[Dúvida] Hibernate / JPA (INFO's)

E ae galera,

Ando a um tempo estudando hibernate e testando em algumas mini-aplicações. Sempre configurei o hibernate pelo arquivo hibernate.cfg.xml e usei sessions pra conexao.
Pois bem, nas últimas semanas no meu curso, o professor andou ensinando algumas coisas básicas do hibernate, e me deparei pela primeira vez com o persistence.xml. Vi algumas coisas diferentes como a configração pelo persistence.xml e a classe EntityManager.

Até perguntei pra ele e dei umas pesquisadas sobre isso, pelo que entendi direito o persistence.xml da suporte pra aglumas configuracoes pra EJB (não entendo muito de EJB ainda) além de JPA? Sobre isso, qualquer comentário de vocês pra me ajudar a ver a diferença, eu agradeço.

Porém minha dúvida principal é a seguinte: em uma mesma aplicação, testei o hibernate puro com o hibernate com jpa (imagino que a diferenca de EntityManager com Session seja essa). Percebi uma diferença significativa na primeira comunicação com o banco de dados. Usando as configurações com persistence.xml e EntityManager, ela acontece instantaneamente. Já minha primeira comunicação com o banco configurado pelo hibernate.xml.cfg e usando Session, demora bastante. Gera varios logs de “INFO” no console. Até consegui configurar o log para não aparecer nada (depois de muito trabalho e de trocar as libs todas do hibernate), mesmo assim a demora na primeira comunicação continua lenta.

Então pergunto, pq essa diferença de tempo de resposta de um para outro?

Desculpe a ignorancia e desde ja obrigado pelas respostas! :smiley:

valeu

alguem? :confused:

ignored hehe =|