Dúvida sobre mercado de trabalho (iniciante)

Olá pessoal, sou novo no fórum e novo no mundo da programação. Sou estudante de Ciência da Computação e estou no segundo período, vendo o básico da programação ainda (toda aquela parte de algorítmo e POO).

Gosto bastante de programar, trabalhamos na faculdade com java porém vimos C também e eu me empolgo muito nas aulas, resolvendo os problemas e exercicios e tudo aquilo que a maioria aqui ja deve ter passado. A minha dúvida é: Quais caminhos eu devo seguir para começar a ingressar no mercado de trabalho? O que de fato eu devo estudar/focar para conseguir alguma vaga antes de me formar ou ja no início do curso? O que eu vou fazer como analista de sistema, o que um programador realmente faz numa empresa?

Todos que conheço que programam me dão respostas preguiçosas ou muito vaga que acabam deixando com mais dúvidas do que esclarecimentos, além de que afirmam que você aprende infinitamente mais em um trabalho do que em qualquer faculdade, porém toda vaga de emprego/estágio exige experiencia no mercado de trabalho. Se alguém que ja passou por isso conseguir me elucidar a respeito dessas dúvidas eu ficaria muito grato.

O fato é estudar o que mais pedirem nas vagas da regiao que pretende trabalhar. Basta pesquisar vagas, nao tem mistério.

Preencher um currículo e enviar às empresas, talvez…

10 em cada 10 tópicos sobre mercado de trabalho contemplam respostas como: analise as vagas anunciadas na tua região. Se pedem C#, por que você vai focar em PHP? Seja coerente, também. Se você viu que tem mais vagas em react, mas você estudou e não gostou, tente algo diferente, que você tenha mais afinidade.

O analista de sistemas faz o que o analista de negócios deveria fazer.
O programador faz o que o analista de sistemas deveria fazer.