Eu não trabalhei ainda numa equipe ágil. Onde eu trabalhei o processo sempre foi através de protótipos, ou seja, o webdesigner criava as telas em html, o cliente aprovava e nós desenvolvedores recebíamos esses htmls e codificávamos à partir deles. No caso de uma equipe ágil, como isso funciona? Eu li algumas coisas em inglês e tem um pessoal que fala que existem sempre dois sprints em paralelo, então quando o pessoal do desenvolvimento está em um sprint, o pessoal de webdesign está criando as telas do sprint seguinte…
Para quem já trabalha em equipes ágeis, como isso funciona na equipe de vocês?
[quote=rogeriopaguilar]Eu não trabalhei ainda numa equipe ágil. Onde eu trabalhei o processo sempre foi através de protótipos, ou seja, o webdesigner criava as telas em html, o cliente aprovava e nós desenvolvedores recebíamos esses htmls e codificávamos à partir deles. No caso de uma equipe ágil, como isso funciona? Eu li algumas coisas em inglês e tem um pessoal que fala que existem sempre dois sprints em paralelo, então quando o pessoal do desenvolvimento está em um sprint, o pessoal de webdesign está criando as telas do sprint seguinte…
Para quem já trabalha em equipes ágeis, como isso funciona na equipe de vocês?
[/quote]
Me parece serem a mesma coisa. Em ambos o processo consiste em entrar com um protótipo e sair com uma tela implementada. A diferença é que no “ágil” você dividiu as telas em “sprints”.
No entanto, na minha visão de ágil o produto, neste caso a interface, é resultado do trabalho conjunto de designers e desenvolveres, e não de grupos de desenvolvimento organizados como uma linha de montagem.
Obrigado pela resposta. O que eu fiquei com maior dúvida é que já li em muitos lugares que as esquipes ágeis são multidisciplinares, então eu imaginei que a figura do webdesigner que cria os htmls para o protótipo não existia mais, e que isso passava a ser feito por um desenvolvedor, que deveria então também ter o conhecimento de um webdesigner…
A regra geral é que as equipes sejam multidisciplinares, mas nada impede que tenha especialistas em determinados assuntos.
Mas o estranho nessa forma de trabalho é outra coisa… se os designers já estão atuando na sprint seguinte, então significa que seu escopo já está fechado de antemão, bem antes de começar o “sprint de desenvolvimento”, certo? Isso não combina com Scrum, pois o planejamento não e feito sprint a sprint.
Parece mais um projeto de escopo fechado, só que com o desenvolvimento dividido em períodos curtos.
É, eu também achei estranho, mas sei lá… Segue o link: