Dúvida quanto a arquitetura utilizada?

Pessoal Boa tarde, visualizei um sistema, aonde fiquei em dúvida quanto ao seu funcionamento e gostaria de saber se isto é possível ser feito e se possível como fazer?

Então a dúvida é o seguinte, o sistema que eu visualizei funciona em ambiente cliente servidor, sendo que este é em ambiente desktop, porém os arquivos que estão nas máquinas clientes são htmls que chamam os métodos e o restante da aplicação no servidor central. Não entendi muito como é feito este processo. Se alguém já viu o se possuem material, eu gostaria de estar olhando, pois já vi muitas aplicações funcionarem com esta mesma idéia.

Obrigado.

“peralá”

Vc quer uma aplicação desktop que funcione no esquema cliente/servidor onde as máquinas clientes usam html

qual o fundamento dessa aplicação ?

Então eu vi uma funcionando assim, e gostaria de saber como funciona, pra ver o pq de terem feito isso. Se fizeram tinha um pq, então fiquei curioso pra aprender isso…

:shock:

I’m Looking forword to know more about it too.

flws

Tá… olha só…

Você está dizendo que alguém pegou a vantagem de uma aplicação web (que é o fato de ser distribuída), e tirou dela. Pegou depois uma aplicação desktop, tirou a vantagem (que é de ter interfaces bem ricas) e depois juntou as duas coisas. Moral da história: você tem uma aplicação feita de desvantagens.

Porque alguém iria querer saber como fazer isso?!?!?!?
:shock:

Já que vc asaudate é o sabe tudo, me explica entaum como funciona a arquitetura dos softwares ERP existentes hj, foi em um deles que eu vi isso…

[quote=KamuiEx]Já que vc asaudate é o sabe tudo, me explica entaum como funciona a arquitetura dos softwares ERP existentes hj, foi em um deles que eu vi isso…
[/quote]

Putz!! Calma lá, eu não disse que sou sabe tudo, nem pretendo ser!

Mas , o GUJ há de convir comigo… acho isso extremamente feio do ponto de vista arquitetônico (claro, pode haver ALGUM propósito, mas estou até agora me perguntando qual =) ).

Aliás… qual é mesmo esse ERP?

ERP não é um sistema em si, e sim um modelo de sistemas. Este modelo é voltado para planejamento de recursos empresarias, como ex: microsiga(TOTVS), SAP ERP e outros mais. Este modelo de sistema, engloba vários modulos tais como, contas a pagar, contas a receber, contabilidade, estoque, compras, faturamento e outros mais. Estes modulos estão ligados entre sí.

Neste modelo de sistema eu percebi que a aplicação fica inteiramente nos servidores, o que eh colocado nas máquinas clientes são apenas pequenos trechos de códigos que chamam a aplicação em si, quando a mesma é requisitada. Está é a minha dúvida em Java eu vi fazerem isso através de uma simples criação de html e possívelmente mais alguns componentes para chamar o restante da aplicação.

Talvez o ERP seja desta forma pq a sua estrutura foi contruída numa época que a web ainda não era o foco da aplicação. Com a forte chegada de aplicações distribídas e a web eles só refizeram a interface mantendo a compatibilidade com o que já existia.

Entendo a sua curiosidade, mas na boa isso não é boa prática e tão pouco é algo que vale a pena perder tempo.

[quote=Giulliano]Talvez o ERP seja desta forma pq a sua estrutura foi contruída numa época que a web ainda não era o foco da aplicação. Com a forte chegada de aplicações distribídas e a web eles só refizeram a interface mantendo a compatibilidade com o que já existia.

Entendo a sua curiosidade, mas na boa isso não é boa prática e tão pouco é algo que vale a pena perder tempo.[/quote]

Exatamente o que eu disse antes.

Dos ERPs que conheço que têm interface web, nenhum deles acessa recursos locais para “disparar” nada num servidor, é tudo feito diretamente. Isso porque:

1. Dá trabalho “amarrar” uma requisição num formulário num objeto que fique exposto numa determinada URL (e que é a única maneira de fazer).
  2. No caso do “objeto” em questão ser uma applet, applets estão ultrapassadas.
  3. É péssima prática amarrar html com uma aplicação local (conforme já expliquei antes).

Também acho que não vale a pena. De qualquer maneira, boa sorte em tentar descobrir como fazer isso (talvez você acabe descobrindo como construir um servidor de aplicação… )

[]´s