Estou estudando os padrões de projeto Factory Method e Abstract Factory.
O Factory Method ficou bem claro que através de apenas 1 método você passa o parâmetro e ele cria o objeto de acordo com aquele parâmetro. Porém o Abstract Factory pelo que percebi é uma Fabrica de criar Fabricas, e ainda não consegui ver a utilidade disso, mesmo porque o Factory Method o faz de forma mais simples.
O AbstractFactory é um objeto que contém um conjunto de fábricas de coisas relacionadas. Por exemplo, você tem um Game de pacman, e quer permitir a inclusão de skins nesse game. Você pode criar uma AbstractFactory assim:
public abstract class SceneFactory {
public abstract PacmanView createPacmanView();
public abstract GhostView createGhostView();
public abstract FruitView createFruitView();
public abstract PillView createPillView();
public abstract WallView createWallView();
}
Se aguém quiser criar uma nova skin para seu game, basta agora implementar essa Factory abstrata. Por exemplo, você poderia querer ter um Pacman com o estilo do gótico:
Veja que para o programador de GothFactory, fica fácil saber todas as fábricas que precisam ser criadas, pois o AbstractFactory contém uma série de TemplateMethods, que são também FactoryMethods.
Então pelo que eu entendi o Abstract Factory serve apenas para definir uma Interface (contrato padrão) do que deve ser implementado, mas esse não é conceito de Classe Abstrata ou mesmo Interface ? Em que o Abstract Factory acrescenta nestes conceitos ?
[quote=rlanhellas]Então pelo que eu entendi o Abstract Factory serve apenas para definir uma Interface (contrato padrão) do que deve ser implementado, mas esse não é conceito de Classe Abstrata ou mesmo Interface ? Em que o Abstract Factory acrescenta nestes conceitos ?
[/quote]
Não acrescenta nada aos conceitos, ela usa esses conceitos.
Não viaje muito. Muitos padrões são apenas dicas de como aplicar os conceitos para um propósito específico.