Estava dando uma lida em alguns materiais de Scrum e me bateu uma dúvida sobre o Product Owner. A princípio eu achei que no Scrum o Product Owner poderia ser um usuário comum que iria anotando os requisitos no Product Backlog, mas lendo um pouco mais a fundo percebi que não, pois tem que ser uma pessoa experiente e que conheça de Scrum, pois ela irá gerenciar esse Product Backlog ao longo de todo o projeto.
Lendo o livro scrum e xp direto das trincheiras, vi que depois de cada Sprint é feita uma reunião para apresentar a nova funcionalidade aos envolvidos no projeto.
Minha dúvida é a seguinte, se o Product Owner não é o usuário comum do sistema, mas sim uma pessoa que os representa, esses stakeholders participam da reunião de entrega de incremento? Pois no livro se não me engana eles não citados.
O product owner tem diversas funções, até por isso ele precisa ser experiente e conhecer de scrum. A idéia é que todos participem das reuniões, dessa forma no review(uma das reunião após o sprint) eles podem aprovar melhor as tarefas. O PO pode ajudar a fazer a comunicação melhor entre o cliente/usuário com a equipe de desenvolvimento.
Em minha opinião, o PO deve ser alguém com experiência de mercado e no produto, que conheço profundamento o negócio do seu produto, por isso ele é o “dono do produto”. Tem como objetivo direcionar o caminho que o produto deve seguir, se baseando em benchmark, feedback de clientes, feedback da sua própria equipe e etc e, sem dúvida, sempre de olho no mercado.
Deve planejar seu backlog juntando todas estas informações, planejando para curto, médio e longo prazo o caminho que o produto irá seguir. As prioridades serão definidas com análise de todos estes dados e, claro, é essencial que ele também saiba ouvir muito bem seu time. Quanto mais alinhados todos estiverem, maiores as chances de sucesso.
Sobre a participação do PO, na reunião de revisão stakeholders podem ser convidados. A presença do PO é fundamental para fornecer feedback ao time de desenvolvimento. Ele é um stakeholder, mas antes disso ele é membro do time core (PO + SCM + Time Dev)l.
Uma sugestão: Scrum e Agile em projetos - Guia completo. Autor - Fábio Cruz.
Acredito que tu irá gostar.