DUVIDA NA EMPRESA: FLEX COM JAVA OU RoR?

Pessoal, gostaria da ajuda de pessoas mais experientes em uma dificil questao:

Estamos no inicio de um projeto, na fase de pesquisas para adoção de uma linguagem para desenvolvimento de um CRM. Já ficou definido que a interface desse projeto, contará com o Adobe Flex, será uma aplicação construida sobre a plataforma AIR da Adobe.

Porem estamos em uma dúvida enorme em relação ao Backend, se será com Java com Hibernate e Spring fazendo a ID IoC ou se partiremos para o RoR. Vale ressaltar que ambos deverão se conectar ao flex utilizando o protocolo AMF3.

Muitos defendem o Java (inclusive eu), mas tenho medo de estar sendo tendencioso em minhas opniões. A diretoria da empresa está empolgada com a aparente produtividade do RoR, porem eu tenho um certo receio, pois todos se animam porque conseguem criar CRUDs bem “simplista” em 2 minutos, mas e quando eu precisar implementar regras de negocio bem mais complexas do que simples “cadastros” ?

Espero poder contar com a opnião e sugestões de voces.

Obrigado.

Diego Charles

PS: A metodologia adotada para o desenvolvimento será a OpenUP.

olá diego

escolha da tecnologia, depende de varios fatores,em geral o que pesa mesmo é:
1-a abilidade da tua equipe na tecnologia escolhida
2-caracteristicas e requisitos do projeto

outro ponto a discutir é o fato se usar adobe AIR, então o soft. será desktop? instalado nos clientes? se for eu escolheria ROR porque acho usar java para isso um exagero.
quanto aos requisitos tanto java quanto ror acessam dados via AMF3 da adobe sem problemas…

ROR realmente é produtivo, e recentemente, desenvolvi um soft com flex e amf, muito tranquilo a integração dos dois e da pra criar regras complexas com ele sim sem problemas.

sugiro analisar todos os requisitos do projeto, e caracteristicas da equipe e empresa, para tomar uma descisão mais justa.

Sobre habilidades da equipe de desenvolvimento, eu e meu parceiro temos experiencia com Java, talvez ate por isso a ressalva quanto a RoR, afinal pra gente isso é um territorio que ainda precisa ser desbravado. Alguns colegas na empresa, mas não que fazem parte do nosso projeto, também estao descobrindo RoR, nenhum deles esta envolvido com um projeto nessa linguagem, estamos todos curiosos e eufóricos, mas sem experiência nesse campo.

Quanto a aplicação, ela apenas se utilizará de recursos adobe air quanto a possibilidade de momentaneamente trabalhar offline, pois o banco de dados principal ficara online, e a aplicação sincronizara os dados num servidor online mysql com o sqlite local.

Sobre a conexao com Flex usando Amf, o que vc usou ? Aqui tentamos o WebORB e o RubyAMF, mas ficamos com o pe atras pq ambos estao descontinuados e até defazados.

Obrigado por responder…

Se não tem ninguém na equipe com experiência em RoR então use Java, não acho bom começar um projeto profissional sem ter alguém na equipe com experiência na linguagem/plataforma

Já que a diretoria está empolgada com o RoR então peça pra eles liberarem um tempo para vocês irem estudando RoR enquanto vão fazendo o projeto em Java. Vocês podiam até ir tentando replicar no Rails o que fizeram em Java, ai vai poder comparar os dois

Obrigado a todos pelas respostas…

Sobre o aspecto cultural da empresa digamos, eu realmente acho arriscado iniciar um projeto onde não tem nenhum cara com experiência solida na linguagem.

Agora eu gostaria de saber de vocês sobre o aspecto técnico/funcional das duas linguagens, qual a melhor opção ?