Dúvida em questão JAVA corrida

Estou estudando java e preciso de ajuda quanto a uma questão.

A questão é a seguinte, tem uma corrida, as regras delas são que no mínimo tem que ter 3 participantes e não mais que 100 (posso utilizar if e do while para essa parte, até aqui ok já fiz isso), o programa em si tem que imprimir o primeiro, segundo, terceiro lugar e o total da soma do tempo de cada um (tipo o total de voltas do vencedor ele deve somar e exibir também), devo imprimir isso na tela (estou a usar o joptionpane), eu no geral fiz um do while limitando os número de participantes, mas, o programa tem duas variáveis, M para voltas e N para número de veículos, como vou armazenar no M o tempo da volta do veículo? Pensei em usar um laço for com um array, mas como faço isso? Como faço a soma dos valores totais da volta após armazenar de cada competidor? Já que o usuário define a entrada de dados com o número de competidores… fica confuso isso… A impressão na tela tem que sair assim mais ou menos:

Carro 1 Volta 1 Volta 2 Volta 3 Total
Carro 2 Volta 1 Volta 2 Volta 3 Total
Carro 3 Volta 1 Volta 2 Volta 3 Total

Obrigado a todos que conseguirem ajudar me ainda não finalizei a questão para ver os erros.

import javax.swing.JOptionPane;

public class Principal {

public static float main(String[] args)

{

int N, i;

float total;

String msg;

float\[\] M;

M = new float\[2\];

do

{

N = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira o número de carros:"));

} while ((3 <= N) && (N <= 100))

do {

for (i=0;i<=1;i++)

{

M\[i\] = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Insira o tempo da volta:"));

}		

} while ((1 <= M\[\]) && (M\[\] <= 100))

total = total + M\[\].getTotal();

for(i=0;i<=N;i++)

{

msg = String.format("            Volta 1	Volta 2		Total")

msg = String.format("Carro %d	 %.2f			%.2f	%.2f", i, M\[0\], M\[1\], total);

JOptionPane.showMessageDialog(null, msg);

}

}

}

Contando com você, é a terceira pessoa que posta o mesmo exercício.

1 - Atividade de Corrida
2 - Ajuda no algoritmo java
3 - Dúvida em questão JAVA corrida [você].