<produto> <atributo>Editora</atributo> <decricao>Globo</descricao> </produto> <produto> <atributo>Altura</atributo> <decricao>1,65m</descricao> <atributo>Largura</atributo> <decricao>5,00m</descricao> <atributo>Material</atributo> <decricao>Sucupira</descricao> </produto>

Em um SGBD relacional acredito que isso seja inviável. Existe a possibilidade de eu usar esse xml juntamente com um SGBD?

Você vai precisar de um SGBD e será necessário modelar o banco de dados, definir quais serão as entidades (tabelas) e o relacionamento entre elas. Arquivos XML são usados somente para troca de informações entre sistemas (APIS) ou para armazenar configurações (alguns frameworks Java utilizam).

Se você já tiver definido os tipos de produtos e os atributos que cada tipo terá, usando um SGBD dá para fazer uma especialização.

Pelo seu xml, você tem um produto editora e outro material, podendo ter outros tipos. Seguindo esse xml, veja:

Essa modelagem permite ter N tipos de produtos, cada um com seus próprios atributos, e os atributos que forem comum a todos, coloque na tabela pai (tb_produto)