Contador.
Pessoal, só por autos, para vocês terem uma idéia… Ainda que se trate de micro empresa, no mínimo, são os livros a serem registrados, escriturados e atualizados pelo seu contador:
Livro Diário; (obrigatório)
Livro Razão; (obrigatório)
Livro Caixa; (dispensável se os dois anteriores estiverem ok)
Livro de Registro de Inventário; (obrigatório)
Livro de Entrada de Mercadorias; (depende da atividade)
Livro de Saída de Mercadorias; (depende da atividade)
Livro de Apuração do ISS; (se for prestadora de serviços)
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Livro de Registro de Empregados
Livro de Ocorrências (Para uso do Ministério do Trabalho).
Além disso… Quando for fazer a guia do simples, como alguns defendem ser muito fácil, é preciso cuidar para enquadrar na alíquota correta. Caso contrário, como implicar no dobro de impostos incorretos, e falta de pagar impostos devidos.
Isso sem falar em atualizações, etc. Para se ter uma idéia, temos em nosso escritório 3 empresas de consultoria contratadas para prestas informações semanais, por escrito, e diárias por meio eletrônico, das alterações na legislação. Cada empresa nos atualiza com mais de 50 páginas POR SEMANA com altereções na lei. Em suma… É muita coisa…Não é tão simples assim…
Vou dar um exemplo para os senhores… Há pouco tempo, por precaução, fizemos espelhamento dos três servidores que temos em nosso escritório (um para cada setor). Tenho consciência que para a maioria aqui não deve ser nem um pouco complicado, como também não é quando o “rapazinho” da manutenção “escraviza” o meu pc lá do escritório dele… Segundo ele, é tudo muito fácil. Mas eu não conseguiria fazer isso nem em 2 semanas!!!
Por mais que a contbilidade possa parecer fácil também, há muitas obrigações que devem ser cumpridas, que demandam tempo, muito, MUITO, estudo e MUITA responsabilidade. Isso tem um preço. Justo ou não, depende do retorno que os senhores terão e do que esperam…