Duvida sobre validadores

Olá pessoal do guj, como sempre estou aqui com uma pequena duvida que parece ser meio idiota, mas sou iniciante. Estou criando um validador de cpf, mas eu tenho uma duvida se criar uma classe utilitaria com construtor private e um metodo static isValidCpf() ? ou se devo colocar o validador no controlador. Eu sei que é meio ingenuo, mas gostaria de saber a opiniao de vcs, estou arquitetura MVC.

Quer disser estou usando arquitetura MVC, corrigindo o que escrevi acima

Um tipo de classe Validadora no seu caso, na minha opinião fica normal fazer uma classe com método static, porém uma boa prática de Java é evitar o máximo trabalhar com Statics pois é algo herdado da programação procedural do C/C++ e criar um método dentro de um controlador é bom, porém vai que amanhã você pretende usar o mesmo método em outro controlador?

A boa prática seria por exemplo criar uma classe utilitária com todos os validadores que você criou, e instanciando eles no controlador desejado utilizando Injeção de Dependência.

Por exemplo se você estivesse usando o VRaptor como framework MVC você criaria uma classe utilitária com a anotação @Component “injetaria” nos contrutores das classes controladoras que pretende utilizar.

Entendi sua ideia, mas estou desenvolvendo desktop, nao conheço o vraptor, mas ele é para desenvolvimento web, eu acho, é possível fazer injeçao de dependencia nessas aplicações, melhor usar entao o spring framework e injetar nos controladores ? O que vc acha ?

Praticamente pelo que sei não existe framework MVC para desktop uma pq esse conceito MVC (Model-View-Controller) é para desenvolvimento web.

Se esta desenvolvendo para desktop, trabalhar com static para isso já resolve, pois a complexidade da injeção de dependência vai ser mais custoso para desktop, isso devido a ausência de frameworks que facilitem isso, porém eu posso estar errado e se alguém souber de algum framework eu gostaria de conhecer.