Olá pessoal, estou começando a desenvolver o sistema para o meu trabalho de conclusão de curso na faculdade, o sistema que eu irei desenvolver é um sistema gerador de mapas temáticos com base em arquivos Shapefile, bom pra falar a verdade a lógica para gerar os mapas já está feita.
Irei utilizar a linguagem Java e a aplicação será para Desktop, as minhas dúvidas é como escolher a melhor arquitetura para desenvolver o sistema, particularmente eu escolhi o MVC, pois achei interessante a maneira pela qual ele separa a aplicação.
Alguém pode me indicar outra arquitetura que também é muito utilizada para o desenvolvimento de softwares em Java para Desktop?
Porque o meu maior MEDO é que a aplicação fique com o código TODO MISTURADO por ex: código de lógica misturado com código de criação de interfaces, eu quero desenvolver um sistema no qual o código fique fácil de alterar e fácil compreensão.
Bom amigo não sei qual curso vc está fazendo mais é bem interessante seu projeto.Você deve estar usando java estruturado, se usar java orientado a ojetos seu codigo ficará muito melhor e vc usára bem menos linhas, visto que a OO facilita a reutilização de código, e seu código ficará todo organizado em classes.Espero ter te ajudado…
bom estou desenvolvendo Orientado a Objetos porém a minha dúvida é escolher a melhor arquitetura para que a minha aplicação fique separada entre a LÓGICA e a INTERFACE
Bom, se vc quer separar lógica de criação de componentes, o MVC não serve para isto!
Você pode criar uma “camada” de serviço (Service) e, caso haja acesso a BD, uma “camada” de acesso a dados (DAO). Este é um padrão amplamente utilizando por diversas aplicações.
O MVC é para separação entre Modelo, Visualização e Controladora, sendo que esta última teria o acesso ao Service e o Service ao DAO.
O modelo MVC é útil tanto para Web quanto para Desktop, ou para Mobile. E a idéia do MVC é justamente essa, separar a lógica de negócios da lógica de apresentação (visual).