Duvida Padrões de Projeto no Diagrama de Classes

Saudações galera,

estou com um problema, no meu projeto final entreguei os diagramas de classe definido com as classes e relacionamentos entre elas. Só que o professor exige a representação dos padrões de projeto no diagrama. O problema é, eu não sei como representar isso.

Vamos as dúvidas:

• Os padrões de projeto da UML são os mesmos da Programação!?(Tipo DAO, MVC e etc.)
  • Se forem como eu represento eles no Diagrama de Classe!?

po eu to meio perdido, nem sei por onde nem como procurar… a orientação não tá legal.

se alguem puder me ajudar, fico no aguardo!

abraços

[quote=Victaum]Saudações galera,

estou com um problema, no meu projeto final entreguei os diagramas de classe definido com as classes e relacionamentos entre elas. Só que o professor exige a representação dos padrões de projeto no diagrama. O problema é, eu não sei como representar isso.

Vamos as dúvidas:

• Os padrões de projeto da UML são os mesmos da Programação!?(Tipo DAO, MVC e etc.)
  • Se forem como eu represento eles no Diagrama de Classe!?

po eu to meio perdido, nem sei por onde nem como procurar… a orientação não tá legal.

se alguem puder me ajudar, fico no aguardo!

abraços[/quote]

Vamos lá: primeiramente, UML é uma linguagem. Assim, padrões de projeto utilizam essa linguagem para representação dos diagramas.

Diagrama de classes é uma representação estática de seu sistema. Para usá-lo, você precisa ter as suas classes (considerando um processo inverso, pois o normal é do diagrama de classes você desenvolver aplicativos).

Uma classe no diagrama de classes é representado por uma caixa retangular e é dividido em três partes, normalmente. A primeira tem o nome da classe, a do meio os seus atributos e a terceira, as operações. Dizemos operações em UML por não ter implementação.

No diagrama de classes usa-se outras representações para que o modelo informe algo, tais como o símbolo de generalização/especificação, que é uma seta vazada apontando para a superclasse, um outro tipo de seta que representa associação, um losango representando agregação, dentre outros.

Em sua maioria, os livros de padrões de projeto seguem a UML.

Não dá para explicar muito, pois o assunto é longo. Procure por qualquer livro de UML que lhe será útil.

Entra nesse link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Design_Patterns

no item 3 - Type by patterns tem os padrões, clicando em cada um abrirá outr página explicando o padrão e com o diagrama uml correspondente.