Duvida sobre diagrama de sequencia

Ola pessoal,

Primeiramente creio que este não é local correto de posta este tipo de duvida, porem dentre as outras opções acho que é a que mais de aproxima.

Estou fazendo a engenharia reversa de um sistema para gerar os diagramas de sequencia. O programador não utilizou classes de negocio (BO),
e acabou implementando a logica e negocio dentro das classes ManagedBeans - foi utilizado JSF.

Na pratica tenho um funcionalidade sendo consumida por 6 classes ManagedBeans. Qual a forma correta de representar isso dentro de um diagranma de sequencia?

Agradeço desde já,

Abs!

Usa singleton? A funcionalidade (operação, presumo) é static? Se não, vai precisar identificar que instancia o objeto da classe referida para cada um dos MBs que enviam mensagem à ela.

Quando você diz “identificar as instacias”, seria criar um diagrama de sequencia para cada MB que chama a funcionalidade?

Os diagramas da UML não são engessados, você pode modelar como achar melhor.
O que deve ficar claro é que, se você não usa singleton ou método como static, deverá, antes da mensagem que requisita tal operação, enviar uma mensagem de criação, indicando que o objeto está sendo criado naquele momento.

[quote=drsmachado]Os diagramas da UML não são engessados, você pode modelar como achar melhor.
O que deve ficar claro é que, se você não usa singleton ou método como static, deverá, antes da mensagem que requisita tal operação, enviar uma mensagem de criação, indicando que o objeto está sendo criado naquele momento. [/quote]

Obrigado pela dica, mas acho que não me expressei bem.

Tenho um caso de uso principal que chama varios outro casos de uso menores. No diagrama de sequencia para a funcionalidade principal faço referencias dos casos de uso menores.
Minha é duvida é como nos diagramas de sequencia para as funcionalidades menores representar a mesma pode ser invocada sem possuir essa camada singleton.

Acho que entendi o que você falou, e estou pensando em fazer para os diagramas menores uma unica “controler” que represente todas as MBs que consomem aquele funcionalidade. Ficaria muito confuso?

Camarada, não está fazendo engenharia reversa? Então terá que adequar o diagrama ao que está implementado, não tente inventar.
Se eu entendi bem o que você pretende, creio que ficará sim, confuso.

Obrigado!