Dúvida quanto ao Prototype e o uso de interfaces

Oi pessoal.
Antes de mais nada, quero chegar pedindo desculpas pela ignorância no assunto. Estou estudando padrões de projeto e não estou achando muito fácil.
Já estudei alguns e agora estou estudando o Prototype, usando o livro do GoF e o Head First (o do GoF eu acho meio complicado de entender).
Peguei o exemplo da Wikipedia (do bolo).
Eu tenho uma classe Bolo, que contém o método clone. Como subclasse, tenho uma class BoloDeCenoura e BoloDeChocolate. Tenho também no projeto a classe MaquinaDeBolos, que, basicamente, chama o bolo usando clone.
Até aí tudo bem. A classe Bolo está assim:

public class Bolo implements Cloneable {

/**
     * Metodo de clonar um objeto
     * @return objeto clonado
     */
    public Object clone() {
        try {
            Bolo copia = (Bolo)super.clone();

return copia;
        } catch (Exception e) {
            System.out.println("Opz!");
            e.printStackTrace();
            return null;
        }
    }

/**
     * Metodo que retorna a descricao de um bolo
     * @retrun descricao
     */
    public String getDescricao() {
        return "";
    }
}

O método getDescricao() retorna o nome do bolo e é sobrescrito pelas duas subclasses. É aqui que tenho uma dúvida (muito boba, por sinal): muitas pessoas (inclusive aqui do guj) são a favor de usar composição ao invés de herança. Eu até li que um dos usuários (Paulo Silveira) falou que prefere usar interfaces ao invés de classes abstratas.