Muito bom o seu post, mas ainda fiquei com algumas duvidas, aqui não tenho ninguém que possa ser o meu mentor, e não gostaria de estudar uma linguagem que não iria usar depois.
Me encontro na mesma situação que o rapaz e já estou procurando muito os fundamentos e a parte teórica, já fiz 2 cursos sobre lógica e estou lendo a respeito, mas queria saber o caminho que preciso seguir.
Pensei em estudar Java, mas o pouco que sei me mostra que vou precisar como vc colocou lá sobre web, qual seria um roteiro de estudo a seguir?
Esta chegando as minhas ferias e quero estudar muito nas férias…
Então, infelizmente não existe uma trilha perfeita de estudos que você pode seguir de forma linear. Os conceitos estão intrinsicamente relacionados, tem que estudar várias coisas em paralelo. É um pouquinho perturbador no começo, mas com o tempo você acostuma e aquilo passa a ficar claro!
Eu posso tentar te dar um caminho, mas não ache que é o mais correto nem o melhor:
Lógica de Programação, Algoritmos, em paralelo com alguma linguagem simples de utilizar, como Python
Estruturas de Dados
Orientação a Objetos (junto com alguma linguagem que te deixe fazer isso, pode continuar com Python mesmo, ou ir para Java)
HTTP e como funciona a arquitetura Cliente-Servidor
A partir daqui você já vai saber se virar e o que precisa estudar
Note que não é uma sequência de passos como parece. Você vai começar pelo 1 e, após algum tempo, adicionar o 2 nos seus estudos, em paralelo ao 1. Em seguida, adicionar também o 3, e assim por diante. O estudo é eterno, a diferença é que lá na frente você vai estar lidando com 200 conceitos ao mesmo tempo sem nem perceber, de forma automática.