Dúvida uso de interface

Olá a todos, minha dúvida é a seguinte… enquanto ao uso e interfaces na criação de uma classe eu defino os atributos,métodos assessores etc… e posso também criar métodos dentro da mesma ou poderia usar interface. qual a melhor prática / forma de implementar métodos na classe ?

A primeira coisa que você precisa se perguntar é se realmente está precisando criar interface. Muitos criam só pra efeitos burocráticos pq aprenderam na faculdade e cursos que forçam o uso.

Se realmente precisa estabelecer um contrato pra ter n implementações previstas de um mesmo tipo, descreva seus requisitos.

ok, o uso de interfaces ajuda na não duplicação de código ? uma classe simples com métodos digamos bobos utilizando interface torna o código menos poluído ?

Interface é mais pra estabelecer contratos entre n implementações do mesmo tipo, como por exemplo no .NET tem o IDbConnection e n implementações para cada banco, como OracleConnection, SqlConnection, etc

Mesmo com programação estruturada é fácil não duplicar código. Quanto a isso basta separar bem as responsabilidades, quebrar em partes menores, independente do que vai usar. É mais questão de organização do que cometer excesso de engenharia.

1 curtida