Dúvida sobre mercado de trabalho (iniciante)

Olá pessoal, sou novo no fórum e novo no mundo da programação. Sou estudante de Ciência da Computação e estou no segundo período, vendo o básico da programação ainda (toda aquela parte de algorítmo e POO).

Gosto bastante de programar, trabalhamos na faculdade com java porém vimos C também e eu me empolgo muito nas aulas, resolvendo os problemas e exercicios e tudo aquilo que a maioria aqui ja deve ter passado. A minha dúvida é: Quais caminhos eu devo seguir para começar a ingressar no mercado de trabalho? O que de fato eu devo estudar/focar para conseguir alguma vaga antes de me formar ou ja no início do curso? O que eu vou fazer como analista de sistema, o que um programador realmente faz numa empresa?

Todos que conheço que programam me dão respostas preguiçosas ou muito vaga que acabam deixando com mais dúvidas do que esclarecimentos, além de que afirmam que você aprende infinitamente mais em um trabalho do que em qualquer faculdade, porém toda vaga de emprego/estágio exige experiencia no mercado de trabalho. Se alguém que ja passou por isso conseguir me elucidar a respeito dessas dúvidas eu ficaria muito grato.

O fato é estudar o que mais pedirem nas vagas da regiao que pretende trabalhar. Basta pesquisar vagas, nao tem mistério.

Preencher um currículo e enviar às empresas, talvez…

10 em cada 10 tópicos sobre mercado de trabalho contemplam respostas como: analise as vagas anunciadas na tua região. Se pedem C#, por que você vai focar em PHP? Seja coerente, também. Se você viu que tem mais vagas em react, mas você estudou e não gostou, tente algo diferente, que você tenha mais afinidade.

O analista de sistemas faz o que o analista de negócios deveria fazer.
O programador faz o que o analista de sistemas deveria fazer.

Brincadeiras a parte, se você entrar numa empresa que realmente privilegie a posição, dificilmente você terá essa distinção, nos dias de hoje. É muito mais comum você encontrar times ágeis, com scrum master e analistas desenvolvedores (os famosos programalistas).

Em resumo, o que estudar:

• Lógica de programação/algoritmos.
  • POO
  • Design patterns (em especial MVC)
  • SQL (DDL, DML)
  • Clean code (ok, não é bem um requisito, mas código bem feito é bacana)
  • KISS e SOLID principles
  • Metodologias ágeis, em especial, Scrum.
  • A linguagem de programação da tua preferência/requisitada pelo mercado de trabalho da tua região ou da região onde você pretende atuar
  • Maven e/ou gradle

Creio que isso já te dê uma boa perspectiva e possibilidade de ingressar no mercado de trabalho.

Plus:

• NoSQL
  • Frameworks/Libs javascript como jQuery, Angular 2+, react.js, vue.js
  • Node.js
  • Gerenciador de versionamento (especialmente git, mas SVN ainda é largamente utilizado)
  • Testes unitários (jUnit e afins)
  • Automação de testes (selenium e afins)
  • Frameworks da linguagem escolhida (SpringBoot, hibernate e afins para Java, por exemplo)

Certamente você terá mais chances se empregar com esses adicionais.

Olá,

1 - Um ponto muito importante você falou é: “Gosto bastante de programar”, isso é o principal, parabéns!

2 - Se ainda não tem, crie seu GitHub e poste todos os algoritmos que fizer.

3 - Estude as bases que são comuns tipo: algotimo, banco de dados, orientação objetos etc…

4 - Se provoque, se desafie, procure fazer pequenos programas para atividades do seu dia a dia, ex.: controle financeiro.

5 - Busque participar de monitorias.

A medida que você conseguir experiência praticas isso vai ajudar nas entrevistas de empregos, pode acreditar.

1 curtida