[quote=marcusluiz83]Boa noite a todos. Estou começando a fazer um rascunho de um programa específico para a minha empresa. A função dele será controlar os gastos dos funcionários no convênio com a farmácia. Bem simples, mas acontece que empaquei na elaboração. Criei as classes Funcionario e Convenio, e minha dúvida é em relação às compras que foram parceladas. Eu gostaria que ao informar o número de parcelas, o sistema calculasse os valores a serem descontados nos respectivos meses.
Os campos que coloquei na classe Convenio são: local, data, valor, parcela, mesDesconto1, valorMesDesconto1, mesDesconto2, valorMesDesconto2, mesDesconto3, valorMesDesconto3.
Sou iniciante, este é o meu primeiro projeto pessoal, estou na linha certa de raciocínio ou há uma maneira mais fácil?
Desde já, agradeço aos que puderem me ajudar.[/quote]
Cara você tá no caminho.
Funcionario: representará objeto funcionario. contendo atributos inerentes ao funcionario.
Convenio: representará objeto Convenio. onde você vai cadastrar a conveniada…isso você pode ter mais de um convenio, não somente com a farmárcia estou certo?
Para controlar os gastos dos funcionarios baseando-se no salario que você paga para eles, vejamos
vamos supor que o cara ganha 1200, então ele foi até a farmacia e comprou um remedio de 300, divido em três meses, considerando que ele vai pagar a primeira parcela. dia 25 de janeiro, então a segunda dia 25 fev, a terceira dia 25 março. Dessa forma você vai ter que criar uma Classe chamada PendFinanFuncionario que seria o cabeçalho e PendFinanFuncionarioDetalhe , ou seja, pendências financeiras a receber…dos funcionarios. Então cada mês você faria a baixa manual…a medida que for descontando…
Ficaria assim o relacionamento Um PendFinanFuncionario pode ter uma ou muitas PendFinanFuncionarioDetalhe, porque isso. Eu falei que um funcionario pode ter uma ou muitas pendências financeira/areceber…mas a multiplicidade você que defini no teu dominio. exemplo.
PendFinanFuncionario 1 ---- 5 PendFinanFuncionarioDetalhe
Ou seja… um funcionario pode parcelar no minimo uma vez…ou até 5 vezes… entende:?
Os atributos que você modelou na Classe Convenio, parece não ser inerentes ao objeto de negocio Convenio. E outra, Se você definir os atributos Mês1, Mês2…
assim como Valor1…etc e tal. Não estará normalizado o teu modelo…provocando ambiguidade e inconsistÊncia…, lembra da normalização… primeira,segunda,terceira…forma normal. no teu caso tem q está na terceira forma normal.
bom eu entendi assim!
Atenciosamente
Fidêncio