Ola queridos amigos estou com uma duvida inerente na minha cabeça.
Eu sei que no modelo ele responsável pela persistência do banco de dados certo.
Minha duvida e com relação a validações, queria saber o que posso validar dentro do modelo ou não tipo.
- logar no sistema pelo usuário admin posso fazer?
exemplo:
public boolean logarAdmin() {
if (this.usuario.equals("admin") && this.senha.equals("admin")) {
return true;
} else {
return false;
}
}
- Verificar campos se estão vazio posso fazer?:
public boolean validarNome() {
if (this.nome.equals(null)) {
return false;
} else {
return true;
}
}
E também queria saber mais o que posso validar no modelo e o que não posso validar aqui, essas são minhas duvidas.
Se isso for Java, usa Bean Validation. Nao se prende nas burocracias do MVC.
Tenta utilizar Bean Validation como já foi recomendado acima!
Mas caso queira utilizar este formato, como o método é de retorno booleano, tu pode retornar o valor da própria expressão diretamente!
Exemplo:
public boolean logarAdmin() {
return this.usuario.equals("admin") && this.senha.equals("admin");
}
Gente acho que vocês não entenderam minha duvida que estou explicando para vocês.
Queria saber o que eu posso e não posso validar no modelo não quero saber o que vou usar pra logar o sistema aquilo só foi para efeito de exemplo ok.
Foi o que te respondemos, porém, recomendando o uso de Bean Validation para validar os seus modelos ao invés de construir as validações na mão conforme o exemplo que você enviou.
Sobre o que validar, aí depende das suas regras de negócio!
Tudo tem que partir das suas necessidades. Se a informação que voce precisa validar está no modelo, usando bean validation poderá validar qualquer coisa que precisar desse modelo. Desde coisas básicas como campo em branco até regras mais complexas através de custom bean validation.